Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

  • A.

    a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.

  • B.

    um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.

  • C.

    no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.

  • D.

    o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.

  • E.

    o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.

Para Lunardi (in Skliar, 2005), a discussão acerca do currículo escolar nos possibilita refletir sobre o multiculturalismo. Define-se educação multicultural como aquela que constrói o currículo

  • A.

    planejado e constituído por um conjunto de conhecimentos de forma perpendicular.

  • B.

    que contemple as diversidades culturais e permita, aos surdos, serem agentes de sua própria educação.

  • C.

    ouvintista, negando e excluindo outras possibilidades de comunicação.

  • D.

    homogêneo, centralizando o sujeito no padrão ocidental.

  • E.

    que envolva as diversidades culturais e permita, aos surdos, seguirem a uma hierarquia definida pela escola.

Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tornar- se exemplo único de homem), de socialização (tornarse membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo préexistente. Portanto, aprender é

  • A.

    entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.

  • B.

    sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.

  • C.

    um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.

  • D.

    dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.

  • E.

    refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.

A escola moderna necessita de referências fixas para educar e disciplinar os sujeitos desiguais. Tendo em vista que o surdo é diferente na sua cultura e língua, Lopes (in Skliar, 2005) considera relevante que os educadores comprometidos com a multiplicidade adquiram uma postura

  • A.

    de imposição cultural, uniformizando os sujeitos.

  • B.

    estável, submetendo os grupos desiguais a uma integração aos grupos disciplinados.

  • C.

    adaptadora, buscando normalizar o surdo por meio de um intensivo tratamento individual.

  • D.

    crítica, de análise da pedagogia, da escola, dos poderes e das diferenças.

  • E.

    de desenvolvimento, formando grupos no mesmo estágio cognitivo para realização de atividades.

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

− A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

− A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

− A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

  • A.

    inclusão social.

  • B.

    capacitação intelectual.

  • C.

    eficiência escolar.

  • D.

    fracasso escolar.

  • E.

    redução da desigualdade social.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Quando foi que se falou, pela primeira vez, em direito à Educação? Foi na

  • A.

    Declaração de Salamanca.

  • B.

    Declaração Universal de Direitos Humanos.

  • C.

    Convenção de Paris.

  • D.

    Convenção de Todos pela Educação.

  • E.

    Conferência Mundial de Necessidades Educativas Especiais.

São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:

  • A.

    a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade.

  • B.

    a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho.

  • C.

    a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade.

  • D.

    a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade.

  • E.

    a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho.

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

  • A.

    o projeto pedagógico da escola democrática.

  • B.

    as atividades extraclasse no contraturno.

  • C.

    um conteúdo de caráter ético ou estético.

  • D.

    uma sociedade elitizada e corporativa.

  • E.

    uma situação de ensino e aprendizagem.

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

  • A.

    compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.

  • B.

    entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.

  • C.

    apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.

  • D.

    decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.

  • E.

    acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

  • A.

    formação do professor coordenador é a maneira mais viável de superar essa situação.

  • B.

    suspensão automática dos alunos ou professores que tiverem uma atitude discriminatória é medida que contribui para diminuir o acontecimento desses fatos.

  • C.

    conversa com os alunos e professores homossexuais para que evitem se expor é uma maneira de preservá-los do preconceito socialmente cristalizado.

  • D.

    posição firme da escola, representada pelo gestor, colocando limites para que assuntos extracurrículo não atrapalhem a execução do projeto pedagógico, é fundamental.

  • E.

    formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos pode contribuir com a mudança das formas de se relacionar.

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