Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Alguns critérios devem orientar a disposição dos pictogramas na prancha. Sobre a composição da prancha de comunicação suplementar e alternativa, está correto afirmar que

  • A.

    o alfabeto deve sempre constar das últimas colunas à direita na prancha.

  • B.

    os pictogramas devem ser organizados dando-se prioridade para critérios estéticos sobre os funcionais.

  • C.

    os pictogramas devem ser dispostos prioritariamente à direita para incentivar o desenvolvimento da lateralidade correta.

  • D.

    o agrupamento em xadrez promove uma sensação lúdica e de que a comunicação suplementar é um jogo interativo.

  • E.

    o agrupamento em blocos formados por linhas e colunas facilita a escolha do item desejado na seleção indireta.

Pede-se a todos os alunos de 5º ano que preencham uma ficha com os seguintes dados:

Em sala de aula montam-se três painéis coletivos: de altura, de peso e de idade.

Divide-se a sala em três grupos e cada grupo representa os dados de maneira diferente:

− a altura em gráfico de colunas;

− o peso em gráfico de barras;

− a idade em gráficos de setor.

Nessa atividade, as expectativas de aprendizagem estão agrupadas, principalmente, nos seguintes blocos temáticos:

  • A.

    números e operações.

  • B.

    operações e grandezas e medidas.

  • C.

    espaço e forma e tratamento da informação.

  • D.

    grandezas e medidas e números.

  • E.

    tratamento da informação e grandezas e medidas.

A educação corporativa pode ser entendida como um processo de formação contínua desenvolvido por meio da gestão de pessoas e conhecimentos dentro de uma organização. Neste sentido, suas ações formativas devem considerar

  • A.

    as demandas expressas pela maioria dos profissionais da instituição e suas competências.

  • B.

    as estratégias e competências institucionais e as competências e habilidades de seus profissionais.

  • C.

    as demandas impostas pela sociedade: mercado, esfera pública e sociedade civil organizada.

  • D.

    as necessidades/demandas definidas pelos gestores de determinada organização ou empresa.

  • E.

    os artigos da LDB, que definem os parâmetros para este tipo de atividade educacional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que

  • A.

    trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.

  • B.

    precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.

  • C.

    não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

  • D.

    se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.

  • E.

    necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Afirmar que toda criança tem direito de estar na escola é reconhecer que aquelas com deficiência de algum tipo devem estudar junto com as demais. Isso é possível?

  • A.

    Não, essa é, ainda, uma boa ideia teórica: na realidade, a prática tem mostrado que as dificuldades dessas crianças são tão grandes e de tal ordem que elas não aprendem em situações coletivas.

  • B.

    Sim, as crianças com deficiência devem estudar nas mesmas escolas que as demais, ainda que não na mesma sala: é mais produtivo que elas formem um agrupamento só delas.

  • C.

    Sim, mas apenas as crianças com deficiências físicas, cuja dificuldade motora pode ser sanada mediante um bom projeto arquitetônico, que lhes permita ter acesso às escolas.

  • D.

    Sim, mas não só as com deficiência: na escola cabem todos, ou seja, as bem dotadas; as que vivem nas ruas; as que trabalham; as crianças ciganas e as de circo, que são nômades; entre outras.

  • E.

    Não, porque essas crianças não conseguem ser incluídas nos planos de educação elaborados para a maioria de meninos e meninas: seus problemas são demasiadamente específicos.

Alunos com distúrbios neuromotores como a paralisia cerebral muitas vezes apresentam problemas de visão, como desequilíbrio muscular ocular ou estrabismo; erros de refração (miopia ou hipermetropia); ambliopia; nistagmo, entre outros. Do ponto de vista pedagógico, que medida o professor pode tomar para contemplar as necessidades especiais do aluno com problemas visuais associados ao quadro neuromotor?

  • A.

    Utilizar prancha inclinada com altura regulável para propiciar uma boa posição de visibilidade para leitura.

  • B.

    Exigir que a família providencie óculos o quanto antes.

  • C.

    Utilizar baixa iluminação para não ofuscar a vista do aluno.

  • D.

    Buscar informações na internet para diagnosticar o possível problema.

  • E.

    Perguntar ao aluno se ele está enxergando bem o material na mesa e a escrita na lousa.

A escolha de uma receita para o trabalho em sala de aula

  • A.

    mostra que todas as receitas são idênticas, porque relacionam sempre os ingredientes que devem ser utilizados.

  • B.

    parece trazer algumas dificuldades para grupos de alunos que talvez desconheçam os ingredientes selecionados.

  • C.

    permite identificar diferentes tipos de textos, a partir da construção de seu significado por meio da leitura.

  • D.

    facilita a leitura por todos os alunos, porque os ingredientes e sua quantidade aparecem em linhas diferentes.

  • E.

    traz orientações a respeito de uma alimentação saudável, ao fazer com que os alunos escolham os ingredientes e sua quantidade.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

II. Preparação competente para o mercado de trabalho.

III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos.

VI. Garantia de padrão de qualidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e VI.

  • B.

    II, III, IV e VI.

  • C.

    I, II, III, IV e V.

  • D.

    II, V e VI.

  • E.

    I, IV e V.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.

No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'

Você, ao ouvir a conversa, decide que é muito importante que esses alunos

  • A.

    saibam que é possível e desejável que reajam na mesma medida, dando uma lição aos colegas e colocando um ponto final nessa situação triste e humilhante.

  • B.

    entendam que raiva e frustração são sentimentos que prejudicam a aprendizagem, levando à indisciplina, à revolta e à agressividade na escola.

  • C.

    reflitam sobre o que pode estar levando os colegas a agirem de modo violento, fazendo um exame de consciência para verificar se, por acaso, não os ofenderam.

  • D.

    entendam que toda conduta pode ser justificada e perdoada, de modo que o melhor a fazer é desculpar a ação dos colegas e evitar entrar em novos conflitos.

  • E.

    participem de um projeto em sala de aula, sob sua orientação, para refletir sobre a experiência, examinar posições e ampliar o entendimento da questão.

Muitos alunos com paralisia cerebral que estudam em escolas públicas não contam com atendimento de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional, apesar da importância de tal acompanhamento. Recorrendo à bibliografia disponível gratuitamente no portal de ajudas técnicas do MEC ou à literatura especializada, o professor da rede regular de ensino poderá encontrar informações para improvisar recursos e adaptar materiais e instrumentos para promover a autonomia do seu aluno com deficiência em atividades gráficas na sala de aula. O recurso que requer a indicação de um profissional de saúde, não podendo ser improvisado pelo professor, é

  • A.

    a base antiderrapante na carteira sob os materiais.

  • B.

    a prancha inclinada com alfabeto fixado com velcro.

  • C.

    a órtese manual com encaixe para pincel engrossado.

  • D.

    a caneta hidrográfica engrossada com espuma.

  • E.

    o apontador adaptado preso a bloco de madeira.

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