Questões de Psicologia

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Atualmente, a gestão de pessoas é considerada estratégica por

  • A.

    possibilitar a identificação de lacunas de aprendizagem individual diretamente relacionadas às recentes demandas do trabalho nas organizações.

  • B.

    valorizar a relação contábil entre custo de mão de obra e produtividade.

  • C.

    privilegiar o desenvolvimento de equipes em detrimento do de competências individuais.

  • D.

    representar, nas organizações complexas, o mais eficiente mecanismo de controle de pessoal.

  • E.

    apresentar vinculação ou alinhamento com objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo.

Os atuais padrões de qualidade incluem preocupações com a qualidade de vida do trabalhador e uma consequente modificação no jogo de interesses envolvidos no trabalho assalariado. Com um aparente afastamento da lógica da divisão de trabalho, preconiza-se uma mudança na relação entre trabalhador e trabalho. Essa mudança no sentido do trabalho ainda está longe de ser alcançada e ainda é muito mais teórica que prática.

Como se pode descrever o sentido do trabalho proposto pela gestão de qualidade?

  • A. O trabalho deve garantir as necessidades materiais do trabalhador, fornecendo-lhe os meios para acessar os bens oferecidos pela cultura, minimizando a percepção das diferenças sociais por essa via.
  • B. Sendo uma atividade intermediária entre os registros pessoal e social, o trabalho deve garantir a disponibilidade de tempo e saúde para que o trabalhador possa investir em sua vida pessoal fora do ambiente do trabalho.
  • C. O trabalho é um meio para o exercício da potencialidade criativa, possibilitando ao homem modificar o meio à medida que modifica a si mesmo, em um ambiente profissional facilitador e promotor de crescimento.
  • D. O trabalho é a única maneira pela qual é legítimo que se angarie reconhecimento social e acesso aos bens oferecidos pela cultura, sendo, portanto, necessariamente aceitável como parte do ônus social.
  • E. O trabalho é descrito através da noção de ética da responsabilidade de Durkheim, que fundamenta a necessidade dessa atividade como parte do preço que se paga para a integração na vida social.

O processo que por vezes é observado na comunicação dentro de uma organização e que ocorre quando os supervisores consideram que seus subordinados não precisam saber de todos os detalhes informados em um documento é denominado

  • A. efetividade.
  • B. orientação.
  • C. obstrução.
  • D. facilitação.
  • E. filtragem.

Segundo a análise de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p.23), a introdução da mediação de conflitos só é possível num ambiente escolar em que

  • A.

    o exercício da explicitação do pensamento é estimulado.

  • B.

    as figuras de autoridade não são questionadas.

  • C.

    um sistema de disciplina está firmemente estabelecido.

  • D.

    o conflito é encarado como um empecilho aos relacionamentos.

  • E.

    as atitudes violentas entre os alunos foram banidas.

De acordo com Elisabeth Kubler-Ross (2005), em nosso inconsciente, a morte nunca é possível quando se trata se nós mesmos. É inconcebível para o inconsciente imaginar um fim real para nossa vida na Terra. A autora listou estágios no processo do morrer, a saber:

  • A.

    Isolamento, raiva, depressão e esperança.

  • B.

    Negação, barganha, depressão reativa e esperança.

  • C.

    Isolamento, choque, raiva e aceitação.

  • D.

    Negação, barganha, raiva, depressão antecipatória e aceitação.

  • E.

    Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Pesquisas demonstram que a carga de trabalho influencia diretamente na segurança do trabalhador, na satisfação no trabalho e no comprometimento com a organização. Os efeitos deletérios da carga de trabalho, no entanto, dependem da interação com o grau de controle que o funcionário tem sobre seu trabalho.

Como se pode descrever essa relação?

  • A. Com baixo nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser qualitativamente baixa.
  • B. Com baixo nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser quantitativamente baixa.
  • C. Com alto nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser qualitativamente alta.
  • D. Com alto nível de controle, a carga de trabalho sobrecarrega o trabalhador, no caso de ser quantitativamente alta.
  • E. Com alto nível de controle, reduzem-se os efeitos negativos da alta carga do trabalho, independentemente de ser quantitativa ou qualitativamente alta.

A teoria que focaliza estados cognitivos interiores que provocam a motivação, e que considera que as pessoas são motivadas quando acreditam que seu comportamento resultará em recompensas ou resultados desejados, é denominada teoria

  • A. dos dois fatores.
  • B. do reforço.
  • C. da expectativa.
  • D. da fixação de metas.
  • E. da equidade.

Para Carl Gustav Jung, a mandala representa

  • A.

    a persona.

  • B.

    o consciente coletivo.

  • C.

    a imagem perfeita do ego.

  • D.

    o self perfeito.

  • E.

    a imagem do superego.

Uma educação apropriada para que uma criança ou jovem entrem no universo moral deve estimulá-los a participarem de atividades em que possam decidir, entre eles, as regras de seu convívio. A este tipo de atividade, como esclarece La Taille (Limites: três dimensões educacionais, 1998, p. 103), Piaget chamou de

  • A.

    competição.

  • B.

    racionalização.

  • C.

    identificação.

  • D.

    cooperação.

  • E.

    generalização.

A humanização tem sido estudada no âmbito da saúde visando proporcionar uma assistência que considere o indivíduo na sua totalidade. A humanização em saúde objetiva resgatar o respeito da vida humana. Nesse sentido, cada profissional, equipe e instituição terá seu processo singular de humanização. Segundo Deslandes (2004), os gestores definem humanização com os seguintes indicadores:

I. Reconhecimento dos direitos do paciente.

II. Maior democratização das relações de poder entre profissionais e pacientes.

III. Diálogo e melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e o paciente.

IV. Qualidade da relação interpessoal entre profissionais e usuários (cuidados pautados pelo acolhimento, escuta, empatia e respeito).

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas II e IV.

  • D.

    Todas as afirmativas.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

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