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Ao projetar um curso de educação a distância deve-se levar em conta:
I. Contexto sócio-histórico dos aprendentes.
II. Perfil cognitivo, social e cultural dos aprendentes.
III. Expectativas dos aprendentes em relação ao curso
IV. Infraestrutura tecnológica.
V. Os conteúdos e interfaces de conteúdos e de comunicação.
VI. Estrutura: aula, fase, módulo ou unidade do curso.
Está correto o que se afirma em
I, III, IV e V, apenas.
II, III, IV e VI, apenas.
II, IV, V e VI, apenas.
I, II, III, IV e VI, apenas.
I, II, III, IV, V e VI.
Na Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos
tópicos da arquitetura da informação/conhecimento.
aspectos educacionais, caracterizando o conteúdo e a proposta educativa.
padrões do desenho de um treinamento instrucional.
componentes multidisciplinares articulados aos conteúdos do programa.
parâmetros de um curso, definindo critérios de qualidade.
A Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante.
Dessa maneira, a Educação a Distância exige
comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível.
estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino.
atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas.
eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral.
disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa.
A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos
que priorizem os programas governamentais como forma de atingirem os índices satisfatórios de aprendizagem nas avaliações institucionais.
com um tema comum, de interesse social, previamente aprovado pelo conjunto dos professores e que permita superar a organização interdisciplinar.
que reorganizem os espaços educativos como forma de se manter o interesse e disciplina dos alunos na escola.
interligados com as necessidades dos educadores tendo em vista as precárias condições de trabalho em que se encontram.
integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural.
Papagaio velho não aprende a falar...
Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...
É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que
entendam que as experiências escolares são tão ou mais importantes do que as que vivenciaram fora da escola.
o sistema da aprendizagem dos conteúdos escolares seja mais lento do que o da escola regular.
os saberes e experiências de vida dos adultos sejam reconhecidos e valorizados.
as matérias do ensino fundamental tenham só conteúdos práticos.
aceitem que falar direito exige dedicação aos ensinos escolares.
A estratégia de realizar a sondagem dos conhecimentos prévios dos aprendizes de um curso possibilita ao educador: I
II
. planejar atividades de acordo com a capacidadedos aprendizes.
III
. propor agrupamentos diferenciados da turma deaprendizes.
IV
. facilitar a avaliação da aprendizagem dos aprendizes.V
. preparar os aprendizes para a realização de exames.Está correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
II, IV e V.
I, II e III.
II, III e V.
II, III e IV.
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.
Nesta concepção, o professor é aquele que
organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.
considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.
convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.
participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.
realiza atividades indicadas para as crianças, reportando- se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.
A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém
cuja aprendizagem irá depender de suas competências preexistentes à situação formativa.
responsável por suas escolhas e dono de um modo próprio de perceber o mundo e as relações que dele fazem parte.
dependente do acompanhamento por parceiros experientes para desempenho de diferentes tarefas cognitivas.
com diferentes graus de motivação e de prontidão para a realização das tarefas de aprendizagem que lhe são propostas.
capaz de construir conhecimentos por meio de um contínuo esforço de organização e reorganização de significados, mediado pela ação educativa.
Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias
são sinônimos.
traduzem a habilidade em ensinar do professor.
não são relevantes para a prática de professores.
expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.
organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.
A videoconferência é um recurso pedagógico privilegiado na modalidade de Educação a Distância, pois
apresenta um baixo custo de implementação e manutenção, favorecendo assim sua viabilidade.
dispensa mediadores, uma vez que o vídeo é o principal recurso utilizado nesta modalidade.
possibilita a apresentação simultânea de imagem e áudio, favorecendo, em tempo real, a interação entre os participantes e mediador.
proporciona o autodidatismo, uma vez que os participantes podem desenvolver as atividades de modo autônomo.
tem como recurso principal o estabelecimento de comunicação via chat, que pode ser registrado para possíveis sistematizações.
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