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As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
O papel do professor na Cidade que Educa é:
I - encontrar sentido na sua própria missão;
II - transformar pessoas, dar nova forma a elas e alimentar, por sua vez, a esperança para que consigam construir uma realidade diferente, uma cidade nova;
III - uma vida mais humana, menos feia, menos malvada. Está(ão) correta(s):
só I.
só II.
só III.
I , II e III.
I e III.
É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve
prever as longas esperas de crianças e bebês em filas, nos berços e, sobretudo, nos momentos de entrada e saída diárias.
buscar o equilíbrio entre tempo de envolver-se em atividades por conta própria, construir algo em conjunto, dedicar-se a atividades mais espontâneas, e envolver-se em situações dirigidas.
humanizar as filas que são incorporadas nas práticas cotidianas como uma forma eficiente e de controle que organizam o deslocamento das crianças.
buscar ensinar às crianças a necessidade de esperar para fazer uso do banheiro, para ter as fraldas trocadas, para iniciar as refeições,
perceber que ocorrem episódios de mordidas e brigas entre as crianças, sendo, portanto, necessário estabelecer e refletir sobre o tempo do castigo.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
A relação entre Escola Cidadã e Cidade Educadora encontra-se:
na própria origem etimológica das palavras "cidade" e "cidadão".
ambas derivam da origem alemã.
na concepção referente da vida das pessoas.
no auto governo da comunidade.
num espaço demográfico livre, de um lugar.
A escola e a organização dos materiais também são objetos de planejamento das instituições de educação infantil. Objetos e materiais existentes no ambiente servem de recurso para a criança explorar, interagir. Em relação aos materiais, deverão ser organizados
em estantes inacessíveis, e somente o professor os torna visíveis às crianças na hora apropriada.
para garantir o acesso a objetos de difícil manuseio, visando à exploração e a investigação infantil.
nas salas de atividades, não sendo necessárias mesas, cadeiras, pratos e talheres no refeitório.
no ambiente, garantindo a acessibilidade, visando auxiliar a construção da autonomia da criança.
para garantir a visibilidade, mas acessibilidade não, principalmente em relação aos CD`s de músicas.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".
O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que
I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.
II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.
III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.
IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
I e IV.
I e II.
O espaço das unidades educacionais não se resume apenas à sua metragem, insolação, topografia, mas precisa tornar-se um ambiente. É tarefa fundamental de todo educador:
garantir a segurança, exigindo um espaço muito branco e organizado, onde os materiais para as crianças não possam estar em pontos de fácil acesso.
transformar cada cantinho em ambientes para a vivência individual, garantindo o direito da criança à privacidade.
organizar os espaços e os materiais como se a sala de aula fosse uma loja de shopping, visando a estética de todo os espaço.
impedir a visibilidade do espaço exterior da escola, o contato com os elementos da natureza, e nunca dar publicidade às produções infantis.
transformar os espaços em ambientes, devendo ser continuamente planejados e reorganizados.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:
qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.
participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.
quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.
que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.
que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.
As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para
a preparação para a alfabetização.
a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas.
desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis.
possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição.
desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é
I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;
II - direitos civis, como segurança e locomoção;
III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.
IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
II e V.
I e II.
No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com
a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..
os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.
a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.
o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.
a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação
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