Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As crianças aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas no ambiente da sala de aula.

  • B.

    Todas as pessoas que atuam na escola desempenham papéis educativos.

  • C.

    As leis e os regulamentos oficiais da escola podem ser ignorados por determinadas pessoas da equipe técnico-adminstrativa.

  • D.

    O êxito do trabalho escolar independe das instalações físicas da instituição.

  • E.

    O projeto político pedagógico deve se restringir em atender apenas às necessidades e às expectativas da comunidade.

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.

  • B.

    A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados.

  • C.

    Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil.

  • D.

    A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.

  • E.

    Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.

  • B.

    A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.

  • C.

    A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.

  • D.

    O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.

  • E.

    As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.

Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.

  • B.

    O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.

  • C.

    O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.

  • D.

    A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.

  • E.

    O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.

Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  • A.

    Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.

  • B.

    A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.

  • C.

    Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).

  • D.

    O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.

  • E.

    As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os indicadores educacionais surgem como instrumentos-chaves para a legitimação de novas políticas educacionais. Essa cultura desvaloriza o desempenho estudantil e a variedade de habilidades que devem ser exploradas pela escola.

  • B.

    No século XXI, a gestão da escola não deve levar em conta os dados estatísticos, e os índices de produtividade estão focados no trabalho com a mudança de qualidades, disposições e sensibilidades interiores, que se instalam em um novo tipo de disciplina e de governo que orienta a ação das pessoas dentro desse novo contexto.

  • C.

    O censo escolar é um levantamento de estatísticas educacionais em escala nacional, realizado anualmente. Seu objetivo principal é levantar e fornecer informações para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional do país.

  • D.

    A análise dos indicadores educacionais não precisa ter conexão com as teorias educacionais e, consequentemente, com a reflexão crítica.

  • E.

    As pesquisas quantitativas em educação são realizadas com o objetivo de levantar os dados estatísticos, mas não conseguem refletir qualitativamente o que se realiza na gestão escolar.

Plano de aula deve ser entendido como

  • A.

    roteiro organizado das unidades didáticas do ano.

  • B.

    detalhamento do plano de ensino.

  • C.

    plano administrativo da unidade escolar.

  • D.

    guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

  • E.

    aquele que é elaborado pela comunidade escolar.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias acerca de princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O objetivo das DCN é direcionar as práticas educacionais em nosso país, independentemente das variedades curriculares já existentes ou em processo de elaboração em estados e municípios.

  • B.

    De acordo com as DCN, as propostas pedagógicas podem ser reducionistas ou excludentes, criando escola para pobres, para grupos étnicos e para religiosos.

  • C.

    Diferentemente do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes são regras que, necessariamente, precisam ser implementadas nas escolas.

  • D.

    As DCN orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.

  • E.

    A base nacional comum a que se referem as DCN apresenta um conjunto de disciplinas obrigatórias que devem ser encontradas em todos os currículos nacionais.

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos.

  • B.

    A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação.

  • C.

    Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta.

  • D.

    A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento.

  • E.

    A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola.

Compete às escolas dos sistemas do ensino brasileiro, a partir de suas próprias propostas pedagógicas, a definição de seus calendários e formas de funcionamento e, por consequência, de seus regimentos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao definir suas propostas pedagógicas e seus regimentos, as escolas estarão compartilhando princípios de responsabilidade, em um contexto de inflexibilidade teórico-metodológica de ações pedagógicas, em que o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos processos educacionais revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de alunos e professores.

  • B.

    O Ministério da Educação impõe uma norma educacional às escolas brasileiras, a fim de garantir que a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, baseado nos princípios democráticos.

  • C.

    As propostas pedagógicas e os regimentos das unidades escolares devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais e os demais dispositivos legais.

  • D.

    Ao implementar um Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o MEC cria uma forma de classificar as escolas e os sistemas escolares, com o objetivo de melhorar a educação.

  • E.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações, na busca de uma melhoria da qualidade da educação, com o objetivo de resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem.

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