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Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.
o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.
a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.
a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.
os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.
A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A educação escolar é uma tarefa social.
O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.
O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.
A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.
O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.
É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula
objetivo confuso.
falhas na execução.
indefinição do problema.
envolvimento da equipe.
execução confusa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.
A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.
Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.
O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.
Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.
Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.
A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Todo plano de trabalho de um projeto pedagógico tem um cronograma, no qual apenas algumas tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, data de término e nome dos responsáveis.
Por se tratar de um projeto, não existe a necessidade de um cronograma fechado em sua implementação. Os resultados do projeto e a data para sua finalização só serão previstos no decorrer de sua execução.
A avaliação do projeto deve ocorrer apenas na finalização de suas atividades, e não no processo de implementação.
Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir, com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo e, assim, poder reprogramar tarefas, providências e prazos.
A avaliação dos projetos pedagógicos de sala de aula deve ser realizada apenas na forma de provas objetivas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.
O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.
A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.
Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.
Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.
Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.
Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.
Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.
O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.
A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.
Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.
Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.
Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.
Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.
Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.
Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.
A aprendizagem é um processo de vinculação que se dá na relação entre o ensinante e o aprendente; ocorre, portanto, entre subjetividades.
A aprendizagem tem um caráter objetivo e não implica desejo por parte do aprendente.
O conhecimento é o resultado de uma construção do sujeito na interação com os objetos; por isso, independe da atuação do ensinante.
Aprendizagem é uma construção singular em que o sujeito se envolve e que independe de seus conhecimentos anteriores, pois basta transformar as informações em conhecimento.
O problema de aprendizagem não pode ser um sintoma de outros conflitos ou ainda uma inibição cognitiva.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.
Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.
A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.
A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.
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