Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.
Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.
A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.
Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.
De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.
Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.
De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar.
É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades.
A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar.
O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos.
Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade.
De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.
Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.
De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.
De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.
Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.
De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN.
a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país.
os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula.
os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC.
as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN.
As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.
Dinâmicas ou jogos que interferem ou provocam mudanças interiores, com maior profundidade, só poderão ser utilizados em trabalhos de curto prazo.
As dinâmicas estimulam a participação e desafiam muitas vezes não só o raciocínio, mas também a exposição dos aspectos internos dos participantes.
As dinâmicas devem ser escolhidas aleatoriamente, pois seus efeitos sempre serão positivos.
A utilização de dinâmicas de grupo é mais indicada para o público adulto do que para o infantil.
O objetivo do trabalho com dinâmicas sempre é o de agrupar as pessoas em torno de um tema ou assunto que será discutido.
A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem deve ser absolutizada, pois a técnica dessa dinâmica é um fim em si mesma.
A dinâmica em grupo deve ser subestimada, pois sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada ferramenta ou estratégia educativa.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas passem por um processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um saber que é construído junto, em grupo.
Na dimensão histórico-crítica não se aconselha o trabalho com dinâmicas de grupo, pois elas não favorecem a consciência crítica.
As dinâmicas de grupos dificultam a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, pelo fato de serem apreendidos por um processo cognitivo individual.
O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve adotar uma estratégia de aprendizagem única e fazer que todos os estudantes assimilem essa metodologia para que possam alcançar sucesso nos estudos.
Se a estratégia de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, não existem métodos que possam servir para mais de uma pessoa.
Os métodos não são apenas instrumentos; na aprendizagem, eles são mais importantes que o trabalho intelectual, a inteligência e a reflexão.
Estratégia e métodos de aprendizagem não podem ser similares, pois lidam com conteúdos diferentes e seus fins são específicos.
A instrução em estratégias de aprendizagem abre novas perspectivas para uma potencialização da aprendizagem, permitindo aos estudantes ultrapassar dificuldades pessoais e ambientais, de forma a conseguir obter maior sucesso na escola.
A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Para avaliar um software educativo, leva-se em consideração somente a beleza gráfica, em que são criados ambientes graficamente sofisticados.
O computador na escola não deve ser encarado como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade.
Não é preciso ser educador para conseguir avaliar um software educativo em todas as suas dimensões.
Avaliar um software para uso educativo exige a construção de conhecimentos acerca das teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas.
Todos os recursos de tecnologia da informação podem ser encarados como software educativo.
Na escola, as diferenças são importantes e devem ser respeitadas. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A escuta é um ato próprio e exclusivo do ser humano, é um ato consciente, voluntário e livre, que deve ser exercitado na escola como forma de percepção das diferenças individuais.
O papel da escola é provocar transformações na vida dos alunos, incentivando-os a vivenciar situações que busquem aprimorar o aprendizado exclusivamente voltado para o eu.
As emoções e os sentimentos reprimidos acabam refletindo no corpo, gerando consequências desastrosas, mas este não é um problema do grupo. Por isso, cada indivíduo tem de procurar as formas para superação de suas repressões.
Quando não se aceita bem o outro, podem-se gerar conflitos. O mais importante para superar esse tipo de situação é impor pensamentos e vontades.
Trabalhar as diferenças individuais desde as séries iniciais nas escolas foge às propostas dos Parâmetros Curriculares e da legislação de ensino, quando esta enfatiza a necessidade do respeito à diversidade cultural.
Os diversos tipos de softwares usados na educação podem ser classificados em algumas categorias, de acordo com seus objetivos pedagógicos: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e Internet, simulação e modelagem e jogos. A respeito da utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Os jogos são programas voltados para aplicações específicas, como processadores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados.
Simulação e modelagem é um sistema de autoria para o aprendiz desenvolver sua multimídia.
Os softwares de programação permitem que pessoas, professores ou alunos, criem seus próprios protótipos de programas, sem que tenham que possuir conhecimentos avançados de programação.
Os aplicativos podem também ser analisados do ponto de vista do ciclo descrição execução reflexão depuração descrição, dependendo da ação do aprendiz em descrever suas ideias para o computador.
Multimídia e Internet constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam a vivência de situações difíceis ou até perigosas de serem reproduzidas em aula. Permitem desde a realização de experiências químicas ou de balística, dissecação de cadáveres, até a criação de planetas e viagens na história.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...