Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.

  • B.

    A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.

  • C.

    Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.

  • D.

    De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.

  • E.

    Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.

De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar.

  • B.

    É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades.

  • C.

    A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar.

  • D.

    O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos.

  • E.

    Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade.

De forma geral, Piaget e Vygotsky contribuíram para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassam aquelas existentes na escola tradicional. É graças às implicações teóricas desses psicólogos que se pode hoje trabalhar visando ultrapassar a metodologia pedagógica arraigada na repetição de conceitos. Acerca desses autores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apesar de os dois autores serem de complexa interpretação, percebe-se que à medida que os educadores os vão conhecendo e tecendo sua própria prática, eles também vão refletindo e aplicando essas teorias, que são valiosas para resolverem diversos males que afligem o contexto educacional.

  • B.

    De acordo com as teorias de Piaget e de Vygotsky, a escola deve permanecer no nível de desenvolvimento atual, reproduzindo o conhecimento que o aluno já é capaz de adquirir sozinho.

  • C.

    De acordo com Piaget, é preciso detectar aquilo que os alunos conseguem fazer sozinhos. Em outras palavras, é preciso examinar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e partir para uma complexidade maior, intervindo em uma interação rica de construção do saber.

  • D.

    Ambos os autores fazem parte da corrente interacionista e da construtivista; entretanto, Piaget embasou toda sua teoria no marxismo.

  • E.

    De acordo com essas concepções de ensino e de aprendizagem, a sala de aula possui uma homogeneidade que possibilita a aprendizagem do grupo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN.

  • B.

    a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país.

  • C.

    os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula.

  • D.

    os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC.

  • E.

    as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN.

As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.

  • A.

    Dinâmicas ou jogos que interferem ou provocam mudanças interiores, com maior profundidade, só poderão ser utilizados em trabalhos de curto prazo.

  • B.

    As dinâmicas estimulam a participação e desafiam muitas vezes não só o raciocínio, mas também a exposição dos aspectos internos dos participantes.

  • C.

    As dinâmicas devem ser escolhidas aleatoriamente, pois seus efeitos sempre serão positivos.

  • D.

    A utilização de dinâmicas de grupo é mais indicada para o público adulto do que para o infantil.

  • E.

    O objetivo do trabalho com dinâmicas sempre é o de agrupar as pessoas em torno de um tema ou assunto que será discutido.

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem deve ser absolutizada, pois a técnica dessa dinâmica é um fim em si mesma.

  • B.

    A dinâmica em grupo deve ser subestimada, pois sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada ferramenta ou estratégia educativa.

  • C.

    A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas passem por um processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um saber que é construído junto, em grupo.

  • D.

    Na dimensão histórico-crítica não se aconselha o trabalho com dinâmicas de grupo, pois elas não favorecem a consciência crítica.

  • E.

    As dinâmicas de grupos dificultam a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, pelo fato de serem apreendidos por um processo cognitivo individual.

O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve adotar uma estratégia de aprendizagem única e fazer que todos os estudantes assimilem essa metodologia para que possam alcançar sucesso nos estudos.

  • B.

    Se a estratégia de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, não existem métodos que possam servir para mais de uma pessoa.

  • C.

    Os métodos não são apenas instrumentos; na aprendizagem, eles são mais importantes que o trabalho intelectual, a inteligência e a reflexão.

  • D.

    Estratégia e métodos de aprendizagem não podem ser similares, pois lidam com conteúdos diferentes e seus fins são específicos.

  • E.

    A instrução em estratégias de aprendizagem abre novas perspectivas para uma potencialização da aprendizagem, permitindo aos estudantes ultrapassar dificuldades pessoais e ambientais, de forma a conseguir obter maior sucesso na escola.

A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para avaliar um software educativo, leva-se em consideração somente a beleza gráfica, em que são criados ambientes graficamente sofisticados.

  • B.

    O computador na escola não deve ser encarado como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade.

  • C.

    Não é preciso ser educador para conseguir avaliar um software educativo em todas as suas dimensões.

  • D.

    Avaliar um software para uso educativo exige a construção de conhecimentos acerca das teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas.

  • E.

    Todos os recursos de tecnologia da informação podem ser encarados como software educativo.

Na escola, as diferenças são importantes e devem ser respeitadas. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escuta é um ato próprio e exclusivo do ser humano, é um ato consciente, voluntário e livre, que deve ser exercitado na escola como forma de percepção das diferenças individuais.

  • B.

    O papel da escola é provocar transformações na vida dos alunos, incentivando-os a vivenciar situações que busquem aprimorar o aprendizado exclusivamente voltado para o eu.

  • C.

    As emoções e os sentimentos reprimidos acabam refletindo no corpo, gerando consequências desastrosas, mas este não é um problema do grupo. Por isso, cada indivíduo tem de procurar as formas para superação de suas repressões.

  • D.

    Quando não se aceita bem o outro, podem-se gerar conflitos. O mais importante para superar esse tipo de situação é impor pensamentos e vontades.

  • E.

    Trabalhar as diferenças individuais desde as séries iniciais nas escolas foge às propostas dos Parâmetros Curriculares e da legislação de ensino, quando esta enfatiza a necessidade do respeito à diversidade cultural.

Os diversos tipos de softwares usados na educação podem ser classificados em algumas categorias, de acordo com seus objetivos pedagógicos: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e Internet, simulação e modelagem e jogos. A respeito da utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os jogos são programas voltados para aplicações específicas, como processadores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados.

  • B.

    Simulação e modelagem é um sistema de autoria para o aprendiz desenvolver sua multimídia.

  • C.

    Os softwares de programação permitem que pessoas, professores ou alunos, criem seus próprios protótipos de programas, sem que tenham que possuir conhecimentos avançados de programação.

  • D.

    Os aplicativos podem também ser analisados do ponto de vista do ciclo descrição – execução – reflexão – depuração – descrição, dependendo da ação do aprendiz em descrever suas ideias para o computador.

  • E.

    Multimídia e Internet constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam a vivência de situações difíceis ou até perigosas de serem reproduzidas em aula. Permitem desde a realização de experiências químicas ou de balística, dissecação de cadáveres, até a criação de planetas e viagens na história.

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