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A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classe, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidade não leva em conta a desigualdade de condições.
A educação e a escola a que se refere o texto acima representam concepções e tendências da Educação no Brasil da pedagogia
liberal.
construtivista.
progressista libertária.
progressista libertadora.
crítico-social dos conteúdos.
"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]
(Kishimoto - 2000)
A partir do texto, a afirmação mais correta é:
Basta a motivação interna, proporcionada pelo lúdico, para a construção do conhecimento.
Os jogos pedagógicos são suficientes para a sistematização de conceitos.
Estímulos externos são dispensáveis na utilização de jogos pedagógicos na construção do conhecimento.
Não é necessária nenhuma preparação conceitual para a utilização de jogos pedagógicos.
Jogos pedagógicos são potencialmente úteis na construção do conhecimento.
Historicamente, o ensino obrigatório ficava restrito ao período necessário ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (no 9.394/96), observa-se um alargamento nesta concepção, constituindo a Educação Básica em:
pré-escola – ensino fundamental – ensino superior.
ensino fundamental – ensino médio – ensino superior.
pré-escola – ensino fundamental – educação de jovens e adultos.
educação infantil – ensino fundamental – ensino médio.
educação especial – educação infantil – educação de jovens e adultos.
Segundo a LDB, na educação infantil, a avaliação far-se-á:
I. sem o objetivo de promoção;
II. mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças;
III. através de avaliação formativa;
IV. através de testes objetivos e subjetivos.
São corretos APENAS os itens
I e II
I e IV
II e III
II e IV
III e IV
De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I. maus tratos envolvendo alunos;
II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;
III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
IV. elevados níveis de repetência.
Estão corretos APENAS
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
II e III
III e IV
NÃO representa uma característica da escola tradicional:
a relação entre professor e aluno é magistrocêntrica.
ênfase para aula com metodologia expositiva.
o mestre detém o saber e a autoridade.
preocupa-se com as diferenças individuais.
passividade do aluno como simples receptor da tradição cultural.
Entre os desafios específicos que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos anos podemos citar:
estar reconhecida legalmente no âmbito da educação básica.
autonomia para elaborar seu projeto pedagógico.
a fundamentação de um novo conceito de criança como sujeito da educação.
reforçar a prática pedagógica assistencialista.
criar uma escola que prepare para o trabalho infantil.
Com base na atual LDBEN (Lei no 9.394/96) quanto ao tempo escolar destinado à oferta da Educação Básica, é obrigatório o cumprimento de
oito anos e quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e cento e oitenta dias letivos.
seis anos e pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.
oito anos com cinco horas diárias de efetivo trabalho em sala de aula e aproximadamente duzentos dias letivos.
mínimo de seis anos e máximo de oito anos, com oito horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.
de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera
municipal.
estadual.
federal.
particular.
estadual e federal.
São características da Escola Nova:
as experiências e o conhecimento técnico acumulado.
a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.
o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.
a centralidade no aluno e a valorização da atividade.
os trabalhos manuais e a memorização.
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