Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

O objetivo do projeto "Quem cabe no seu TODOS?" é o de

  • A.

    que os diferentes sejam qualificados em escolas especiais.

  • B.

    capacitar adolescentes e jovens para se tornarem multiplicadores do conceito e da prática da inclusão.

  • C.

    trabalhar com a inclusão somente em oficinas.

  • D.

    um engano, pois jamais conseguiremos lutar por direitos iguais.

  • E.

    uma limitação, pois estes jovens não conseguem ser capacitados.

Lino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem:

  • A.

    o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes.

  • B.

    o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações.

  • C.

    o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos.

  • D.

    a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar.

  • E.

    a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

Na Pedagogia do Empreendimento encontramos as Leis da Pirâmide, que consiste em

I - Conservação das crenças, religiões, educação, família, etc.

II - Funcionamento, tudo flui para o topo, de forma concentrada.

III - Exclusividade, a pirâmide é a única estrutura aceita, ela combaterá a outras formas.

IV - Ética, afirma que tudo que preserva a pirâmide é bom. Está(ão) correta(s):

  • A.

    I apenas.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Falar, ler, ouvir e contar histórias são modos muito especiais de cuidar

  • A.

    das capacidades lingüísticas e cognitivas e de argumentação das crianças.

  • B.

    das linguagens, de modo isolado e preferencialmente disciplinar. É a hora de aprender a língua materna.

  • C.

    do processo de decodificação, possibilitando a associação do código às pessoas, imagens e sons.

  • D.

    da oralidade das crianças com necessidades educacionais especiais, tais como as surdas.

  • E.

    da imaginação, da inteligência, dos afetos, das relações e das memórias das crianças.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

"O __________ é alguém que ________ e busca transformar o seu _________ em realidade" (Dolabela). A alternativa que preenche as lacunas corretamente é:

  • A.

    empreendedor – realiza – desejo.

  • B.

    sonhador – consegue possibilidade - sonho.

  • C.

    devedor – inova – desejo.

  • D.

    empreendedor – sonha – sonho.

  • E.

    sonhador - compreende – sonho.

Os materiais, disponíveis para a brincadeira,

  • A.

    devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis).

  • B.

    não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu.

  • C.

    não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender.

  • D.

    devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros).

  • E.

    devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

As fases da ação empreendedora são:

  • A.

    Avaliar - Motivar -Transformar.

  • B.

    Agarrar – Transformar – Avaliar.

  • C.

    Identificar – Agarrar – Aproveitar.

  • D.

    Aproveitar – Agarrar – Transformar.

  • E.

    Identificar – Aproveitar – Motivar.

Brincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem

  • A.

    atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas.

  • B.

    a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar".

  • C.

    jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem.

  • D.

    horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque.

  • E.

    brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas.

As questões 33 a 36 referem-se à obra "Pedagogia Empreendedora ", de Fernando Dolabela.

Segundo a Pedagogia Empreendedora, o 5º Pilar da educação é

I - Conceito de se aprender a ser.

II - Aprender a empreender.

III - Conhecimento do setor aprender a conhecer.

IV - Liderança e energia de aprender a fazer.

V - Rede de relações de aprender a conviver. Está correta

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    IV.

  • E.

    V.

Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a

  • A.

    gastar suas energias.

  • B.

    viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social.

  • C.

    relaxar.

  • D.

    vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos.

  • E.

    obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos.

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