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Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão não deve ser assumida pelo professor, e sim pelo diretor ou por outras pessoas ligadas ao setor administrativo da escola.
Gestão do conteúdo refere-se ao preparo das aulas e à administração do tempo e dos espaços escolares propícios ao processo de ensino e aprendizagem.
A gestão da conduta refere-se exclusivamente ao dever do professor de cuidar de sua aparência em sala de aula, pois ele deve ser exemplo para os alunos.
A gestão do consenso é realizada, quando o professor consegue fazer que todos os alunos concordem com o que ele está dizendo.
A gestão da conduta e do consenso são a mesma coisa, fazem que os alunos se comportem bem.
A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino.
É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas.
A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano.
Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos.
A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.
Planeja, realiza e avalia situações didáticas que permitam a criação de estratégias de ensino e avaliação.
Provoca mudanças de comportamento.
Assume uma prática pedagógica não aberta a críticas.
Está em uma reconstrução constante de seu fazer pedagógico.
Combate avaliações conservadoras.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória.
Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC.
Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver.
De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.
A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.
No início do ano letivo.
No início da unidade de ensino.
Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Diariamente, em cada aula.
No encerramento do processo de ensino, ao final do ano letivo.
Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa.
Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados.
Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos.
Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem.
Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão.
Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados.
A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ocorre ao final de determinada etapa do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu.
Verifica se o aluno possui determinadas habilidades, consideradas pré-requisitos para novas aprendizagens.
Acontece durante o processo, incluindo todos os conteúdos importantes de uma etapa de aprendizagem.
Verifica como estão todos os departamentos da escola, desde a infraestrutura, o projeto pedagógico até os procedimentos didáticos de sala de aula.
Identifica se os livros didáticos apontados estão coerentes com a proposta educacional da escola.
Leia o seguinte texto.
Consiste na coleção dos trabalhos realizados pelo aluno no decorrer de uma disciplina, de um curso, ou mesmo durante alguns anos, como ao longo de um ciclo de estudos. Além de sua própria produção acadêmica, o aluno é incentivado a fazer o registro de suas reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, opiniões, dúvidas, dificuldades, reações aos conteúdos e aos textos indicados, às técnicas de ensino, sentimentos, situações vividas nas relações interpessoais e outros aspectos.
Profundas mudanças estão sendo realizadas nos cursos de graduação em odontologia visando formar profissionais adequados às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, inserem-se as metodologias ativas, as quais visam construir um perfil acadêmico e profissional com competências, habilidades e conteúdos contemporâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia ativa a que o texto acima se refere.
Método do arco
Desempenho de papéis
Sistema personalizado de instrução
Aprendizagem baseada em problema
Portfólio
Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que
projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.
projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.
projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.
projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.
projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.
A palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar.
A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar.
Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar.
O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira.
O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender.
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