Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas.

  • B.

    O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos.

  • C.

    Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias.

  • D.

    O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas.

  • E.

    Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos.

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Novos conteúdos e novos objetivos serão letra morta, se surgirem de um processo que não contemple a participação efetiva dos agentes educacionais no processo de planejamento e na elaboração do Plano Escolar.

  • B.

    O planejamento caracteriza-se pelo processo único de planejar; acompanhar e avaliar são ações que se distinguem desse processo.

  • C.

    O processo de planejamento participativo ignora a transformação uma dada realidade.

  • D.

    Um novo planejamento só deve ser elaborado ao final do prazo de cumprimento das metas do anterior, que deve ser de, no mínimo, um ano de duração.

  • E.

    O planejamento e o Plano Escolar não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.

Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A conformação é característica exclusiva do currículo.

  • B.

    A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares.

  • C.

    A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos.

  • D.

    A resistência não é elemento que se apresenta no currículo.

  • E.

    O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência.

O currículo

I é a expressão da função socializadora da escola.

II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.

III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.

IV contém um único tipo de componente pedagógico.

V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A maioria dos autores que discute o currículo mostra-se comprometida com as teorias marxistas.

  • B.

    Autores como Apple e Giroux começaram a ser mais discutidos no Brasil a partir do final dos anos 80 do século XX.

  • C.

    A educação popular enfoca no currículo a participação ativa do sujeito do conhecimento.

  • D.

    Após o processo de redemocratização brasileira, desenvolveu-se na educação uma maior aproximação e utilização das ideias dos autores americanos.

  • E.

    Os educadores populares mostram-se pouco receptivos à ênfase dos métodos e das técnicas dos curriculistas tradicionais.

A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os autores que defendem a Escola Nova adotam um currículo reprodutivista.

  • B.

    Os autores da educação popular são adeptos de currículos conteudistas.

  • C.

    Os conteudistas tendem a apresentar uma crítica exagerada a outras tendências e orientações.

  • D.

    A tendência tecnicista tem sua ênfase curricular no conhecimento significativo.

  • E.

    A Escola Nova foi um movimento que não tratou de currículos.

O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência

  • A.

    progressista libertadora.

  • B.

    liberal tecnicista.

  • C.

    progressista libertária.

  • D.

    liberal tradicional.

  • E.

    crítico-social dos conteúdos.

Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de indicadores sociais e educacionais tiveram início ainda nas décadas de 20 e de 30 do século XX. No Brasil, a produção e a análise de indicadores sociais relacionam-se ao crescimento econômico do período do pós-guerra até 1980, que levou o país a ingressar no grupo das dez maiores economias do mundo; consequentemente, esse período foi marcado pelo começo de profundas transformações estruturais, em gestão, controle e em relação às demandas sociais. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Atualmente, as estatísticas revelam melhorias de uma série de indicadores, com a redução das desigualdades sociais no Brasil, nos últimos anos.

  • B.

    Em contradição aos indicadores positivos, como o aumento da escolarização básica e o da alfabetização nas décadas finais do século XX no Brasil, ocorreu também, o aumento das desigualdades educacionais.

  • C.

    O aumento da escolarização reflete-se diretamente na melhoria dos indicadores sociais brasileiros.

  • D.

    O aumento da escolarização significa melhor qualidade da educação, o que prova que hoje as escolas brasileiras são mais qualificadas do que as da década de 50 do século XX.

  • E.

    As avaliações do MEC para a educação básica têm mostrado um aumento na qualidade do ensino, mas não conseguem provar o aumento de escolaridade dos brasileiros.

Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino.

  • B.

    O IDEB é medido anualmente.

  • C.

    Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação.

  • D.

    O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação.

  • E.

    Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100.

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De acordo com a LDB, somente poderão ser professores aqueles que se graduarem em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e em institutos superiores de educação,

  • B.

    Mesmo depois de treze anos de aprovação da LDB, em alguns estados do país, admite-se, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, o nível médio na modalidade Normal.

  • C.

    Ao se licenciar no curso de pedagogia, independentemente da habilitação, o graduado poderá ser professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Quando uma pessoa faz qualquer curso de licenciatura e depois uma pós-graduação em educação infantil ou em uma área de conhecimento do ensino fundamental, estará habilitada para ser professor(a) da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    De acordo com as novas Diretrizes (2007), curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como outros profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.

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