Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de

  • A.

    gerente das atividades do curso, controlando o tempo de acesso de cada participante, o tempo de participação nos fóruns e de realização das tarefas propostas.

  • B.

    mediador, responsável por estabeler a comunicação com todo o grupo de participantes e proporcionar, sempre que possível, a interação entre os mesmos, motivando a participação e a aprendizagem de seu grupo.

  • C.

    organizador do layout do curso: sua programação, recursos interativos, manutenção dos aplicativos e responder a possíveis dúvidas relativas à utilização das ferramentas disponibilizadas.

  • D.

    responsável pela quantificação das tarefas realizadas e dos acessos e participações, e pela aprovação ou não dos participantes de acordo com os critérios quantitativos estabelecidos.

  • E.

    elaborador da plataforma interativa de formação, determinando os recursos e links a serem disponibilizados, sendo responsável também por realizar a manutenção e responder às possíveis falhas no sistema.

Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve

  • A.

    demitir esses funcionários e contratar outros, observando critérios definidos previamente, para prevenir futuros problemas com relação a esta situação.

  • B.

    criar um documento que explicite e justifique as normas de utilização consciente da água e em seguida fixá-lo no mural da seção.

  • C.

    chamar a atenção dos funcionários quando observar esse tipo de atitude e explicar a necessidade de se utilizar a água de modo consciente.

  • D.

    realizar uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de estabelecer coletivamente parâmetros para o uso da água.

  • E.

    desenvolver um programa de controle de gasto de água pelos funcionários.

O trecho mostra o pensamento do insigne educador brasileiro, ao contrastar a educação bancária e sua própria perspectiva da educação. A concepção da educação bancária é corrente também no ensino de Ciências, quando, em sala de aula ou nos materiais didáticos, confere-se importância

  • A.

    superior ao conhecimento científico como forma objetiva e absoluta de descrever os fenômenos naturais e de tomar decisões sobre questões da saúde e do meio ambiente.

  • B.

    ao método científico, como forma parcial e subjetiva de obter dados e informações sobre os fenômenos naturais, partindo-se da elaboração de teorias que mudam ao longo do tempo.

  • C.

    à historicidade e contextualidade da ciência, considerando-se que diferentes conceitos são desenvolvidos por homens ou mulheres capazes de imaginar novas relações entre fenômenos.

  • D.

    ao papel do professor como motivador e facilitador, permitindo aos alunos que compreendam o caráter histórico, humano e parcial do conhecimento científico.

  • E.

    ao debate sobre pontos controversos no saber científico, considerando-se o caráter dinâmico da refutação de teorias científicas em contraste com a acumulação de conhecimentos científicos e tecnológicos.

O Planejamento, plano e projetos pressupõem:

  • A.

    ações distintas e independentes no que diz respeito à organização das atividades.

  • B.

    diferentes formas de burocratização e formalidades para se garantir a implementação de políticas públicas educacionais.

  • C.

    elaboração de projeto político pedagógico, por trazer a ideia de que lançar-se adiante não depende da elaboração de planos e planejamento para a sua execução.

  • D.

    mera formalidade visto que nunca se faz o que se planeja.

  • E.

    a compreensão sobre as relações de aproximação entre eles e traduzem projetos políticos pedagógicos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.

Fundamentado na teoria crítica é papel do professor

  • A.

    transmitir os seus conhecimentos às crianças, jovens e adultos para que estes aprendam a viver melhor.

  • B.

    transformar seus saberes em conhecimento sistematizado para os alunos obterem bons resultados nas avaliações institucionais.

  • C.

    criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.

  • D.

    desenvolver suas atividades independente do projeto político pedagógico da escola.

  • E.

    não corrigir os alunos no desenvolvimento das atividades, pois o processo de correção inibe sua criatividade.

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

  • A.

    a articulação teoria e prática no magistério.

  • B.

    a cultura local em seus aspectos pitorescos.

  • C.

    o acesso ao divertimento e ao lazer variado.

  • D.

    a relevância das aprendizagens escolares.

  • E.

    a constante reflexão sobre a prática individual.

A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de

  • A.

    jovens e adultos que não tinham, anteriormente, direito efetivo de estudar nessas instituições formais de ensino.

  • B.

    crianças com deficiência cognitiva, para quem as aprendizagens escolares são pouco decisivas no mundo globalizado.

  • C.

    alunos das camadas mais pobres da sociedade brasileira, que antes não tinham acesso a essas instituições.

  • D.

    pessoas das comunidades em que se situam as próprias escolas, a quem o acesso democrático agora permite sua frequência.

  • E.

    estudantes da classe média empobrecida, que antes podia pagar escolas privadas para seus filhos.

As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são

  • A.

    mediar as demandas do sistema de ensino com a sua realidade escolar; estar atualizado com relação às diretrizes educacionais nos diversos âmbitos: nacional, estadual e municipal; zelar pela organização administrativa da escola em consonância com sua proposta pedagógica; garantir e organizar os registros realizados por sua unidade; motivar a participação da comunidade escolar e dos demais profissionais da escola e mediar os conflitos existentes.

  • B.

    auxiliar os professores no planejamento e registro das atividades realizadas; comandar as equipes de auxiliares escolares no que se refere à limpeza e organização do espaço; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; elaborar a proposta pedagógica da escola; cuidar da parte administrativa/financeira da unidade; discutir temas junto a comunidade escolar que influenciem no trabalho desenvolvido na escola.

  • C.

    adequar a escola às Diretrizes Curriculares Nacionais; captar recursos em editais privados ou públicos para complementar os recursos destinados a sua unidade; vivenciar situações em sala de aula para posteriormente contribuir com a ação e planejamento dos educadores; estabelecer cronograma escolar e principalmente momentos para a participação da comunidade escolar; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

  • D.

    elaborar a proposta pedagógica da escola; organizar os momentos de planejamento junto aos professores; controlar as faltas e notas dos alunos; estabelecer parcerias com empresas privadas para a captação de recursos para sua unidade escolar; desenvolver plano administrativo para manter a escola; sistematizar todo o trabalho realizado pela escola e aprová-lo junto à Secretaria Estadual de Educação.

  • E.

    auxiliar na limpeza e organização do espaço escolar; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; vivenciar, junto aos professores, situações de ensino para poder auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas

  • A.

    ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • B.

    à Educação Infantil e Educação Especial.

  • C.

    à Educação Básica e suas modalidades.

  • D.

    à Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

  • E.

    Educação Básica e Ensino Superior.

A produção de dados estatístico-educacionais que retratem a realidade da Educação é fundamental para o estabelecimento de políticas de melhoria da educação brasileira. Por meio dos censos educacionais, busca-se

  • A.

    identificar os níveis e modalidades de ensino, investindo em três pesquisas distintas sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

  • B.

    alcançar informações que permitam formular, implementar e monitorar as políticas educacionais e avaliar o desempenho dos sistemas de ensino.

  • C.

    verificar como temáticas específicas estão sendo tratadas e avaliadas pelo docentes, notadamente junto ao alunado de baixa renda.

  • D.

    divulgar a fidedignidade e a validade de seus resultados, notadamente em função da necessidade de cumprir os requisitos legais.

  • E.

    apresentar uma sistemática de operacionalização, cuja viabilidade depende do trabalho dos gestores em assegurar a cooperação da comunidade escolar.

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