Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:

  • A.

    O educador, no caso de doenças degenerativas, deve sempre relevar as exigências acadêmicas e priorizar atividades que o aluno deseja realizar.

  • B.

    O treinamento físico intensivo e diário com pesos é indicado para elevar a tolerância à fadiga muscular.

  • C.

    Atividades relacionadas à melhoria da capacidade respiratória, como a música (canto ou tocar flauta doce) são recomendadas.

  • D.

    O aluno deve ser retirado do contexto escolar ao primeiro sinal de diminuição de capacidade, optando- se por aulas particulares em casa.

  • E.

    A distrofia muscular de Duchenne afeta apenas as as pessoas do sexo feminino.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Na Proposta Pedagógica da escola, no Regimento e no plano de cada professor, a avaliação está presente. Desse modo, com base no conhecimento daquilo que já está registrado na Proposta Pedagógica, é fundamental que a equipe gestora promova discussões coletivas que favoreçam

  • A.

    o conhecimento da definição já instaurada de avaliação na escola, que deve ser conhecida por professores, pais e alunos.

  • B.

    a compreensão das diferentes modalidades de avaliação, que se fundamentam na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.

  • C.

    a adoção, pelos professores, da avaliação formativa, que permite verificar a adequação dos padrões pretendidos e das tarefas propostas.

  • D.

    a definição de padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal.

  • E.

    a reflexão sobre o que a escola entende por avaliação, como os processos de avaliação acontecem de fato e de que forma eles são assimilados pelos atores do processo ensino aprendizagem.

No âmbito da falta de oralidade em alunos com distúrbios neuromotores, é correto afirmar que

  • A.

    a falta de fala por uma criança com deficiência física é indicação de que ela desenvolveu um atraso intelectual.

  • B.

    o único profissional competente para introduzir a comunicação suplementar e alternativa é o fonoaudiólogo.

  • C.

    a falta de comunicação oral por uma criança com distúrbio neuromotor requer que se converse com ela de forma compassada em tom mais alto, para ela entender.

  • D.

    o sistema Bliss de comunicação alternativa deve ser utilizado apenas com adolescentes e adultos, por ser um sistema bastante abstrato.

  • E.

    a presença ou ausência da oralidade em alunos com distúrbios neuromotores não está necessariamente relacionada à deficiência intelectual.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Em relação aos planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries, é correto afirmar que

  • A.

    servem de guia para o professor elaborar os planos das aulas e os instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos e, ainda, possibilitam o acompanhamento da implementação do currículo pelo coordenador.

  • B.

    devem ser reapresentados pelos professores, para o cumprimento das normatizações previstas e submetidos à leitura crítica dos pares e do coordenador pedagógico, buscando obter melhores resultados.

  • C.

    a equipe escolar deve elaborar seu diagnóstico institucional, criticar seu projeto pedagógico e, ainda, traçar ações substantivas para melhorar o desempenho nas avaliações internas e externas.

  • D.

    é necessário que os professores formulem seus planos anuais, considerando as possibilidades e ajustes, em relação àqueles indicados nas Propostas, cuidando para que, durante os bimestres, não haja alterações.

  • E.

    os conteúdos de ensino não precisam ser ordenados em sequência, pois não há uma proposta articulada, de referência oficial, e, com isso, as decisões quanto às formas de organização dos planos são de responsabilidade do professor.

Para qual quadro de deficiência física seria necessário garantir mobiliário com tampo de mesa inclinado com bordas, apoio para pés, cinturões pélvicos, assento em cunha pendente?

  • A.

    Poliomielite.

  • B.

    Nanismo.

  • C.

    Artrogripose.

  • D.

    Paralisia cerebral coreo-atetoide.

  • E.

    Amputação de membro inferior esquerdo.

Com relação ao uso de cadeiras e/ou cadeiras de rodas pelos alunos com deficiência física é correto afirmar que

  • A.

    o controle postural oferecido por uma cadeira bem adaptada é muito importante para a prevenção de instalação de deformidades e escaras de contato.

  • B.

    a cadeira de rodas é um meio de transporte e deslocamento, portanto o aluno com deficiência física sempre deve ser transferido para um assento/carteira escolar, depois de chegar à sala de aula.

  • C.

    a escola pode encomendar cadeiras almofadadas em tamanho padrão para os seus alunos com deficiência física.

  • D.

    o aluno com deficiência, uma vez instalado no assento escolar, deve ali permanecer, devido aos transtornos causados pelo seu deslocamento e mudança de posição.

  • E.

    a cadeira de rodas na sala de aula representa uma vantagem psicológica para o aluno com deficiência, que fica posicionado acima dos seus colegas.

Ao planejar a organização da sala de aula para o aluno com deficiência física usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas, deve-se levar em consideração que

  • A.

    cada aluno deve escolher o lugar onde gostaria de se sentar, o que contribui para a constituição de amizades.

  • B.

    os espaços de passagem entre as carteiras da sala devem ser suficientemente amplos para o acesso e a circulação do aluno.

  • C.

    a carteira do aluno com deficiência física não deve ficar próxima à porta, para ele não querer sair a toda hora.

  • D.

    o aluno usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas deve ficar no fundo para não atrapalhar a circulação dos demais.

  • E.

    os interruptores de luz devem ser colocados em várias alturas, para contemplar as diferentes alturas dos alunos.

A avaliação do desempenho educacional deve ser realizada

  • A.

    a partir da identificação dos déficits do aluno.

  • B.

    limitando-se ao contexto de sala de aula.

  • C.

    utilizando-se de materiais adaptados e suportes técnicos.

  • D.

    com o apoio de instrumentos psicométricos.

  • E.

    considerando-se prioritariamente os resultados finais.

Em uma escola de Ensino Médio os alunos estão ansiosos para a realização o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, um grupo de alunos recusa-se a realizar o exame. Neste caso, o diretor da escola deve

  • A.

    conversar com os alunos sobre a importância da realização deste exame, deixando porém que os mesmos decidam quanto à sua participação, pois o Enem é de adesão voluntária.

  • B.

    obrigar o grupo de alunos a realizar a prova, pois trata-se de um exame obrigatório para todos os alunos deste segmento no País.

  • C.

    encaminhar uma carta para os pais/responsáveis por esses alunos, solicitando que conversem com os mesmos e os convençam da importância e obrigatoriedade deste exame.

  • D.

    solicitar a ajuda dos professores no convencimento dos alunos para a realização da prova, pois este é um exame que contribuirá para a bonificação dos docentes.

  • E.

    informar os alunos de que poderão não realizar o exame, embora, nesse caso, suas notas finais serão afetadas.

O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo

  • A.

    informar a família sobre o prognóstico do aluno, explicando a natureza de seu quadro neuromotor.

  • B.

    obter dados para saber quando o aluno deve ser encaminhado para uma instituição especializada.

  • C.

    discriminar se o desempenho do aluno, quando abaixo do esperado, se deve a desinteresse, desconhecimento ou dificuldade de compreensão ou a involução neuromotora.

  • D.

    preparar-se para assumir as funções dos profissionais de saúde no ambiente escolar, na sala multifuncional, no contraturno.

  • E.

    ajudar o aluno a buscar informações adicionais sobre o problema na internet, para ter base mais ampla para falar com o médico.

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