Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.

  • B.

    o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.

  • C.

    a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.

  • D.

    a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

  • E.

    os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.

A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A educação escolar é uma tarefa social.

  • B.

    O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.

  • C.

    O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.

  • D.

    A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.

  • E.

    O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.

É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula

  • A.

    objetivo confuso.

  • B.

    falhas na execução.

  • C.

    indefinição do problema.

  • D.

    envolvimento da equipe.

  • E.

    execução confusa.

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.

  • C.

    O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.

  • D.

    Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.

  • E.

    Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.

A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todo plano de trabalho de um projeto pedagógico tem um cronograma, no qual apenas algumas tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, data de término e nome dos responsáveis.

  • B.

    Por se tratar de um projeto, não existe a necessidade de um cronograma fechado em sua implementação. Os resultados do projeto e a data para sua finalização só serão previstos no decorrer de sua execução.

  • C.

    A avaliação do projeto deve ocorrer apenas na finalização de suas atividades, e não no processo de implementação.

  • D.

    Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir, com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo e, assim, poder reprogramar tarefas, providências e prazos.

  • E.

    A avaliação dos projetos pedagógicos de sala de aula deve ser realizada apenas na forma de provas objetivas.

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.

  • B.

    O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.

  • C.

    A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.

  • D.

    Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.

  • E.

    Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.

Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.

  • B.

    Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.

  • C.

    Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.

  • D.

    O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.

  • E.

    A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  • A.

    Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.

  • B.

    Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.

  • C.

    Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.

  • D.

    Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.

  • E.

    Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.

Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A aprendizagem é um processo de vinculação que se dá na relação entre o ensinante e o aprendente; ocorre, portanto, entre subjetividades.

  • B.

    A aprendizagem tem um caráter objetivo e não implica desejo por parte do aprendente.

  • C.

    O conhecimento é o resultado de uma construção do sujeito na interação com os objetos; por isso, independe da atuação do ensinante.

  • D.

    Aprendizagem é uma construção singular em que o sujeito se envolve e que independe de seus conhecimentos anteriores, pois basta transformar as informações em conhecimento.

  • E.

    O problema de aprendizagem não pode ser um sintoma de outros conflitos ou ainda uma inibição cognitiva.

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.

  • B.

    Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.

  • C.

    A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.

  • E.

    A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...