Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as formas práticas de que uma organização de trabalho dispõe para prevenir a ocorrência de perturbações relativas ao estresse, figura a(o)

  • A. redefinição do cargo do colaborador, tornando-o responsável por outros trabalhadores.
  • B. capacitação permanente, que aumenta os níveis de autoeficácia, minimizando o estresse.
  • C. diminuição da autonomia do trabalhador, uma vez que atividades repetitivas e monótonas são menos estressantes.
  • D. estabelecimento de remuneração por produtividade.
  • E. incentivo a atividades físicas, pois o exercício regular reduz a propensão à fadiga e aumenta a tolerância à frustração.

Simplificamos o mundo a nossa volta como estratégia de economia ao pensar. “Os japoneses são inteligentes”, “as brasileiras são bonitas”, “os europeus são cultos” são exemplos dessas simplificações que são denominadas na literatura de estereótipos. Em linhas gerais podemos definir estereótipos como

  • A. conjunto de crenças sobre as características pessoais que atribuímos a pessoas ou grupos.
  • B. pensamentos inconscientes que os indivíduos possuem sobre as pessoas ou grupos.
  • C. sentimentos motivacionais negativos que os indivíduos possuem sobre as pessoas ou grupos.
  • D. fatores inatos presentes no pensamento dos indivíduos sobre as pessoas ou grupos.
  • E. comportamentos negativos que os indivíduos emitem sobre as pessoas ou grupos.

Pela “equação etiológica” (ou “série complementar”), a abordagem freudiana postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredoconstitucionais; as antigas experiências emocionais com os pais; e as experiências traumáticas da realidade da vida

  • A.

    laboral.

  • B.

    onírica.

  • C.

    adulta.

  • D.

    transpessoal.

  • E.

    sentimental.

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

As competências geram ambiguidades ou eufemismos, que, ou iludem, ou mascaram relações precárias de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como enfatiza Freller, citada por Machado (Psicologia escolar: em busca de novos rumos, 2004, p. 76), uma escola que cumpre o objetivo de socializar o conhecimento humano, respeitando a individualidade de cada sujeito na recriação da cultura,

  • A.

    elimina desigualdades sociais.

  • B.

    promove a adaptação e a obediência.

  • C.

    potencializa a criatividade humana.

  • D.

    evita o aparecimento de conflitos.

  • E.

    aumenta o controle social.

Uma consequência severa do estresse é a estafa ou síndrome de Burnout, classificada no CID-10 como Esgotamento, cujas características principais são as seguintes:

  • A. Uma consequência severa do estresse é a estafa ou síndrome de Burnout, classificada no CID-10 como Esgotamento, cujas características principais são as seguintes:
  • B. derivar da exposição crônica ao estresse no ambiente de trabalho, bem como apresentar exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.
  • C. derivar de atividades profissionais com alto nível de controle, bem como apresentar sintomas exclusivamente físicos, como úlceras e cardiopatias, além de ter caráter transitório e episódico.
  • D. definir as três etapas de alarme, resistência e exaustão, além de esvair-se no período máximo de poucas horas de descanso.
  • E. apresentar discrepância entre a percepção do estado do trabalhador e o estado por ele desejado, além de trazer prejuízos objetivos à sua produtividade e motivação.

A técnica que visa localizar as características desejáveis e as indesejáveis que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos a um cargo é denominada

  • A. descrição e análise de cargo.
  • B. técnica de incidentes críticos.
  • C. requisição de pessoal.
  • D. hipótese de trabalho.
  • E. análise do cargo no mercado.

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

As competências embasadas na cooperação objetivam as subjetividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em geral, na escola e na vida, uma pessoa só percebe um conflito quando este produz manifestações violentas. De acordo com a análise de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 16), essa afirmação revela que

  • A.

    os conflitos não são parte integrante da vida e atividades sociais e, por isso, quando se manifestam, o fazem de forma violenta.

  • B.

    o conflito deriva de uma oposição entre um modo correto e outro incorreto de agir e, consequentemente, leva a manifestações violentas.

  • C.

    um conflito que se manifesta de forma violenta não foi coibido pelos responsáveis pela instituição escolar de maneira firme e exemplar.

  • D.

    se o conflito se manifestou de forma violenta, é porque já existia na forma de antagonismo e não foi identificado.

  • E.

    quando os conflitos se manifestam de forma violenta, é porque as pessoas envolvidas com esse conflito são violentas também.

De acordo com Ligia PY (2004), o aumento da longevidade, sonho dos humanos há tempos, surpreende nos tempos atuais, prenunciando uma nova era que transgride o padrão vigente da cronologia das idades. Tornar-se velho é alcançar uma forma de adiar a morte. Segundo a autora, os esforços que vêm sendo realizados para investigar, sistematizar e aplicar conhecimentos de vários campos sobre a morte e o morrer e os fenômenos a ela relacionados denominam-se:

  • A.

    Cuidados paliativos.

  • B.

    Biotanatologia.

  • C.

    Tanatologia.

  • D.

    Medicina intensiva.

  • E.

    Hermenêutica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...