Questões de Psicologia

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Uma notícia publicada em 17/09/2011 informa que cinco professores tunisianos tentaram suicídio por enforcamento devido ao desemprego. A perspectiva sócio-histórica nos permite pensar tal acontecimento a partir de uma interpretação da relação do homem com seu trabalho.

Essa interpretação indica que

  • A. a vida humana é, nas sociedades do norte da África, muito menos valorizada que a produtividade humana.
  • B. a ocupação laboral vale como um dos componentes fundamentais e imprescindíveis da identidade do homem, daí o desemprego levar a atitudes drásticas.
  • C. a mportância dada ao trabalho, no tempo atual e na sociedade ocidental, é maior que em qualquer outro momento da história, devido às pressões do capitalismo e do consumo.
  • D. o valor dado ao impacto social dos atos desses homens é maior que o valor dado à própria vida, por isso o suicídio opera como um protesto, o que é característico de sociedades mediterrâneas.
  • E. tais professores se estruturam, em termos de psicopatologia, de forma obsessivo-compulsiva, que os torna vulneráveis aos impulsos suicidas diante da frustração de seus desejos.

Com base na afirmativa de Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social”, é correto dizer que

  • A. fatores de personalidade aproximam e afastam o homem de outros animais.
  • B. a afirmativa corrobora preceitos da teoria da evolução de Darwin.
  • C. o homem é igual em sua natureza psicológica aos animais.
  • D. o homem é um ser solitário por natureza, por isso é um animal social.
  • E. o homem pertence, se identifica, influencia e é influenciado por grupos.

A lei incide como limite na sociedade, mas sem desconsiderar que limite é um conceito de ordem simbólica, da ordem da Lei do Pai, e que seu manejo ou sua aplicação vão depender sempre da capacidade de

  • A.

    avaliação pericial social.

  • B.

    julgamento do legislador.

  • C.

    encaminhamento dos técnicos psicossociais.

  • D.

    simbolização de seu operador, legislador ou juiz.

  • E.

    tramitação dos autos.

Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.

A aprendizagem organizacional independe das variáveis da cultura organizacional e dos programas de qualidade total, voltados ao aumento dos índices de produtividade e satisfação no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a análise de Coll (Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, 2004, p. 425-426), o caráter interativo das novas tecnologias de informação e comunicação

  • A.

    garante um conhecimento mais elaborado e uma aprendizagem mais significativa.

  • B.

    assegura a qualidade e solidez dos conhecimentos e aprendizagens realizados por um sujeito.

  • C.

    elimina a necessidade da atividade do aluno inserida numa prática educacional.

  • D.

    impede que os alunos tenham controle sobre o seu processo de aprendizagem.

  • E.

    contribui para reforçar o envolvimento do sujeito com o seu processo de aprendizagem.

Diversos estudos avaliam a correlação entre características pessoais, interpessoais e organizacionais e a ocorrência de perturbações relacionadas ao estresse.

A literatura sobre o tema indica que

  • A. namoros no ambiente de trabalho minimizam a ocorrência de perturbações relativas ao estresse.
  • B. a personalidade tipo B é mais propensa às doenças relacionadas ao estresse.
  • C. a exigência de controle das manifestações emocionais favorece perturbações relativas ao estresse.
  • D. o trabalho em turnos, por oposição a horários fixos durante o dia, favorece o estresse, caso não respeite o intervalo de 12 horas entre jornadas.
  • E. os níveis de estresse não se modificam em relação aos níveis socioeconômicos, mantendo-se estáveis em todas as classes sociais.

De acordo com Krumm (2005 – Psicologia do trabalho: Uma introdução à psicologia industrial/organizacional), o sistema mais comumente utilizado para avaliar necessidades de treinamento consiste de três tipos de análise

  • A. Análise das necessidades da organização, da tarefa e do grau de dificuldade na operação dos equipamentos.
  • B. Análise das necessidades da tarefa, das condições de saúde e das capacidades de aprendizagem do empregado.
  • C. Análise das necessidades da organização, das necessidades da tarefa e das necessidades do trabalhador.
  • D. Análise antes, durante e depois do desempenho da tarefa.
  • E. Análise de subordinados, pares e superiores, quando as equipes trabalham isoladas.

Para Erich Neumann qualquer discussão que se coloque na perspectiva da Psicologia Analítica a respeito do desenvolvimento da personalidade e, de modo especial, da personalidade da criança, deve começar assumindo o fato de que o que vem primeiro é

  • A.

    o superego, surgindo depois o ego.

  • B.

    a consciência, surgindo depois o inconsciente.

  • C.

    o ego, surgindo depois o superego.

  • D.

    o inconsciente, surgindo depois a consciência.

  • E.

    o ego, surgindo depois o self.

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Metas abusivas resultam de competências como “aprender a trabalhar sob pressão” ou “ter disponibilidade 24x7x30, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC)”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como destaca Aquino (Erro e fracasso na escola, 1997, p. 14-15), um dos preceitos básicos a serem adotados pelos professores no ensino de qualquer disciplina é o de

  • A.

    estimular a capacidade dos alunos para construírem soluções próprias para novos problemas.

  • B.

    priorizar a organização e a disciplina em sala de aula, de modo a permitir que o trabalho ocorra sem interferências.

  • C.

    avaliar a capacidade dos alunos para reproduzirem com propriedade os conteúdos ministrados nas aulas.

  • D.

    treinar a habilidade para decorar informações e, com isso, combiná-las diante de novos problemas.

  • E.

    transmitir dados e informações para exercitar a memória, a fluência verbal e a atenção dos alunos.

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