Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Jean Piaget, um dos períodos do desenvolvimento é o das operações concretas, que ocorre

  • A.

    entre 0 e 2 anos de idade.

  • B.

    entre 2 e 7 anos de idade.

  • C.

    entre 7 e 12 anos de idade.

  • D.

    entre 12 e 18 anos de idade.

  • E.

    na vida adulta.

De acordo com os conceitos de currículo apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é correto afirmar que

  • A.

    o currículo oculto é aquele não dito, que tanto alunos quanto professores trazem carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.

  • B.

    o currículo em ação deve ser entendido como os planos e as propostas pedagógicas elaborados e executados na escola.

  • C.

    o currículo formal é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.

  • D.

    o currículo não interfere na forma de organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre áreas de conhecimentos e aspectos da vida cidadã.

  • E.

    o currículo real é aquele que se apresenta na proposta pedagógica da escola, construída com a participação de toda a comunidade escolar.

Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que

  • A.

    a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.

  • B.

    é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.

  • C.

    não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.

  • D.

    a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola.

  • E.

    a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

  • A.

    promover a integração e a articulação entre a escola e a comunidade, com apoio e iniciativa do conselho da escola.

  • B.

    supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da escola, bem como as atividades com os pais e a comunidade, e responder por todas essas atividades.

  • C.

    garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.

  • D.

    prestar assistência pedagógico-didática aos professores, por meio de observação de aulas, desenvolvimento de planos de ensino, práticas de gestão e desenvolvimento de competência reflexiva.

  • E.

    conferir e assinar documentos escolares, encaminhar processos e dar andamento aos expedientes da escola, em comum acordo com a secretaria.

Nos anos 80 do século XX, o Brasil passou por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que refletiram diretamente na forma de ensinar e na concepção de currículo das escolas de educação básica. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    vários estudos e documentos oficiais do MEC/INEP discutiram o ensino do primeiro grau.

  • B.

    a preocupação nesse momento da história brasileira direcionava-se ao currículo do ensino médio.

  • C.

    a grande maioria dos autores da educação voltava-se para a discussão da importância do tecnicismo na educação.

  • D.

    as universidades transformaram o currículo da educação superior, imediatamente após a saída do governo militar.

  • E.

    a Escola para Todos foi instalada após os anos 70 do século XX, e a grande preocupação do governo era a de proporcionar um currículo de qualidade aos estudantes.

Todos os membros da equipe escolar devem estar envolvidos nas ações de natureza pedagógico-curricular, em que cada um exerce papéis especificamente determinados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Aos professores cabe gerir o processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas.

  • B.

    Ao diretor cabe o acompanhamento das atividades de sala de aula.

  • C.

    Ao orientador educacional compete o acompanhamento das atividades de formação continuada dos professores.

  • D.

    À comunidade escolar compete intermediar as relações entre a escola e os sistemas de ensino.

  • E.

    A coordenação pedagógica tem como principal atribuição a assistência didático-pedagógica aos professores.

O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.

  • B.

    A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.

  • C.

    A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.

  • D.

    No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.

  • E.

    O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.

De acordo com vários autores, a educação continuada pressupõe a possibilidade de considerarem-se as múltiplas inter-relações do que se aprende na vida e com o que se aprende na profissão de professor. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O tema da educação continuada é uma área complexa dentro do campo educacional.

  • B.

    A educação continuada é um processo variável conforme a situação. Sua relevância está ligada às possibilidades de auxílio que, necessariamente, deve prestar.

  • C.

    A educação continuada, em um sentido mais estreito, pode ser pensada em ações organizadas para promover auxílio de formação nos aspectos desejados ou detectados como necessários.

  • D.

    A formação continuada independe da formação inicial dos professores; por isso, deve ser realizada exclusivamente na escola.

  • E.

    O uso do termo educação continuada permite que se pense na necessidade de ajuda constante. Como está sempre aprendendo, é preciso que o homem tenha consciência desses processos.

Acerca da cultura organizacional da escola, é correto afirmar que

  • A.

    o termo, bastante utilizado na administração, não se aplica à escola.

  • B.

    o termo recorre aos aspectos formais da organização escolar.

  • C.

    o termo corresponde ao clima organizacional, ambiente da escola.

  • D.

    a cultura organizacional independe dos valores individuais.

  • E.

    o termo diz respeito às características culturais apenas dos professores.

Acerca da supervisão educacional, é correto afirmar que

  • A.

    a função do supervisor educacional deve ser exclusivamente técnica.

  • B.

    o supervisor educacional é um profissional especialista em educação e com função reflexiva, crítica e consciente em todas as direções.

  • C.

    só poderá assumir o papel de supervisor aquele que tiver habilitação em Pedagogia.

  • D.

    a supervisão não pode ser compreendida como uma função educativa.

  • E.

    o papel da supervisão independe das ações traçadas no projeto político-pedagógico da escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...