Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de
gerente das atividades do curso, controlando o tempo de acesso de cada participante, o tempo de participação nos fóruns e de realização das tarefas propostas.
mediador, responsável por estabeler a comunicação com todo o grupo de participantes e proporcionar, sempre que possível, a interação entre os mesmos, motivando a participação e a aprendizagem de seu grupo.
organizador do layout do curso: sua programação, recursos interativos, manutenção dos aplicativos e responder a possíveis dúvidas relativas à utilização das ferramentas disponibilizadas.
responsável pela quantificação das tarefas realizadas e dos acessos e participações, e pela aprovação ou não dos participantes de acordo com os critérios quantitativos estabelecidos.
elaborador da plataforma interativa de formação, determinando os recursos e links a serem disponibilizados, sendo responsável também por realizar a manutenção e responder às possíveis falhas no sistema.
Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve
demitir esses funcionários e contratar outros, observando critérios definidos previamente, para prevenir futuros problemas com relação a esta situação.
criar um documento que explicite e justifique as normas de utilização consciente da água e em seguida fixá-lo no mural da seção.
chamar a atenção dos funcionários quando observar esse tipo de atitude e explicar a necessidade de se utilizar a água de modo consciente.
realizar uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de estabelecer coletivamente parâmetros para o uso da água.
desenvolver um programa de controle de gasto de água pelos funcionários.
O trecho mostra o pensamento do insigne educador brasileiro, ao contrastar a educação bancária e sua própria perspectiva da educação. A concepção da educação bancária é corrente também no ensino de Ciências, quando, em sala de aula ou nos materiais didáticos, confere-se importância
superior ao conhecimento científico como forma objetiva e absoluta de descrever os fenômenos naturais e de tomar decisões sobre questões da saúde e do meio ambiente.
ao método científico, como forma parcial e subjetiva de obter dados e informações sobre os fenômenos naturais, partindo-se da elaboração de teorias que mudam ao longo do tempo.
à historicidade e contextualidade da ciência, considerando-se que diferentes conceitos são desenvolvidos por homens ou mulheres capazes de imaginar novas relações entre fenômenos.
ao papel do professor como motivador e facilitador, permitindo aos alunos que compreendam o caráter histórico, humano e parcial do conhecimento científico.
ao debate sobre pontos controversos no saber científico, considerando-se o caráter dinâmico da refutação de teorias científicas em contraste com a acumulação de conhecimentos científicos e tecnológicos.
O Planejamento, plano e projetos pressupõem:
ações distintas e independentes no que diz respeito à organização das atividades.
diferentes formas de burocratização e formalidades para se garantir a implementação de políticas públicas educacionais.
elaboração de projeto político pedagógico, por trazer a ideia de que lançar-se adiante não depende da elaboração de planos e planejamento para a sua execução.
mera formalidade visto que nunca se faz o que se planeja.
a compreensão sobre as relações de aproximação entre eles e traduzem projetos políticos pedagógicos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.
Fundamentado na teoria crítica é papel do professor
transmitir os seus conhecimentos às crianças, jovens e adultos para que estes aprendam a viver melhor.
transformar seus saberes em conhecimento sistematizado para os alunos obterem bons resultados nas avaliações institucionais.
criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.
desenvolver suas atividades independente do projeto político pedagógico da escola.
não corrigir os alunos no desenvolvimento das atividades, pois o processo de correção inibe sua criatividade.
Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar
a articulação teoria e prática no magistério.
a cultura local em seus aspectos pitorescos.
o acesso ao divertimento e ao lazer variado.
a relevância das aprendizagens escolares.
a constante reflexão sobre a prática individual.
A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de
jovens e adultos que não tinham, anteriormente, direito efetivo de estudar nessas instituições formais de ensino.
crianças com deficiência cognitiva, para quem as aprendizagens escolares são pouco decisivas no mundo globalizado.
alunos das camadas mais pobres da sociedade brasileira, que antes não tinham acesso a essas instituições.
pessoas das comunidades em que se situam as próprias escolas, a quem o acesso democrático agora permite sua frequência.
estudantes da classe média empobrecida, que antes podia pagar escolas privadas para seus filhos.
As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são
mediar as demandas do sistema de ensino com a sua realidade escolar; estar atualizado com relação às diretrizes educacionais nos diversos âmbitos: nacional, estadual e municipal; zelar pela organização administrativa da escola em consonância com sua proposta pedagógica; garantir e organizar os registros realizados por sua unidade; motivar a participação da comunidade escolar e dos demais profissionais da escola e mediar os conflitos existentes.
auxiliar os professores no planejamento e registro das atividades realizadas; comandar as equipes de auxiliares escolares no que se refere à limpeza e organização do espaço; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; elaborar a proposta pedagógica da escola; cuidar da parte administrativa/financeira da unidade; discutir temas junto a comunidade escolar que influenciem no trabalho desenvolvido na escola.
adequar a escola às Diretrizes Curriculares Nacionais; captar recursos em editais privados ou públicos para complementar os recursos destinados a sua unidade; vivenciar situações em sala de aula para posteriormente contribuir com a ação e planejamento dos educadores; estabelecer cronograma escolar e principalmente momentos para a participação da comunidade escolar; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.
elaborar a proposta pedagógica da escola; organizar os momentos de planejamento junto aos professores; controlar as faltas e notas dos alunos; estabelecer parcerias com empresas privadas para a captação de recursos para sua unidade escolar; desenvolver plano administrativo para manter a escola; sistematizar todo o trabalho realizado pela escola e aprová-lo junto à Secretaria Estadual de Educação.
auxiliar na limpeza e organização do espaço escolar; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; vivenciar, junto aos professores, situações de ensino para poder auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.
O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas
ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.
à Educação Infantil e Educação Especial.
à Educação Básica e suas modalidades.
à Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.
Educação Básica e Ensino Superior.
A produção de dados estatístico-educacionais que retratem a realidade da Educação é fundamental para o estabelecimento de políticas de melhoria da educação brasileira. Por meio dos censos educacionais, busca-se
identificar os níveis e modalidades de ensino, investindo em três pesquisas distintas sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
alcançar informações que permitam formular, implementar e monitorar as políticas educacionais e avaliar o desempenho dos sistemas de ensino.
verificar como temáticas específicas estão sendo tratadas e avaliadas pelo docentes, notadamente junto ao alunado de baixa renda.
divulgar a fidedignidade e a validade de seus resultados, notadamente em função da necessidade de cumprir os requisitos legais.
apresentar uma sistemática de operacionalização, cuja viabilidade depende do trabalho dos gestores em assegurar a cooperação da comunidade escolar.
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