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Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam
o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.
o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.
a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos
a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.
a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.
A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História
do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.
do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.
oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.
contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.
com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.
Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com
Língua Portuguesa e Geografia.
Arte e Meio Ambiente.
Saúde e História.
Educação Física e Ciências Naturais.
Pluralidade Cultural e Matemática.
O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam
orientados e condicionados.
observados e analisados.
valorizados e respeitados.
disciplinados e modelados.
incentivados e dirigidos.
A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como
representação de uma simbologia africana.
estereótipo de diferentes grupos sociais.
símbolo de aculturação e recriação temporal.
fator de identidade de grupos e indivíduos.
momento de celebração social e cultural do grupo.
71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como
prática de resistência cultural da herança africana.
celebração da vitória dos mouros contra cristãos.
batida marcante do som da marimba e do atabaque.
culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.
levantamento do mastro para São Benedito.
Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção
à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.
às representações do ciclo de vida da espécie humana.
aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.
aos hábitos de utilização dos recursos materiais.
aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.
Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
equilíbrio global.
fluxo da natureza.
qualidade de vida.
saneamento básico.
diversidade ambiental.
No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de
desenvolvimento sustentável.
instalação de ecobarreiras.
dragagem de canais.
lixo flutuante.
fim das enchentes.
Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na
observação de microscópios.
elaboração de terrários.
construção de maquetes.
comparação de textos informativos.
classificação de coleções.
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