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De acordo com Jean Piaget, um dos períodos do desenvolvimento é o das operações concretas, que ocorre
entre 0 e 2 anos de idade.
entre 2 e 7 anos de idade.
entre 7 e 12 anos de idade.
entre 12 e 18 anos de idade.
na vida adulta.
De acordo com os conceitos de currículo apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é correto afirmar que
o currículo oculto é aquele não dito, que tanto alunos quanto professores trazem carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.
o currículo em ação deve ser entendido como os planos e as propostas pedagógicas elaborados e executados na escola.
o currículo formal é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.
o currículo não interfere na forma de organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre áreas de conhecimentos e aspectos da vida cidadã.
o currículo real é aquele que se apresenta na proposta pedagógica da escola, construída com a participação de toda a comunidade escolar.
Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que
a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.
é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.
não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.
a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola.
a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.
À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica
promover a integração e a articulação entre a escola e a comunidade, com apoio e iniciativa do conselho da escola.
supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da escola, bem como as atividades com os pais e a comunidade, e responder por todas essas atividades.
garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.
prestar assistência pedagógico-didática aos professores, por meio de observação de aulas, desenvolvimento de planos de ensino, práticas de gestão e desenvolvimento de competência reflexiva.
conferir e assinar documentos escolares, encaminhar processos e dar andamento aos expedientes da escola, em comum acordo com a secretaria.
Nos anos 80 do século XX, o Brasil passou por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que refletiram diretamente na forma de ensinar e na concepção de currículo das escolas de educação básica. Acerca desse tema, é correto afirmar que
vários estudos e documentos oficiais do MEC/INEP discutiram o ensino do primeiro grau.
a preocupação nesse momento da história brasileira direcionava-se ao currículo do ensino médio.
a grande maioria dos autores da educação voltava-se para a discussão da importância do tecnicismo na educação.
as universidades transformaram o currículo da educação superior, imediatamente após a saída do governo militar.
a Escola para Todos foi instalada após os anos 70 do século XX, e a grande preocupação do governo era a de proporcionar um currículo de qualidade aos estudantes.
Todos os membros da equipe escolar devem estar envolvidos nas ações de natureza pedagógico-curricular, em que cada um exerce papéis especificamente determinados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Aos professores cabe gerir o processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas.
Ao diretor cabe o acompanhamento das atividades de sala de aula.
Ao orientador educacional compete o acompanhamento das atividades de formação continuada dos professores.
À comunidade escolar compete intermediar as relações entre a escola e os sistemas de ensino.
A coordenação pedagógica tem como principal atribuição a assistência didático-pedagógica aos professores.
O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.
A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.
A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.
No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.
O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.
De acordo com vários autores, a educação continuada pressupõe a possibilidade de considerarem-se as múltiplas inter-relações do que se aprende na vida e com o que se aprende na profissão de professor. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
O tema da educação continuada é uma área complexa dentro do campo educacional.
A educação continuada é um processo variável conforme a situação. Sua relevância está ligada às possibilidades de auxílio que, necessariamente, deve prestar.
A educação continuada, em um sentido mais estreito, pode ser pensada em ações organizadas para promover auxílio de formação nos aspectos desejados ou detectados como necessários.
A formação continuada independe da formação inicial dos professores; por isso, deve ser realizada exclusivamente na escola.
O uso do termo educação continuada permite que se pense na necessidade de ajuda constante. Como está sempre aprendendo, é preciso que o homem tenha consciência desses processos.
Acerca da cultura organizacional da escola, é correto afirmar que
o termo, bastante utilizado na administração, não se aplica à escola.
o termo recorre aos aspectos formais da organização escolar.
o termo corresponde ao clima organizacional, ambiente da escola.
a cultura organizacional independe dos valores individuais.
o termo diz respeito às características culturais apenas dos professores.
Acerca da supervisão educacional, é correto afirmar que
a função do supervisor educacional deve ser exclusivamente técnica.
o supervisor educacional é um profissional especialista em educação e com função reflexiva, crítica e consciente em todas as direções.
só poderá assumir o papel de supervisor aquele que tiver habilitação em Pedagogia.
a supervisão não pode ser compreendida como uma função educativa.
o papel da supervisão independe das ações traçadas no projeto político-pedagógico da escola.
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