Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. ( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo. ( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.V/ V/ F
V/ F/ V
F/ V/ V
V/ V/ V
É correto afirmar que um ambiente alfabetizador
I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido emI, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
É correto afirmar que, em uma sala de leitura,
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral e escrita. Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. O objetivo é formar crianças leitoras.
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à discussão de temas complexos. Na sala de leitura, existe o espaço para quem já sabe ler. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como jornais diários, livros e enciclopédias. Também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros.
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral para quem tem dificuldade em se expressar. Os alunos observam, manuseiam e organizam impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. O objetivo é formar crianças organizadas.
se a criança manifesta dificuldades na aprendizagem, ela ficará sem espaço, pois é um local destinado a quem lê com fluência e tem bom desenvolvimento.
A musicalização é um processo de educação musical que visa a
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, aprendendo os seguintes estilos musicais brasileiros: forró, músicas regionais, folclore brasileiro e samba.
levar a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence interagindo, descobrindo, ouvindo, e para que ela capte e sinta o prazer da música, ela precisa apreciar, com pessoas da família, saraus de música.
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a talvez não apreciar o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela descubra que não gosta de ouvir alguns estilos, capte e sinta esse universo para vivenciar com falta de atenção e possivelmente sem prazer, as possibilidades de expressão.
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.
Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.
I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.
O conhecimento lógico-matemático ajuda o aluno a competir, e isso às vezes deixa o ambiente desarmonioso. A construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil devem ocorrer a partir do conhecimento dos pais, que devem fazer a criança contar em diversas oportunidades, que não devem se preocupar com os jogos em si.
O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas. É importante que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.
O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias e na resolução de problemas. É necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, e será desenvolvido com somas, nas quais todos (mãe, avó, tia) devem colaborar. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas de adição.
Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos números não aceita regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades, os números apresentam diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir deles.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.o educando/ escola/ essência/ cognitivo
a criança/ convivência/ qualidade/ biológico
a criança/ infância/ qualidade/ cognitivo
o educando/ convivência/ essência/ sensorial
No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.
A avaliação deve ser levada a sério, logo, o professor não deve deixar as crianças brincarem livremente e interagir umas com as outras diariamente, assim como não precisam ir semanalmente à brinquedoteca. Precisam, sim, antes de tudo, ser avaliadas por registros escritos.
Os locais onde são desenvolvidos jogos diversos, brincadeiras de faz de conta, casinha de bonecas, fantoches, carrinhos, montagens de pecinhas e o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio lógico através do brincar, não auxiliam o processo de avaliação.
Para uma boa avaliação, é necessária a observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração, envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e suas próprias conquistas.
Uma boa avaliação visa, antes de tudo, ao aprendizado, assim, as crianças não devem ir à biblioteca manusear livros, inventar histórias, ler histórias, contar histórias, manusear ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias, sem primeiro terem feito o registro diário, que deverá sempre ser corrigido pelo professor.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo Educação Infantil aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.criança/ escolarização/ fase/ futuro
criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão
educando/ escolarização/ situação/ leitor
educando/ alfabetização/ base/ leitor
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...