Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.
O objetivo do projeto "Quem cabe no seu TODOS?" é o de
que os diferentes sejam qualificados em escolas especiais.
capacitar adolescentes e jovens para se tornarem multiplicadores do conceito e da prática da inclusão.
trabalhar com a inclusão somente em oficinas.
um engano, pois jamais conseguiremos lutar por direitos iguais.
uma limitação, pois estes jovens não conseguem ser capacitados.
Lino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem:
o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes.
o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações.
o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos.
a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar.
a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas.
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em
I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc.
II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada.
III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas.
IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s):
I apenas.
I, II e IV.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Falar, ler, ouvir e contar histórias são modos muito especiais de cuidar
das capacidades lingüísticas e cognitivas e de argumentação das crianças.
das linguagens, de modo isolado e preferencialmente disciplinar. É a hora de aprender a língua materna.
do processo de decodificação, possibilitando a associação do código às pessoas, imagens e sons.
da oralidade das crianças com necessidades educacionais especiais, tais como as surdas.
da imaginação, da inteligência, dos afetos, das relações e das memórias das crianças.
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
"O __________ é alguém que ________ e busca transformar o seu _________ em realidade" (Dolabela). A alternativa que preenche as lacunas corretamente é:
empreendedor – realiza – desejo.
sonhador – consegue possibilidade - sonho.
devedor – inova – desejo.
empreendedor – sonha – sonho.
sonhador - compreende – sonho.
Os materiais, disponíveis para a brincadeira,
devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis).
não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu.
não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender.
devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros).
devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc.
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
As fases da ação empreendedora são:
Avaliar - Motivar -Transformar.
Agarrar – Transformar – Avaliar.
Identificar – Agarrar – Aproveitar.
Aproveitar – Agarrar – Transformar.
Identificar – Aproveitar – Motivar.
Brincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem
atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas.
a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar".
jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem.
horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque.
brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas.
As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.
Segundo a Pedagogia Empreendedora, o 5º Pilar da educação é
I - Conceito de se aprender a ser.
II - Aprender a empreender.
III - Conhecimento do setor aprender a conhecer.
IV - Liderança e energia de aprender a fazer.
V - Rede de relações de aprender a conviver. Está correta
I.
II.
III.
IV.
V.
Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a
gastar suas energias.
viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social.
relaxar.
vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos.
obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos.
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