Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Tomasini (in Bianchetti e Freire, Orgs.), afirma que tratar da cidadania dos indivíduos com diferenças significa ter no horizonte a ampliação de seus espaços de participação cultural, política e econômica, significa mobilizar suas habilidades intelectuais.

Na visão da autora, historicamente, a cidadania desses indivíduos

  • A.

    é uma possibilidade de se concretizar nos espaços institucionalizados.

  • B.

    parece ser difícil de se concretizar nos ambientes segregados das instituições.

  • C.

    é um avanço histórico no desenvolvimento da educação especial.

  • D.

    é a legitimação da identidade do indivíduo com deficiência como cidadão.

  • E.

    é garantir à pessoa com deficiência o direito à inclusão.

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.

  • A.

    Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.

  • B.

    A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.

  • C.

    O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.

  • D.

    A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.

  • E.

    Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.

Vasconcellos, ao tratar das causas da não aprendizagem dos alunos, faz referência ao fato de que os professores, ao que tudo indica, como decorrência do processo de alienação em que se envolveram, regrediram, desumanizaram-se a tal ponto que perderam esta marca da espécie.

A marca da espécie de que trata o autor é a

  • A.

    religiosidade, capaz de sensibilizar a pessoa para os problemas do próximo.

  • B.

    compreensão, sentimento que aproxima as pessoas.

  • C.

    disposição pedagógica dos adultos humanos que os distingue dos primatas não humanos.

  • D.

    afetividade no trato com os que o rodeiam, capaz de estabelecer um convívio amoroso com o próximo.

  • E.

    solidariedade, disposição de ajudar o outro.

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada

  • A.

    a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.

  • B.

    através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.

  • C.

    através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.

  • D.

    levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.

  • E.

    a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.

Tardif traça um paralelo entre as técnicas e os saberes no trabalho docente, concluindo que as tecnologias educativas e, até prova em contrário, os saberes oriundos das ciências da educação e das instituições de formação de professores não podem fornecer aos docentes respostas precisas sobre o “como fazer”. Isto ocorre porque

I. as técnicas utilizadas pelo professor não se apoiam nas ciências ditas positivas, mas sobretudo nos saberes cotidianos, em conhecimentos comuns, sociais baseados na linguagem natural;

II. as verdadeiras tecnologias do ensino correspondem às tecnologias da interação, identificadas como: a coerção, a autoridade e a persuasão;

III. graças às tecnologias da interação, o professor pode atingir seus objetivos nas atividades com os alunos;

IV. as tecnologias da interação permitem que o professor imponha o seu programa de ação em detrimento daquelas ações desencadeadas pelos alunos que iriam em sentido contrário a esse programa;

V. a autoridade envolve poder e, no tocante ao professor, sua autoridade reside no respeito que possa impor, sem coerção.

Está de acordo com a tese do autor o contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:

I. colaboração e participação;

II. autonomia;

III. competitividade;

IV. compromisso com a direção.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

De acordo com Rios, reconhece-se interdisciplinaridade quando

  • A.

    existe um diálogo ou parceria entre diferentes, na ação específica de um grupo que quer alcançar objetivos comuns.

  • B.

    os professores das disciplinas de português, matemática, geografia e história desenvolvem o trabalho em torno de um mesmo tema.

  • C.

    as disciplinas escolares são eliminadas a favor de um currículo montado exclusivamente por trabalhos em grupo.

  • D.

    o professor demonstra conhecer profundamente cada disciplina do currículo e desenvolve aulas significativas para seus alunos.

  • E.

    os professores planejam os conteúdos de suas disciplinas, prevendo ações conjuntas, em determinado período do ano.

Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente

  • A.

    de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.

  • B.

    da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.

  • C.

    da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.

  • D.

    de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.

  • E.

    de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.

Leia e analise as asserções a seguir, na perspectiva de Perrenoud (2000).

I. A evolução da escola caminha para a cooperação profissional

II. porque a divisão do trabalho pedagógico com a presença de apoio pedagógico, coordenadores de projetos, intervenção de professores especialistas suscita a repartição igualitária das tarefas e a partilha da informação em uma dupla, ou a delegação a especialistas de um problema que ultrapassa o titular, com o máximo de indicações para facilitar o trabalho.

Com relação às asserções, pode-se afirmar que

  • A.

    apenas a I está correta.

  • B.

    a I e a II estão corretas e há uma relação causal entre elas.

  • C.

    a I e a II não retratam a realidade da escola hoje.

  • D.

    apenas a II está correta.

  • E.

    a I e a II estão corretas, mas não há relação causal entre elas.

Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve

  • A.

    informar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.

  • B.

    deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TIC’s.

  • C.

    instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.

  • D.

    contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TIC’s.

  • E.

    incentivar a utilização das TIC’s e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.

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