Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classe, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidade não leva em conta a desigualdade de condições.

A educação e a escola a que se refere o texto acima representam concepções e tendências da Educação no Brasil da pedagogia

  • a.

    liberal.

  • b.

    construtivista.

  • c.

    progressista libertária.

  • d.

    progressista libertadora.

  • e.

    crítico-social dos conteúdos.

"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]

(Kishimoto - 2000)

A partir do texto, a afirmação mais correta é:

  • A.

    Basta a motivação interna, proporcionada pelo lúdico, para a construção do conhecimento.

  • B.

    Os jogos pedagógicos são suficientes para a sistematização de conceitos.

  • C.

    Estímulos externos são dispensáveis na utilização de jogos pedagógicos na construção do conhecimento.

  • D.

    Não é necessária nenhuma preparação conceitual para a utilização de jogos pedagógicos.

  • E.

    Jogos pedagógicos são potencialmente úteis na construção do conhecimento.

Historicamente, o ensino obrigatório ficava restrito ao período necessário ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (no 9.394/96), observa-se um alargamento nesta concepção, constituindo a Educação Básica em:

  • a.

    pré-escola – ensino fundamental – ensino superior.

  • b.

    ensino fundamental – ensino médio – ensino superior.

  • c.

    pré-escola – ensino fundamental – educação de jovens e adultos.

  • d.

    educação infantil – ensino fundamental – ensino médio.

  • e.

    educação especial – educação infantil – educação de jovens e adultos.

Segundo a LDB, na educação infantil, a avaliação far-se-á:

I. sem o objetivo de promoção;

II. mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças;

III. através de avaliação formativa;

IV. através de testes objetivos e subjetivos.

São corretos APENAS os itens

  • a.

    I e II

  • b.

    I e IV

  • c.

    II e III

  • d.

    II e IV

  • e.

    III e IV

De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo alunos;

II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;

III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

IV. elevados níveis de repetência.

Estão corretos APENAS

  • a.

    I, II e III

  • b.

    I, III e IV

  • c.

    II, III e IV

  • d.

    II e III

  • e.

    III e IV

NÃO representa uma característica da escola tradicional:

  • a.

    a relação entre professor e aluno é magistrocêntrica.

  • b.

    ênfase para aula com metodologia expositiva.

  • c.

    o mestre detém o saber e a autoridade.

  • d.

    preocupa-se com as diferenças individuais.

  • e.

    passividade do aluno como simples receptor da tradição cultural.

Entre os desafios específicos que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos anos podemos citar:

  • a.

    estar reconhecida legalmente no âmbito da educação básica.

  • b.

    autonomia para elaborar seu projeto pedagógico.

  • c.

    a fundamentação de um novo conceito de criança como sujeito da educação.

  • d.

    reforçar a prática pedagógica assistencialista.

  • e.

    criar uma escola que prepare para o trabalho infantil.

Com base na atual LDBEN (Lei no 9.394/96) quanto ao tempo escolar destinado à oferta da Educação Básica, é obrigatório o cumprimento de

  • a.

    oito anos e quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e cento e oitenta dias letivos.

  • b.

    seis anos e pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • c.

    oito anos com cinco horas diárias de efetivo trabalho em sala de aula e aproximadamente duzentos dias letivos.

  • d.

    mínimo de seis anos e máximo de oito anos, com oito horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • e.

    de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera

  • a.

    municipal.

  • b.

    estadual.

  • c.

    federal.

  • d.

    particular.

  • e.

    estadual e federal.

São características da Escola Nova:

  • a.

    as experiências e o conhecimento técnico acumulado.

  • b.

    a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.

  • c.

    o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.

  • d.

    a centralidade no aluno e a valorização da atividade.

  • e.

    os trabalhos manuais e a memorização.

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