Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam

  • A.

    o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.

  • B.

    o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.

  • C.

    a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos

  • D.

    a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.

  • E.

    a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.

A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História

  • A.

    do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.

  • B.

    do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.

  • C.

    oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.

  • D.

    contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.

  • E.

    com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.

Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com

  • A.

    Língua Portuguesa e Geografia.

  • B.

    Arte e Meio Ambiente.

  • C.

    Saúde e História.

  • D.

    Educação Física e Ciências Naturais.

  • E.

    Pluralidade Cultural e Matemática.

O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam

  • A.

    orientados e condicionados.

  • B.

    observados e analisados.

  • C.

    valorizados e respeitados.

  • D.

    disciplinados e modelados.

  • E.

    incentivados e dirigidos.

A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como

  • A.

    representação de uma simbologia africana.

  • B.

    estereótipo de diferentes grupos sociais.

  • C.

    símbolo de aculturação e recriação temporal.

  • D.

    fator de identidade de grupos e indivíduos.

  • E.

    momento de celebração social e cultural do grupo.

71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como

  • A.

    prática de resistência cultural da herança africana.

  • B.

    celebração da vitória dos mouros contra cristãos.

  • C.

    batida marcante do som da marimba e do atabaque.

  • D.

    culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.

  • E.

    levantamento do mastro para São Benedito.

Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção

  • A.

    à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.

  • B.

    às representações do ciclo de vida da espécie humana.

  • C.

    aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.

  • D.

    aos hábitos de utilização dos recursos materiais.

  • E.

    aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de

  • A.

    equilíbrio global.

  • B.

    fluxo da natureza.

  • C.

    qualidade de vida.

  • D.

    saneamento básico.

  • E.

    diversidade ambiental.

No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de

  • A.

    desenvolvimento sustentável.

  • B.

    instalação de ecobarreiras.

  • C.

    dragagem de canais.

  • D.

    lixo flutuante.

  • E.

    fim das enchentes.

Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na

  • A.

    observação de microscópios.

  • B.

    elaboração de terrários.

  • C.

    construção de maquetes.

  • D.

    comparação de textos informativos.

  • E.

    classificação de coleções.

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