Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Acriança na fase perceptivo motora é capaz de:

  • A.

    realizar operações formais.

  • B.

    compreender o mundo por processos cognitivos.

  • C.

    compreender a relação espacial e temporal.

  • D.

    realizar comparação e analise sistemática.

  • E.

    epigênise da identidade.

Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:

  • A.

    irrealizável.

  • B.

    fadada ao fracasso.

  • C.

    que não pode ser realizada integralmente.

  • D.

    que só pode ser realizada se for integrada com a psicanálise.

  • E.

    impraticável.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles:

  • A.

    respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

  • B.

    justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.

  • C.

    diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais.

  • D.

    solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo.

  • E.

    respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais.

Compõem o Sistema Municipal de Ensino:

  • A.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

  • B.

    as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de Educação Superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos federais de educação.

  • C.

    as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos municipais de educação.

  • D.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • E.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, além dos órgãos municipais de educação.

A psicanálise contribuiu no campo da educação a partir de seu atravessamento pela noção de:

  • A.

    jogos e atividades artísticas.

  • B.

    terapia emocional.

  • C.

    organização social e cultural.

  • D.

    sujeito e desejo.

  • E.

    cognição e família

Segundo Alicia Fernandes, a origem do problema de aprendizagem se encontra:

  • A.

    nos pais.

  • B.

    na estrutura individual do paciente.

  • C.

    na rede de vínculos familiares.

  • D.

    na escola.

  • E.

    na geração de antecessores.

Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido , que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é

  • A.

    humildade.

  • B.

    certeza do saber.

  • C.

    visão futurista.

  • D.

    atitude.

  • E.

    concentração.

Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:

  • A.

    induzida

  • B.

    puramente positiva.

  • C.

    puramente negativa.

  • D.

    formal

  • E.

    livresca

A primeira entrevista psicopedagógica deve ser realizada:

  • A.

    unicamente com a criança.

  • B.

    focada nos problemas familiares.

  • C. centrada nos problemas de aprendizagem.
  • D.

    estritamente formal.

  • E.

    unicamente com a família.

O pensamento multicultural tenta viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares, monoculturais e dominante. Ao lidarmos com o múltiplo, estamos praticando um processo de aprendizagem que leva em conta e valoriza a:

  • A.

    uniformidade das identidades.

  • B.

    identidade e diferença.

  • C.

    perspectiva dominante da cultura.

  • D.

    hierarquização cultural.

  • E.

    síntese cultural.

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