Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar
garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos.
conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem.
conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos.
refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos.
manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar.
Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus portões nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas
adequadas, pois se pautam no princípio da convivência democrática e criam condições para um vínculo efetivo entre instituição educativa e comunidade.
adequadas, porque só assim as comunidades em que estão inseridas as escolas públicas terão estímulo para conserválas.
adequadas, pois essa estratégia pedagógica garante que as atividades extracurriculares sejam realizadas fora do horário das aulas.
inadequadas, pois as escolas acabam tendo seu papel de ensino confundido com outras instituições como clubes etc.
inadequadas, pois demandam da equipe de funcionários da escola atender um número maior de pessoas que sua função exige.
A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é
a definição clara dos valores a serem defendidos pela escola e seus profissionais.
o reconhecimento dos valores, normas e procedimentos defendidos pelas secretarias de educação.
o reconhecimento do valor de sua comunidade e dos profissionais, assim como das práticas desenvolvidas pelos mesmos.
a mobilização da comunidade para um diálogo em torno de valores para construção de sua própria cultura.
a comunicação de seu papel com clareza e a valorização das práticas realizadas por seus profissionais.
Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a
mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.
explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.
indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.
compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.
propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.
Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é
permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.
observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.
assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.
empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.
usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.
Ao assumir a gestão de uma escola de ensino médio localizada num bairro popular da capital do Estado de São Paulo, o diretor José encontrou uma escola dividida por disputas de espaço e poder, especialmente no que se referia à tomada de decisões nos grupos de funcionários e professores. Essa realidade criava situações de difícil manejo no cotidiano escolar, além de um péssimo clima de trabalho, influenciando negativamente a organização do ensino na escola. O impacto na aprendizagem dos jovens era notório, refletindo em avaliações negativas de aprendizagem e alta evasão.
De acordo com o norteamento do regimento escolar, o diretor deve
remover os funcionários com perfil mais conflitante para outras instituições da rede, constituindo um grupo mais harmônico e democrático.
implementar ações de gestão e convivência que orientem as relações profissionais e interpessoais com base nos princípios de solidariedade e ética.
evitar opinar ou intervir nos grupos, já que são relações estabelecidas anteriormente à sua presença na escola.
informar à Diretoria de Ensino de sua região, que, como órgão superior, poderá tomar as providências cabíveis à situação.
articular com o grupo de professores ações que neutralizem conflitos dos outros grupos, considerando que o docente é responsável pela ação pedagógica.
Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um
guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.
plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.
instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.
documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.
mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.
A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes
possuam um layout diferenciado que estimule a participação e a comunicação entre os participantes, além de aplicativos para a realização das tarefas propostas.
proporcionem a interação entre os participantes, apresentem desafios lúdicos relacionados aos objetivos propostos no curso e proponham a análise e a resolução de problemas.
apresentem ferramentas eficientes de controle do tempo de acesso dos participantes e da quantidade de tarefas por eles realizadas, além de recursos que estimulem a realização das atividades propostas.
possuam diferentes recursos interativos e estratégias diferenciadas de desenvolvimento de atividades, além de ferramentas para a realização de controle de frequência e realização das atividades.
contem com uma equipe de produção competente com profissionais que poderão coletar todos os dados/ informações e sistematizá-los de forma a certificar ou não determinado participante.
Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com
a disponibilidade para o diálogo.
a avaliação das situações de ensino.
a alfabetização de jovens e adultos.
o espaço escolar.
as situações de ensino.
Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional
implementa soluções para os possíveis problemas encontrados pelos usuários durante o processo de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.
medeia o processo de interação entre os participantes, esclarecendo dúvidas em relação à realização das tarefas e utilização das ferramentas disponíveis.
define previamente o processo educativo, antecipando comportamentos e estabelecendo a estrutura e etapas a serem realizadas pelos educandos em um processo de Educação a Distância.
desenvolve a ferramenta a ser utilizada em determinado curso, indicando os recursos mais de acordo com os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos.
instrui professores para a utilização e manutenção da ferramenta e para a condução do processo educativo a ser desenvolvido na modalidade de Educação a Distância.
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