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Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.
I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.
II Alto nível de qualificação e competência profissional.
III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.
IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.
V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.
Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.
O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.
A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.
Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.
Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.
Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.
O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.
A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.
Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.
A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.
Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.
Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.
Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.
Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.
Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.
organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.
o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.
as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.
uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.
Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.
A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.
De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.
O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.
A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.
Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.
O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Ao educador social, compete a assistência social.
Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.
A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.
O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.
A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.
A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que
é a expressão da cultura da escola.
é um documento que cumpre as exigências legais, mas não interfere na ação pedagógica.
deve ser elaborado exclusivamente pelo corpo docente.
é caracterizado por uma imposição do sistema de ensino público, mas é optativo para as escolas particulares.
sua consolidação independe de avaliações internas e externas.
Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.
Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.
Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.
A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.
A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.
A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.
Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.
Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.
Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.
Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.
Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.
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