Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor

  • A.

    deixar livres as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, sem considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o Professor deve oferecer uma gama variada de experiências que responda igual a todas as crianças.

  • B.

    individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.

  • C.

    deixar que os alunos estudem o mesmo conteúdo e tenham as mesmas experiências. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer atividades que respondam aos apelos dos pais, que querem muita lição, pois, para eles, lição é sinônimo de conhecimento.

  • D.

    fazer atividades padronizadas e com muito exercício escrito. As situações de aprendizagem oferecidas às crianças devem considerar que o que os pais desejam é o que importa. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda às demandas do grupo sem ficar se prendendo à individualidade de cada criança.

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  • A.

    refere-se à frequência em um estabelecimento perto do domicílio do educando, ou seja, trata-se de um local em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade, seja uma casa ou mesmo um ambiente sem estrutura física, parecido com uma casa, mas que possa cuidar, alimentar e deixar a criança brincar, dormir e assistir a programas educativos na televisão.

  • B.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo igual ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, na casa de uma pessoa que possa suprir suas necessidades momentâneas.

  • C.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo exterior ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

  • D.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 7 (sete) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  • A.

    que sejam de sua autoria, sem a interferência de outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção precisa, necessariamente, ser iniciada na Educação Infantil.

  • B.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil.

  • C.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção se esgota no período de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Esta etapa necessita ser concluída na Educação Infantil.

  • D.

    de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, sem opiniões de pessoas que poderiam influenciar na construção da identidade da criança.

Para se organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil é necessário, antes de tudo,

  • A.

    conhecer o grupo de crianças com o qual se irá trabalhar e, consequentemente, partir para o estabelecimento de uma sequência de atividades diárias conforme as necessidades delas. Além disso, o educador deve estar atento aos espaços que as crianças mais gostam de brincar, como essas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, o que mais lhes chama a atenção, em quais momentos estão mais tranquilas e mais agitadas. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-temporal tenha significado.

  • B.

    conhecer o currículo da escola, o planejamento anual, o que a escola pretende ensinar e pôr esses conhecimentos em prática.

  • C.

    cumprir os horários pré-estabelecidos sem atrasos e sem faltar nos espaços que a escola disponibiliza aos educandos.

  • D.

    seguir a sequência de atividades, que são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, sequenciadas com o objetivo de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade.

É correto afirmar que o Professor deve

  • A.

    estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias, já que elas são diferentes entre si e cada uma possui um ritmo de aprendizagem.

  • B.

    preocupar-se em passar o conteúdo referente à faixa etária, sem deixar para trás nenhum item, mesmo que alguns alunos demorem a entender, cumprindo, assim, o cronograma escolar.

  • C.

    estar preparado para usar uma proposta de trabalho na qual todos aprendem, sem exceções.

  • D.

    ensinar tradicionalmente, pois já está comprovado que antigamente o ensino era mais forte.

Na Educação Infantil, para que o educando tenha um ensino adequado, é necessário oferecer um ambiente voltado ao atendimento institucional à criança pequena, além de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade em um contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerçando, assim, sua aprendizagem, desenvolvimento crítico e participativo. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    uma educação infantil adequada é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 7 (sete) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  • B.

    é imprescindível a organização de um espaço físico bonito e moderno para o desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de conquistar novas amizades. Essas atividades devem ser trazidas de experiências de autores internacionais, que tenham vasta experiência comprovada e aprovada.

  • C.

    é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de um processo no qual os que já sabem muito vão ficar em destaque em detrimento dos que têm pouco estímulo familiar. Serão atividades inovadoras na educação mundial.

  • D.

    é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil, como devem ser organizadas essas atividades no tempo e no espaço e também sobre as diversidades destas atividades.

Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é

  • A.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.

  • B.

    ensinar, sem excluir a questão fundamental relacionada à classe social na qual a criança está inserida e à posição econômica da família, além de compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.

  • C.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo, respeitando seus desejos, seus hábitos pessoais, seus horários pré-estabelecidos e suas peculiaridades relacionadas com a família e à sociedade na qual a criança faz parte.

  • D.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo; salientando, impreterivelmente, os aspectos monetários da família.

Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.

  • A.

    Sudeste/ Nordeste.

  • B.

    Norte/ Sudeste.

  • C.

    Sul/ Nordeste.

  • D.

    Sul/ Norte.

Sobre as lições esposadas por Jean Piaget, em relação ao desenvolvimento infantil, é incorreto afirmar que o autor

  • A.

    considera que o desenvolvimento mental da criança dá-se, espontaneamente, a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio.

  • B.

    defende a existência de dois mecanismos mentais opostos, mas complementares: a assimilação e a acomodação.

  • C.

    concebe que o desenvolvimento mental ocorre por meio de graduações sucessivas.

  • D.

    analisa a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o nível de desenvolvimento potencial.

Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:

I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais.

II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições.

III. admite o princípio da aprendizagem significativa.

De acordo com José Carlos Libâneo, em “Democratização da Escola Pública”, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.

  • A.

    Liberal renovada progressista.

  • B.

    Liberal renovada não diretiva.

  • C.

    Progressista crítico-social dos conteúdos.

  • D.

    Progressista-libertária.

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