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O currículo da Educação Básica deve
contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.
prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.
enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.
focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.
O colegiado escolar tem caráter
informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.
consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.
informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.
informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.
A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.
O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deverespeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.
conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.
providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.
Fazem parte da atuação do diretor
I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.
II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.
III. as ações que visam a qualidade do ensino.
IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.
V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, III e IV.
Em relação à formação continuada, o diretor
deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.
deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.
identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.
responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.
do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.
do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.
Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é
abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.
avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.
consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.
A organização de um grêmio estudantil constitui
uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.
uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.
um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.
um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.
Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se
na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.
nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.
em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.
em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.
Considere:
I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
II. Gestão democrática do ensino público.
III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.
Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
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