Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de

  • A.

    resistir politicamente à entrada das TICs na escola, preservando os alunos da massificação tecnológica.

  • B.

    aderir ao ensino à distância como forma de garantir a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

  • C.

    planejar as ações pedagógicas de forma a possibilitar que os alunos recebam os conhecimentos efetivamente.

  • D.

    controlar o uso das tecnologias, já que os alunos apenas as utilizam para comunicar-se socialmente.

  • E.

    organizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos lidar com as tecnologias de modo seletivo e reflexivo.

É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário

  • A.

    considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.

  • B.

    garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.

  • C.

    que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.

  • D.

    permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.

  • E.

    que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.

A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).

A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando

  • A.

    treina os professores para utilizar as ferramentas e aplicativos para a realização de seus planejamentos.

  • B.

    conhece os procedimentos para acesso à rede e manutenção de computadores, assim como programas em geral.

  • C.

    convence o grupo de professores da importância do trabalho com TICs para o futuro dos alunos a partir da discussão de textos da área.

  • D.

    altera o currículo da escola, considerando as TICs como principal eixo norteador do trabalho.

  • E.

    implementa ações de formação docente no desenvolvimento do uso das TICs visando a apropriação dessas tecnologias por parte do aluno.

Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa

  • A.

    desenvolver a percepção visual e auditiva.

  • B.

    aprender um código escrito restrito.

  • C.

    desenvolver uma habilidade inata.

  • D.

    aprender a fala para depois aprender a escrever.

  • E.

    aprender uma língua.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

  • A.

    necessidade de avaliação das competências, com fundamento nos conteúdos mínimos e obrigatórios, dispostos nas diretrizes nacionais.

  • B.

    aprovação automática de todas as crianças, independentemente das conquistas realizadas, ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental.

  • C.

    controle da matrícula referenciada nos resultados da aprendizagem por série e disciplina, de modo a evitar que alunos reprovados mudem de escola.

  • D.

    manutenção dos requisitos previstos para a modalidade Aceleração, conforme a idade do aluno e sua série de destino, resguardada sua vontade.

  • E.

    garantia de avaliação da aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir dos resultados parciais ou finais.

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

  • A.

    todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.

  • B.

    o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).

  • C.

    o desempenho linguístico e o nível fonológico.

  • D.

    a amplitude do vocabulário apresentado.

  • E.

    a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

  • A.

    saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.

  • B.

    conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.

  • C.

    conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.

  • D.

    saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

  • E.

    saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.

A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a

  • A.

    linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.

  • B.

    língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.

  • C.

    língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.

  • D.

    língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.

  • E.

    modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

  • A.

    favorecer a permanência do aluno nessas atividades, de modo que ele obtenha uma maior atenção do professor nas aulas da classe regular.

  • B.

    realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, detalhando as dificuldades apontadas pelo professor da classe.

  • C.

    evidenciar as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre.

  • D.

    fazer uso do horário das aulas de recuperação para contemplar, no caso de escolas com até 15 (quinze) classes, o mínimo de três dias por semana.

  • E.

    estipular a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas regulares, articulando-as às aulas de recuperação.

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?

  • A.

    Explicar o conteúdo novamente ao aluno.

  • B.

    Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.

  • C.

    Mediar a comunicação entre aluno e professor.

  • D.

    Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.

  • E.

    Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.

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