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As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas.
O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos.
Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias.
O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas.
Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos.
A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.
Novos conteúdos e novos objetivos serão letra morta, se surgirem de um processo que não contemple a participação efetiva dos agentes educacionais no processo de planejamento e na elaboração do Plano Escolar.
O planejamento caracteriza-se pelo processo único de planejar; acompanhar e avaliar são ações que se distinguem desse processo.
O processo de planejamento participativo ignora a transformação uma dada realidade.
Um novo planejamento só deve ser elaborado ao final do prazo de cumprimento das metas do anterior, que deve ser de, no mínimo, um ano de duração.
O planejamento e o Plano Escolar não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.
Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A conformação é característica exclusiva do currículo.
A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares.
A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos.
A resistência não é elemento que se apresenta no currículo.
O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência.
O currículo
I é a expressão da função socializadora da escola.
II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.
III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.
IV contém um único tipo de componente pedagógico.
V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A maioria dos autores que discute o currículo mostra-se comprometida com as teorias marxistas.
Autores como Apple e Giroux começaram a ser mais discutidos no Brasil a partir do final dos anos 80 do século XX.
A educação popular enfoca no currículo a participação ativa do sujeito do conhecimento.
Após o processo de redemocratização brasileira, desenvolveu-se na educação uma maior aproximação e utilização das ideias dos autores americanos.
Os educadores populares mostram-se pouco receptivos à ênfase dos métodos e das técnicas dos curriculistas tradicionais.
A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os autores que defendem a Escola Nova adotam um currículo reprodutivista.
Os autores da educação popular são adeptos de currículos conteudistas.
Os conteudistas tendem a apresentar uma crítica exagerada a outras tendências e orientações.
A tendência tecnicista tem sua ênfase curricular no conhecimento significativo.
A Escola Nova foi um movimento que não tratou de currículos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência
progressista libertadora.
liberal tecnicista.
progressista libertária.
liberal tradicional.
crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de indicadores sociais e educacionais tiveram início ainda nas décadas de 20 e de 30 do século XX. No Brasil, a produção e a análise de indicadores sociais relacionam-se ao crescimento econômico do período do pós-guerra até 1980, que levou o país a ingressar no grupo das dez maiores economias do mundo; consequentemente, esse período foi marcado pelo começo de profundas transformações estruturais, em gestão, controle e em relação às demandas sociais. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Atualmente, as estatísticas revelam melhorias de uma série de indicadores, com a redução das desigualdades sociais no Brasil, nos últimos anos.
Em contradição aos indicadores positivos, como o aumento da escolarização básica e o da alfabetização nas décadas finais do século XX no Brasil, ocorreu também, o aumento das desigualdades educacionais.
O aumento da escolarização reflete-se diretamente na melhoria dos indicadores sociais brasileiros.
O aumento da escolarização significa melhor qualidade da educação, o que prova que hoje as escolas brasileiras são mais qualificadas do que as da década de 50 do século XX.
As avaliações do MEC para a educação básica têm mostrado um aumento na qualidade do ensino, mas não conseguem provar o aumento de escolaridade dos brasileiros.
Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.
O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino.
O IDEB é medido anualmente.
Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação.
O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação.
Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100.
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com a LDB, somente poderão ser professores aqueles que se graduarem em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e em institutos superiores de educação,
Mesmo depois de treze anos de aprovação da LDB, em alguns estados do país, admite-se, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, o nível médio na modalidade Normal.
Ao se licenciar no curso de pedagogia, independentemente da habilitação, o graduado poderá ser professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Quando uma pessoa faz qualquer curso de licenciatura e depois uma pós-graduação em educação infantil ou em uma área de conhecimento do ensino fundamental, estará habilitada para ser professor(a) da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
De acordo com as novas Diretrizes (2007), curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como outros profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.
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