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Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar
um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita.
a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce.
apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas.
o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos. A sociedade do conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.). Neste contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola:
I - Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural.
II - Selecionar e rever criticamente a informação.
III - Formular hipóteses.
IV - Ser criativa e inventiva (inovar).
V - Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, não discriminando o pobre. De acordo com o texto, estão corretas
I e III.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Ser a favor da aprendizagem do aluno, com função diagnóstica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as características
da avaliação.
da organização numa gestão democrática.
dos métodos e processos escolares.
dos conteúdos de ensino.
das atividades das Classes de Correção.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de
aprender a ser aprendiz ao longo da vida.
assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações.
convencer-se que precisa ir à procura do saber.
colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade.
Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
A noção de competência abrange
a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.
o saber e mobiliza os saberes.
a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.
a reorganização dos conhecimentos.
todas as afirmativas anteriores estão corretas.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Conhecimento pertinente, quer dizer
conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.
conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.
conhecimento que existe ao nosso redor.
conhecimento que independe da compreensão.
conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.
As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.
Assinale a alternativa incorreta.
Incluir não é colocar quem está fora dentro se o dentro continua o mesmo.
O mundo inclusivo, é para todos, os mutantes e abrangentes, não apenas para a minoria.
Todos nós estaremos em desvantagem ideológica no decorrer da vida, pela abertura de estarmos competindo com os diferentes.
Muitos tem sido os avanços na área dos direitos humanos das pessoas que estão em minoria.
Não se pode considerar uma política inclusiva, aquela política que determina cotas para negros, mulheres ou deficientes.
As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.
Para Claudia Werneck, em "Sociedade Inclusiva", a mudança que deve acontecer na educação para que ela seja inclusiva é
a construção de uma sociedade inspirada na diversidade, acreditando que não existem: excepcionais, especiais ou diferentes, porque somos únicos.
a proposta de uma minoria disposta a trabalhar com o diferente.
as instituições militares e à classe médica, ficariam a dispor desta sociedade para qualquer esclarecimento e atendimento.
dizer não a diversidade e continuar mantendo o lugar que a história sempre lhes reservou.
pedir ajuda aos meios de comunicação, esporte e lazer, para não deixar somente por conta do conhecimento, e sim, da bioética.
As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.
Como poderemos qualificar os jovens para esta sociedade inclusiva?
Com novas idéias e conceitos, rompendo o ciclo da falta de formação humanística que tem caracterizado por gerações.
Fazer com que os adolescentes percebam a diversidade de tolerar e respeitar o diferente.
Incluir como conceito internacional e adotar um eixo ético, da diversidade, abandono e igualdade.
As alternativas a, b e c estão corretas.
As alternativas a, b e c estão incorretas.
Telma Weiz, uma das colaboradoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete sobre a criança e o seu processo de alfabetização e considera que:
A teoria construtivista não pode ter método, pois a criança vai aprender a ler e a escrever só pelo convívio com textos. O ambiente alfabetizador é suficiente.
Escrever é registrar coisas significativas e não sons. É registrar aquilo a que as palavras se referem e não o som das palavras, pois o nosso alfabeto é fonético.
A criança antes de construir a hipótese silábica, não compreende que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o nome se refere.
Basta à criança conviver com muito material escrito, ter letramento que se alfabetiza, podendo o professor deixar que o processo ocorra de maneira aleatória e esparsa.
Se a criança não está aprendendo a ler e a escrever, é necessário voltar ao método silábico e alfabetizar na cartilha.
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