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A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e da dinâmica da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
É difícil e complexo lidar com o problema da indisciplina, por isso o professor deve desistir e se acomodar. Deixar que a educação silencie e limite os alunos e que impeça seu desenvolvimento criativo e participativo em sala de aula.
As escolas precisam desenvolver políticas internas, para lidar de forma preventiva com a indisciplina, havendo também a necessidade de programas de formação de professores em serviço voltados para a discussão de problemas vivenciados nas rotinas das escolas, para a idealização de soluções e para sua implementação.
Os problemas disciplinares devem ser administrados pelos profissionais com formação específica para tal fim; nesse sentido, a escola deve acionar as instituições destinadas a esse fim, sempre que eles se manifestarem.
Os responsáveis em eliminar os problemas de indisciplina na escola são os sistemas de ensino, que devem fazer isso por meio de elaboração de normas mais rígidas e efetivas em sua atuação na escola.
Na atualidade, a escola perdeu sua autonomia e não pode mais expulsar os alunos; é por isso que o problema de indisciplina tem se agravado a cada dia.
A metodologia dos projetos visa à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Essa metodologia despreza os conteúdos tradicionais e concentra-se na elaboração de projetos que atendam às necessidades imediatas.
O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para se entender o processo ensino/aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorizar, e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
Os projetos de sala de aula devem ser elaborados independentemente de uma construção curricular apresentada no projeto político-pedagógico da escola.
Essa metodologia dá autonomia de trabalho ao professor, que desenvolve os conteúdos de sua aula independentemente dos sistemas de ensino.
A metodologia de projetos dispensa a avaliação pelo fato de não valorizar os resultados, e sim o processo de ensino e aprendizagem.
A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.
II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.
III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.
IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.
V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Ao se entender a educação como práxis pedagógica, constata-se que é no contexto de relações sociais definidas que o educador e o educando relacionam-se, realizando o processo educativo. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O educador poderá desempenhar seu papel na prática pedagógica, sem ter compreensão da realidade na qual atua.
O processo educativo independe de envolvimento afetivo; ele subordina-se à capacitação intelectual do educador.
A ação do educador é desvinculada de comprometimento político.
O educador deve exercer sua função a partir dos conhecimentos adquiridos exclusivamente nos livros didáticos.
O educador é aquele que, tendo adquirido o nível de cultura necessário para o desempenho de sua atividade, dá direção ao ensino e à aprendizagem.
O conceito de currículo vem-se transformando nos últimos tempos, e uma nova terminologia para currículo vem-se estabelecendo a partir da construção democrática do conhecimento na escola. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideia que se propaga na atualidade é a de propor uma nova terminologia para currículo, pois o antigo rótulo já conseguia definir esse conceito em sua totalidade.
Hoje existe a necessidade de criação de motivos, por parte dos professores, para reconstruir o conceito de currículo, assumindo-o como uma prática coletiva de construção continuada e científica do conhecimento.
O currículo deve ser resumido aos conteúdos apresentados no plano de curso que cada docente propõe.
Entende-se por currículo escolar, na atualidade, apenas os conteúdos culturais que são expressos pela comunidade na qual a escola está inserida.
As diretrizes curriculares, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como propostas elaboradas pelo Ministério da Educação, resumem o conceito de currículo na atualidade.
O plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A preparação das aulas deve ser feita apenas uma vez no ano ou semestre letivo.
O plano de aula independe do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola.
O tempo não é um fator importante para ser considerado na preparação das aulas.
A preparação de aula é uma tarefa indispensável para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
O plano de aula é um instrumento específico do professor, por isso não precisa ser comunicado aos supervisores e aos alunos.
A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A eficiência de um processo de mediação não está relacionada com a aceitação dele pelo grupo ao qual é destinado.
A mediação na escola deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolaridade do aluno, por meio da vivência dos valores humanos e do resgate da solidariedade e do respeito para com o outro.
A mediação escolar elimina a autoridade dos métodos empregados pela escola na resolução de conflitos; por isso, é uma forma democrática de tomada de decisões.
Ao término das sessões de mediação, os envolvidos sempre encontram alternativas mutuamente viáveis para solucionar o conflito; criam, assim, um pacto de amizade entre eles.
A mediação é uma atividade utilizada, exclusivamente, para a solução de problemas dos funcionários da escola.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.
A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância.
Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo.
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.
Cada momento terá duração de acordo com o que foi programado, independentemente da assimilação dos alunos.
Os momentos devem ser programados de modo desvinculado do tempo de duração da aula.
Os momentos didáticos de desenvolvimento metodológico devem ser adequados ao rendimento da turma.
Os exercícios de fixação nunca devem ser previstos no tempo de duração da aula.
A avaliação do que foi aprendido em cada aula só pode ser realizada na aula seguinte.
A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no aluno. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida.
Manter contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais não é uma forma de obter motivação.
A motivação é algo natural, por isso não necessita de ser trabalhada diariamente.
Quando há motivação, os momentos de crise, desânimo e cansaço não aparecerem.
Motivação sempre é algo muito difícil, pelo fato de exigir consciência daquilo que se deseja; por isso, é individual e intransferível.
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