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As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As crianças aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas no ambiente da sala de aula.
Todas as pessoas que atuam na escola desempenham papéis educativos.
As leis e os regulamentos oficiais da escola podem ser ignorados por determinadas pessoas da equipe técnico-adminstrativa.
O êxito do trabalho escolar independe das instalações físicas da instituição.
O projeto político pedagógico deve se restringir em atender apenas às necessidades e às expectativas da comunidade.
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.
A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados.
Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil.
A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.
Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.
Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.
A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.
A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.
O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.
As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.
Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.
O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.
O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.
A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.
O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.
Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.
A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.
Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).
O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.
As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.
No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.
Os indicadores educacionais surgem como instrumentos-chaves para a legitimação de novas políticas educacionais. Essa cultura desvaloriza o desempenho estudantil e a variedade de habilidades que devem ser exploradas pela escola.
No século XXI, a gestão da escola não deve levar em conta os dados estatísticos, e os índices de produtividade estão focados no trabalho com a mudança de qualidades, disposições e sensibilidades interiores, que se instalam em um novo tipo de disciplina e de governo que orienta a ação das pessoas dentro desse novo contexto.
O censo escolar é um levantamento de estatísticas educacionais em escala nacional, realizado anualmente. Seu objetivo principal é levantar e fornecer informações para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional do país.
A análise dos indicadores educacionais não precisa ter conexão com as teorias educacionais e, consequentemente, com a reflexão crítica.
As pesquisas quantitativas em educação são realizadas com o objetivo de levantar os dados estatísticos, mas não conseguem refletir qualitativamente o que se realiza na gestão escolar.
Plano de aula deve ser entendido como
roteiro organizado das unidades didáticas do ano.
detalhamento do plano de ensino.
plano administrativo da unidade escolar.
guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
aquele que é elaborado pela comunidade escolar.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias acerca de princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
O objetivo das DCN é direcionar as práticas educacionais em nosso país, independentemente das variedades curriculares já existentes ou em processo de elaboração em estados e municípios.
De acordo com as DCN, as propostas pedagógicas podem ser reducionistas ou excludentes, criando escola para pobres, para grupos étnicos e para religiosos.
Diferentemente do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes são regras que, necessariamente, precisam ser implementadas nas escolas.
As DCN orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.
A base nacional comum a que se referem as DCN apresenta um conjunto de disciplinas obrigatórias que devem ser encontradas em todos os currículos nacionais.
Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos.
A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação.
Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta.
A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento.
A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola.
Compete às escolas dos sistemas do ensino brasileiro, a partir de suas próprias propostas pedagógicas, a definição de seus calendários e formas de funcionamento e, por consequência, de seus regimentos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ao definir suas propostas pedagógicas e seus regimentos, as escolas estarão compartilhando princípios de responsabilidade, em um contexto de inflexibilidade teórico-metodológica de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos processos educacionais revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de alunos e professores.
O Ministério da Educação impõe uma norma educacional às escolas brasileiras, a fim de garantir que a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, baseado nos princípios democráticos.
As propostas pedagógicas e os regimentos das unidades escolares devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais e os demais dispositivos legais.
Ao implementar um Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o MEC cria uma forma de classificar as escolas e os sistemas escolares, com o objetivo de melhorar a educação.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações, na busca de uma melhoria da qualidade da educação, com o objetivo de resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem.
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