Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O currículo da Educação Básica deve

  • A.

    contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.

  • B.

    prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.

  • C.

    enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.

  • D.

    focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.

O colegiado escolar tem caráter

  • A.

    informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.

  • B.

    consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.

  • C.

    informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.

  • D.

    informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve

  • A.

    respeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.

  • B.

    conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.

  • C. solicitar a remoção imediata da professora, já que ela não atende as necessidades da escola.
  • D.

    providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.

Fazem parte da atuação do diretor

I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.

II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.

III. as ações que visam a qualidade do ensino.

IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.

V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

Em relação à formação continuada, o diretor

  • A.

    deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.

  • B.

    deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.

  • C.

    identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.

  • D.

    responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados

  • A.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.

  • B.

    do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.

  • C.

    do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.

  • D.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.

Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é

  • A.

    abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.

  • C.

    avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.

  • D.

    consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.

A organização de um grêmio estudantil constitui

  • A.

    uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.

  • B.

    uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.

  • C.

    um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.

  • D.

    um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.

Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se

  • A.

    na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.

  • B.

    nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.

  • C.

    em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.

  • D.

    em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

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