Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar

  • A.

    garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos.

  • B.

    conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem.

  • C.

    conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos.

  • D.

    refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos.

  • E.

    manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar.

Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus “portões” nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas

  • A.

    adequadas, pois se pautam no princípio da convivência democrática e criam condições para um vínculo efetivo entre instituição educativa e comunidade.

  • B.

    adequadas, porque só assim as comunidades em que estão inseridas as escolas públicas terão estímulo para conserválas.

  • C.

    adequadas, pois essa estratégia pedagógica garante que as atividades extracurriculares sejam realizadas fora do horário das aulas.

  • D.

    inadequadas, pois as escolas acabam tendo seu papel de ensino confundido com outras instituições como clubes etc.

  • E.

    inadequadas, pois demandam da equipe de funcionários da escola atender um número maior de pessoas que sua função exige.

A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é

  • A.

    a definição clara dos valores a serem defendidos pela escola e seus profissionais.

  • B.

    o reconhecimento dos valores, normas e procedimentos defendidos pelas secretarias de educação.

  • C.

    o reconhecimento do valor de sua comunidade e dos profissionais, assim como das práticas desenvolvidas pelos mesmos.

  • D.

    a mobilização da comunidade para um diálogo em torno de valores para construção de sua própria cultura.

  • E.

    a comunicação de seu papel com clareza e a valorização das práticas realizadas por seus profissionais.

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

  • A.

    mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.

  • B.

    explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.

  • C.

    indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.

  • D.

    compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.

  • E.

    propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.

Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é

  • A.

    permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.

  • B.

    observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.

  • C.

    assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.

  • D.

    empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.

  • E.

    usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.

Ao assumir a gestão de uma escola de ensino médio localizada num bairro popular da capital do Estado de São Paulo, o diretor José encontrou uma escola dividida por disputas de espaço e poder, especialmente no que se referia à tomada de decisões nos grupos de funcionários e professores. Essa realidade criava situações de difícil manejo no cotidiano escolar, além de um péssimo clima de trabalho, influenciando negativamente a organização do ensino na escola. O impacto na aprendizagem dos jovens era notório, refletindo em avaliações negativas de aprendizagem e alta evasão.

De acordo com o norteamento do regimento escolar, o diretor deve

  • A.

    remover os funcionários com perfil mais conflitante para outras instituições da rede, constituindo um grupo mais harmônico e democrático.

  • B.

    implementar ações de gestão e convivência que orientem as relações profissionais e interpessoais com base nos princípios de solidariedade e ética.

  • C.

    evitar opinar ou intervir nos grupos, já que são relações estabelecidas anteriormente à sua presença na escola.

  • D.

    informar à Diretoria de Ensino de sua região, que, como órgão superior, poderá tomar as providências cabíveis à situação.

  • E.

    articular com o grupo de professores ações que neutralizem conflitos dos outros grupos, considerando que o docente é responsável pela ação pedagógica.

Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um

  • A.

    guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.

  • B.

    plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.

  • C.

    instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.

  • D.

    documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.

  • E.

    mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.

A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes

  • A.

    possuam um layout diferenciado que estimule a participação e a comunicação entre os participantes, além de aplicativos para a realização das tarefas propostas.

  • B.

    proporcionem a interação entre os participantes, apresentem desafios lúdicos relacionados aos objetivos propostos no curso e proponham a análise e a resolução de problemas.

  • C.

    apresentem ferramentas eficientes de controle do tempo de acesso dos participantes e da quantidade de tarefas por eles realizadas, além de recursos que estimulem a realização das atividades propostas.

  • D.

    possuam diferentes recursos interativos e estratégias diferenciadas de desenvolvimento de atividades, além de ferramentas para a realização de controle de frequência e realização das atividades.

  • E.

    contem com uma equipe de produção competente com profissionais que poderão coletar todos os dados/ informações e sistematizá-los de forma a certificar ou não determinado participante.

Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com

  • A.

    a disponibilidade para o diálogo.

  • B.

    a avaliação das situações de ensino.

  • C.

    a alfabetização de jovens e adultos.

  • D.

    o espaço escolar.

  • E.

    as situações de ensino.

Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional

  • A.

    implementa soluções para os possíveis problemas encontrados pelos usuários durante o processo de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

  • B.

    medeia o processo de interação entre os participantes, esclarecendo dúvidas em relação à realização das tarefas e utilização das ferramentas disponíveis.

  • C.

    define previamente o processo educativo, antecipando comportamentos e estabelecendo a estrutura e etapas a serem realizadas pelos educandos em um processo de Educação a Distância.

  • D.

    desenvolve a ferramenta a ser utilizada em determinado curso, indicando os recursos mais de acordo com os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos.

  • E.

    instrui professores para a utilização e manutenção da ferramenta e para a condução do processo educativo a ser desenvolvido na modalidade de Educação a Distância.

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