Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula,

  • A.

    dificulta o trabalho docente de análise de textos, por não apresentarem recursos linguísticos mais elaborados.

  • B.

    compromete seu entendimento como veículos de comunicação, pela dificuldade oferecida em um início de aprendizagem.

  • C.

    pode, por apresentarem frequentes deslizes em relação à norma culta, dificultar o aprendizado correto da escrita.

  • D.

    prejudica o planejamento das atividades docentes pela dificuldade em obter textos adequados a tais atividades.

  • E.

    favorece o trabalho com textos de diversos tipos, que despertam o interesse dos alunos por pertencerem à sua realidade.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando

  • A.

    a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.

  • B.

    as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.

  • C.

    as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.

  • D.

    importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.

  • E.

    a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.

III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, III e IV.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.

No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'

Reconhecendo que essa é uma situação muito comum atualmente no dia a dia das escolas, você

  • A.

    proporia uma gincana, na qual grupos rivais seriam forçados a fazer as pazes.

  • B.

    exporia a situação na sala de aula, para que todos pudessem condenar essa conduta.

  • C.

    comunicaria à direção que há alunos na escola que gostam de humilhar os outros.

  • D.

    incluiria, em seu plano de aula, espaços para discutir com seus alunos os motivos da violência.

  • E.

    discutiria a necessidade de se contar, na escola, com maior vigilância policial.

Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em ‘estudo do meio’ de dia inteiro em um museu de história é

  • A.

    o cantinho de madeira.

  • B.

    a cadeira de plástico de banho com cinto toráxico.

  • C.

    a cadeira de rodas motorizada standup.

  • D.

    a cadeira de rodas esportiva.

  • E.

    a cadeira de rodas com bandeja recortada.

Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que

  • A.

    quanto mais tempo o aluno tiver em contato com os conceitos científicos, mais fácil será a assimilação desses conceitos.

  • B.

    encontrar significado para temas científicos envolve estabelecer relações entre o que já se sabe e o que se aprende.

  • C.

    o levantamento de conhecimentos prévios facilita as trocas afetivas e o envolvimento de classe, mas não contribui para a aprendizagem.

  • D.

    a aprendizagem reflete uma resposta apropriada a um estímulo; caso esse estímulo seja adequado, a aprendizagem também será.

  • E.

    ensinar ciências é desconsiderar o conhecimento de senso comum dos alunos.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Nessa situação, é fundamental que a gestora proponha a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola, a qual representa

  • A.

    as formas de organização da escola e do conhecimento oficial que será objeto de estudo dos alunos em atendimento às especificidades de cada um.

  • B.

    a compreensão da escola sobre seu papel e suas finalidades, buscando o atendimento das necessidades do mundo contemporâneo.

  • C.

    o registro do planejamento coletivo e de um amplo processo de negociação com todos os atores da escola (gestores, professores, pais, alunos, funcionários).

  • D.

    as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pela escola, com especial atenção ao currículo da rede de ensino.

  • E.

    o conjunto de ações de natureza administrativa, que buscam garantir a qualidade do ensino e o atendimento às normatizações vigentes.

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

  • A.

    conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.

  • B.

    vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.

  • C.

    conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.

  • D.

    produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.

  • E.

    realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

  • A.

    o acesso aos meios de comunicação e informação.

  • B.

    o conhecimento e os bens culturais.

  • C.

    a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.

  • D.

    o aluno e suas necessidades psicossociais.

  • E.

    as condições econômicas e sociais dos alunos.

O recurso utilizado na informática para impedir que o usuário aperte várias teclas ao mesmo tempo é

  • A.

    a tela sensível ao toque.

  • B.

    o roller mouse.

  • C.

    o switch mouse.

  • D.

    o teclado expandido.

  • E.

    a colmeia de acrílico.

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