Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.

I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.

II Alto nível de qualificação e competência profissional.

III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.

IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.

V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.

  • B.

    Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.

  • C.

    O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.

  • D.

    A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.

  • E.

    Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.

  • B.

    Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.

  • C.

    O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.

  • D.

    A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.

  • E.

    Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.

A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.

  • B.

    Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.

  • C.

    Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.

  • D.

    Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.

  • E.

    Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.

Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.

  • B.

    organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.

  • C.

    o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.

  • D.

    as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.

  • E.

    uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.

  • B.

    De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.

  • C.

    O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.

  • D.

    A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.

  • E.

    Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.

O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao educador social, compete a assistência social.

  • B.

    Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.

  • C.

    A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.

  • D.

    O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.

  • E.

    A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.

A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que

  • A.

    é a expressão da cultura da escola.

  • B.

    é um documento que cumpre as exigências legais, mas não interfere na ação pedagógica.

  • C.

    deve ser elaborado exclusivamente pelo corpo docente.

  • D.

    é caracterizado por uma imposição do sistema de ensino público, mas é optativo para as escolas particulares.

  • E.

    sua consolidação independe de avaliações internas e externas.

Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.

  • B.

    Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.

  • C.

    Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.

  • D.

    A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.

  • E.

    A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.

A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.

  • B.

    Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.

  • C.

    Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.

  • D.

    Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.

  • E.

    Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.

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