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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Essa linha de pensamento concorda que as ênfases da educação devam ser a avaliação, a reprovação e a repetência; por isso, não avança além da cultura da exclusão.
O fracasso escolar e o processo disciplinar e seriado de ensino-aprendizagem não tem relação com a redução do direito à educação básica.
O direito à educação básica continua entendido como ensino com todas as conotações disciplinares seriadas, escalonadas, avaliativas e seletivas que esse conceito adquiriu ao longo da história da educação brasileira.
A superação da cultura do fracasso não passa pela retomada de uma discussão política acerca dos componentes do direito à formação básica e universal.
Os termos sistema de educação ou de ensino colocados na LDB deixam de ser uma questão semântica para ser uma questão política, mas não expressam os conflitos em torno do conteúdo dado ao direito à educação básica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Nessa concepção didática, há um entendimento idealista da dialética, que se resume no ato de transformar as questões sociais em diálogo, no qual todos têm espaço para expor suas ideias, sem haver uma reordenação teórica destas.
Não é possível a emancipação do sujeito sem que ele se aproprie de conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente, tendo como ponto de partida e de chegada a prática social vivida pelo educando, respeitando as três fases do método dialético prática, teoria, prática.
A ideia de práxis, defendida pelos marxistas, não se aplica aqui pelo fato de transformar a educação em um ato político. Essa concepção está mais preocupada com as questões histórico-críticas que com as políticas.
Essa concepção defende a emancipação do educando por meio da retrospectiva histórico-crítica. Por isso, tem como fundamento psicológico as teorias da aprendizagem focadas no estímulo e na resposta.
A emancipação do sujeito ocorre de diferentes formas: a educação é um importante instrumento; mas, sem ela, é possível se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados.
No contexto escolar, o termo que corresponde ao conceito mencionado no texto acima é
intimidação gratuita.
inadaptação.
behaviorismo.
acomodação.
bullying.
Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos.
Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.
Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.
Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)
I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.
II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.
III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.
IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.
No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.
No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.
Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.
Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.
Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.
A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.
Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.
Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.
A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.
Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A condição de sucesso para a aprendizagem em ciclos plurianuais passa pelo desenvolvimento profissional do professor, que deve perceber a pertinência de uma organização diferenciada que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e mais eficaz.
Os sistemas colocam à disposição enormes recursos de pesquisa, de formação ou de controle, que proporcionam a construção dos ciclos plurianuais, e o sucesso dessa ação pedagógica independe do envolvimento dos professores.
Planejar as aprendizagens para vários anos no sistema de ciclos plurianuais é um exercício completamente diferente do de planejar para um ano.
A verdadeira ruptura com os programas anuais consiste em fazer o contrário do que se fazia até agora. Ela consiste antes em afastar-se rapidamente das práticas anteriores, não aproveitando as experiências pedagógicas tradicionais.
A aprendizagem por competência nos ciclos de aprendizagem incorpora uma sistemática de ensino que independe do envolvimento pedagógico do professor no processo escolar, que é individualizado, respeitando o aluno em seu tempo e em seu espaço próprios.
Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.
O projeto político-pedagógico da escola deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente.
O projeto pedagógico visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade a todo processo vivido. Relaciona-se com organização social, devido ao fato de a escola ser uma instituição social.
Considera-se o projeto pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
A abordagem do projeto político-pedagógico fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática e exclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
Para que o projeto seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. Assim, a construção do projeto é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.
A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que
o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento.
toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo.
os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição.
cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula.
os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos.
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