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Os dois vocábulos "integração" e "inclusão" se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes, quais sejam:
O processo de integração ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar da classe escolar ao ensino especial. Na perspectiva inclusiva suprime-se a subdivisão dos sistemas escolares em modalidades de ensino especial e ensino regular.
A escola integradora atende às diferenças sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos. A escola inclusiva apóia-se em currículos adaptados.
Na inclusão escolar ocorre uma justaposição do ensino especial em relação ao regular. Na integração supõe-se a abolição completa dos serviços segregados de educação especial.
A escola inclusiva tem como princípio fundamental a normalização, já a integração supõe uma mudança de perspectiva educacional, uma reestruturação da escola.
A escola inclusiva, segundo Mantoan (2003), supõe:
Que o aluno tenha acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais.
Uma seleção prévia dos alunos que estão aptos à inserção no ensino regular.
A inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem freqüentar as salas de aula do ensino regular.
A individualização dos programas escolares, currículos adaptados e avaliações especiais.
A família, historicamente, tem sido considerada um espaço importante de oportunidades educativas para o desenvolvimento da criança. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos, acerca da importância do papel da família, assinalando a alternativa correta:
O acesso das famílias com relação às informações sobre o desenvolvimento infantil e às orientações básicas, acerca de cuidados cotidianos, tornam-se pouco relevantes para que os pais cumpram efetivamente o seu papel em relação aos filhos.
Os fatores econômicos e sociais que regulamentam a organização familiar, a divisão de tarefas no lar, a diminuição de disponibilidade de tempo dos pais de poder dedicar-se à criança, não são indicativos consideráveis ao pleno desenvolvimento infantil.
Independentemente da maneira como estejam estruturadas as famílias, as possíveis interações entre pais e filhos, estabelecidos por meio da mediação, possibilitam diferentes motivações, relevantes para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança.
A família é um espaço livre de tensões, onde a harmonia e onde todos os membros partilham dos mesmos interesses.
A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:
I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.
II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.
III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.
IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
A prática do registro na Educação Infantil vem sendo reconhecida como um instrumento de trabalho dos profissionais que atuam diretamente com as crianças. A partir deste entendimento, assinale a alternativa INCORRETA com relação a esta prática pedagógica.
Para a prática do registro é preciso seguir uma regra geral, constituindo-se num documento obrigatório, para o controle e acompanhamento da instituição.
A prática do registro diário propõe encaminhamentos para o planejamento das atividades subseqüentes, a partir de diagnósticos das necessidades, interesses e das capacidades infantis.
O registro contempla o vivido diariamente pelas crianças, isto é, as observações sobre o que elas aprendem e como aprendem, o que elas querem dizer, o que buscam saber sobre o mundo a sua volta.
A prática do registro, implica atitudes de escuta e observações, possibilitando análises e reflexões sobre a criança, nas suas experiências vividas, que se dão no individual e no coletivo.
Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.
( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.
( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.
( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.
( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, V.
Com relação a Mídia e a Educação, podemos afirmar:
A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:
a caracterização de uma infância em situação escolar pela passagem da criança de um âmbito familiar para um âmbito institucional educacional.
a responsabilidade do cuidar e educar, as crianças como sujeitos de direitos, e as múltiplas dimensões humanas.
a antecipação de conteúdos escolares que possibilite garantir o sucesso da criança, quando ingressar no Ensino Fundamental.
a dimensão cognitiva, privilegiando o ensino e a aprendizagem nas diferentes áreas, através da aula.
Sobre o tema Mídia e a Educação, qual(is) da(s) afirmação(os) abaixo está(ao) correta(s)?
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
Somente I e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:
respeitar a criança em sua individualidade, conforme seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Como sujeitos possuidores de idéias e que tem uma história própria.
considerar a criança de 0 a 6 anos, com relação a sua dependência física, tomando-a como um objeto de cuidados e atenção.
estabelecer uma rotina de atendimento especial às preferências, costumes, hábitos e ritmos alimentares de cada criança, buscando atendê-las, individualmente, de forma democrática.
priorizar atividades de cuidados, referentes ao atendimento das necessidades, ligadas ao aspecto biológico (alimentação, saúde, higiene, sono, etc.)
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