Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da sua inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino especial. Para Mantoan, essa concepção de integração escolar é vista como

  • A.

    oportunidade de ter acesso a outros atendimentos especializados.

  • B.

    opção de atendimento educacional especializado aos serviços disponíveis.

  • C.

    estratégia de atendimento especial àqueles alunos que necessitem desse serviço.

  • D.

    inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.

  • E.

    necessária ao aluno com vistas à sua inserção na sala de aula.

De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)

  • A.

    uma única infância.

  • B.

    um padrão universal de infância.

  • C.

    uma inter-relação entre infância e adolescência.

  • D.

    várias infâncias.

  • E.

    uma única forma de interpretar a infância.

Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das mais diversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno. Para a autora, isso

  • A.

    acontece pela falta de aperfeiçoamento permanente dos profissionais da educação e do aprimoramento das práticas pedagógicas.

  • B.

    reforça a necessidade de um modelo didático-pedagógico e de gestão educacional capaz de atender as diferenças.

  • C.

    ocorre porque a escola se democratizou, abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos.

  • D.

    pode ser modificado buscando aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências das redes de apoio à inclusão.

  • E.

    implica na melhoria das estruturas de acessibilidades físicas, materiais, financeiras e tecnológicas das escolas.

Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:

  • A.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • B.

    o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.

  • C.

    a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • D.

    o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.

  • E.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.

A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. Essa “Linha de Ação” apresenta princípios fundamentais que devem ser respeitados. Entende-se por princípio fundamental desse documento

  • A.

    que as escolas devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem a fim de que a criança adquira habilidade e competência para aprender de modo autônomo.

  • B.

    que as ações não governamentais devem prestar serviço de qualidade à população, garantindo equidade no acesso ao conhecimento pela sociedade.

  • C.

    que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições especiais decorrentes de capacidade ou de dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    que as escolas devem promover a aprendizagem eficaz capaz de permitir a toda a criança desenvolver o seu potencial e ter condições de criar e recriar sua própria condição no mundo.

  • E.

    que os governos devem demonstrar transparência e visibilidade na aplicação dos recursos públicos, uma vez que esses recursos devem ser disponibilizados nas escolas.

Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.

Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.

Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.

  • A.

    administrativa

  • B.

    política

  • C.

    técnica

  • D.

    pedagógica

  • E.

    filosófica

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

O propósito da presente Convenção (art.1.º) é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Com o compromisso de assegurar esses direitos e respeito ao seu semelhante, a presente Convenção, em seu art. 3.º, relaciona alguns princípios, dentre eles o

  • A.

    respeito às pessoas com deficiência para que possam exercer seus direitos trabalhistas e sindicais, em condições de igualdade com as demais pessoas.

  • B.

    acesso efetivo das pessoas com deficiência aos programas de profissionalização e serviços de colocação no trabalho.

  • C.

    incentivo, a promoção e a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns em todos os níveis.

  • D.

    respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade.

  • E.

    acesso aos serviços prestados por entidades sociais filantrópicas envolvidas na organização de atividades recreativas, turísticas e de lazer.

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem

  • A.

    da definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.

  • B.

    do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino.

  • C.

    do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola.

  • D.

    de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.

  • E.

    da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a memorização dos conteúdos ministrados.

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

De acordo com o referido documento, a pessoa com deficiência tem direito à educação como qualquer outra pessoa. Para a realização desse direito, os Estados Partes têm como compromisso assegurar

  • A.

    a participação do aluno nas atividades de oficinas curriculares, possibilitando-lhes a aquisição de habilidades e o desenvolvimento das capacidades neuromotoras.

  • B.

    que as pessoas com deficiência recebam o apoio pedagógico necessário de forma a estimular o pensamento lógico e crítico nas atividades de oficinas curriculares.

  • C.

    que medidas de apoio individualizadas e efetivas sejam adotadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena.

  • D.

    currículo colaborativo com atividades que ampliem o conhecimento do aluno, de acordo com os procedimentos metodológicos a serem desenvolvidos.

  • E.

    desde as séries iniciais, o trabalho coletivo e colaborativo, projetos de acordo com a faixa etária dos alunos, com objetivos definidos na proposta pedagógica.

  • A.

    Escola centrada no processo de ensino e no educador.

  • B.

    Espaço restrito para a autonomia do aluno.

  • C.

    Unicidade aparente de valores, normas e padrões de comportamento.

  • D.

    Autoridade do professor é automaticamente conferida pelo papel profissional.

  • E.

    Escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.

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