Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

O papel do professor na Cidade que Educa é:

I - encontrar sentido na sua própria missão;

II - transformar pessoas, dar nova forma a elas e alimentar, por sua vez, a esperança para que consigam construir uma realidade diferente, uma cidade nova;

III - uma vida mais humana, menos feia, menos malvada. Está(ão) correta(s):

  • A.

    só I.

  • B.

    só II.

  • C.

    só III.

  • D.

    I , II e III.

  • E.

    I e III.

É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve

  • A.

    prever as longas esperas de crianças e bebês em filas, nos berços e, sobretudo, nos momentos de entrada e saída diárias.

  • B.

    buscar o equilíbrio entre tempo de envolver-se em atividades por conta própria, construir algo em conjunto, dedicar-se a atividades mais espontâneas, e envolver-se em situações dirigidas.

  • C.

    humanizar as filas que são incorporadas nas práticas cotidianas como uma forma eficiente e de controle que organizam o deslocamento das crianças.

  • D.

    buscar ensinar às crianças a necessidade de esperar para fazer uso do banheiro, para ter as fraldas trocadas, para iniciar as refeições,

  • E.

    perceber que ocorrem episódios de mordidas e brigas entre as crianças, sendo, portanto, necessário estabelecer e refletir sobre o tempo do castigo.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:

  • A.

    na própria origem etimológica das palavras "cidade" e "cidadão".

  • B.

    ambas derivam da origem alemã.

  • C.

    na concepção referente da vida das pessoas.

  • D.

    no auto governo da comunidade.

  • E.

    num espaço demográfico livre, de um lugar.

A escola e a organização dos materiais também são objetos de planejamento das instituições de educação infantil. Objetos e materiais existentes no ambiente servem de recurso para a criança explorar, interagir. Em relação aos materiais, deverão ser organizados

  • A.

    em estantes inacessíveis, e somente o professor os torna visíveis às crianças na hora apropriada.

  • B.

    para garantir o acesso a objetos de difícil manuseio, visando à exploração e a investigação infantil.

  • C.

    nas salas de atividades, não sendo necessárias mesas, cadeiras, pratos e talheres no refeitório.

  • D.

    no ambiente, garantindo a acessibilidade, visando auxiliar a construção da autonomia da criança.

  • E.

    para garantir a visibilidade, mas acessibilidade não, principalmente em relação aos CD`s de músicas.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".

O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que

I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.

II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.

III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.

IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e II.

O espaço das unidades educacionais não se resume apenas à sua metragem, insolação, topografia, mas precisa tornar-se um ambiente. É tarefa fundamental de todo educador:

  • A.

    garantir a segurança, exigindo um espaço muito branco e organizado, onde os materiais para as crianças não possam estar em pontos de fácil acesso.

  • B.

    transformar cada cantinho em ambientes para a vivência individual, garantindo o direito da criança à privacidade.

  • C.

    organizar os espaços e os materiais como se a sala de aula fosse uma loja de shopping, visando a estética de todo os espaço.

  • D.

    impedir a visibilidade do espaço exterior da escola, o contato com os elementos da natureza, e nunca dar publicidade às produções infantis.

  • E.

    transformar os espaços em ambientes, devendo ser continuamente planejados e reorganizados.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

  • A.

    qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.

  • B.

    participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.

  • C.

    quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.

  • D.

    que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.

  • E.

    que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.

As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para

  • A.

    a preparação para a alfabetização.

  • B.

    a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas.

  • C.

    desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis.

  • D.

    possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição.

  • E.

    desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é

I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;

II - direitos civis, como segurança e locomoção;

III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.

IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.

 

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com

  • A.

    a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..

  • B.

    os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.

  • C.

    a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.

  • D.

    o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.

  • E.

    a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação

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