Questões de Psicologia

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A terapia cognitivo-comportamental tem como objetivos mudar pensamentos, ampliar estratégias de enfrentamento e modificar estados emocionais que contribuem para a psicopatologia. Trata-se de uma terapia ativa, com limite de tempo e com foco na redução de sintomas. Em relação à terapia cognitivo-comportamental (TCC) no envelhecimento, afirma-se:

I. Na aplicação com idosos deprimidos, um estudo apontou que 70% dos clientes reduziram os sintomas e, numa reavaliação após dois anos, 70% seguiam com os ganhos do tratamento.

II. Na TCC de idosos é fundamental considerar déficits cognitivos, disfunções comportamentais graves ou transtorno de personalidade associado, motivação e responsabilidade pessoal para a mudança, bem como compreensão e aceitação de um tratamento psicoterápico.

III. É fundamental identificar as cognições chaves, especialmente as atitudes a respeito da idade e do envelhecimento.

IV. A velhice representa o tempo de transição de papéis assumidos socialmente e da autoavaliação, o que pode funcionar como um disparador de problemas emocionais.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas I e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas II e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

Julgue os itens seguintes, referentes aos princípios da clínica psicodinâmica do trabalho.

A análise clínica focaliza as diversas dimensões da organização do trabalho, que incluem as visíveis e as invisíveis, a prescrita, a cognitiva, a afetiva, a intersubjetiva, a política e a ética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista psicodinâmico, o trabalho não é apenas uma atividade individual; é uma forma de engajar a subjetividade em um mundo hierarquizado, ordenado e coercitivo, perpassado pela luta de dominação.

As inteligências individuais, assim, possuem um grande poder de desorganização do coletivo de trabalho, que precisa ser compensado pela coordenação das inteligências.

Como esse processo de coordenação de inteligências pode ser alcançado?

  • A. É obrigatório que os procedimentos sejam reavaliados na forma como são prescritos, e que cada trabalhador engaje seu corpo na manutenção desses procedimentos, em um comprometimento tanto técnico quanto social.
  • B. É preciso que cada trabalhador justifique os distanciamentos a que se autoriza em relação aos procedimentos, tornando-os compreensíveis, para que seja possível uma formação de compromisso entre o técnico e o social.
  • C. necessário o estabelecimento de uma liderança que, utilizando um critério em certa medida indiferente, possa estabelecer parâmetros para as prescrições do trabalho, às quais cada trabalhador se submete voluntariamente.
  • D. É desejável que cada trabalhador apresente os desvios em relação às prescrições que pratica em seu trabalho, para que sejam possíveis a avaliação da eficiência de cada um desses desvios e a subsequente adoção pactuada de um desvio como norma.
  • E. Pela adoção de critérios sociais externos à atividade de trabalho em si, uma vez que o trabalho possui dimensões de invisibilidade que não permitem que funcione como critério para coordenação de subjetividades.

A forma de treinamento que envolve a aprendizagem a partir da observação de outra pessoa, da prática do comportamento e do estímulo para repeti-lo é denominada

  • A. mentoring do cargo ou função.
  • B. modelagem do comportamento.
  • C. treinamento de sensibilidade.
  • D. rotação e flexibilidade de funções.
  • E. treinamento de simulação direta.

Enquanto a metáfora se fundamenta no fenômeno da similaridade, do simbolismo e do mecanismo de condensação, a metomínia se caracteriza pela contiguidade, a falta de criação de um novo significado simbólico e a presença do mecanismo de

  • A.

    sublimação.

  • B.

    deslocamento.

  • C.

    introjeção.

  • D.

    repressão.

  • E.

    regressão.

Cabe ao psicólogo organizacional

  • A.

    diagnosticar e interpretar os problemas de desempenho dos empregados bem como apresentar soluções, em reuniões internas, para os gestores organizacionais.

  • B.

    mostrar a importância da consultoria em psicologia organizacional como solução para diversos problemas organizacionais.

  • C.

    prestar atendimento psicológico aos gestores organizacionais, presencialmente ou por telefone.

  • D.

    ensinar estagiários de recursos humanos a utilizar instrumentos e testes psicológicos comumente aplicados em processos de seleção de pessoas.

  • E.

    dar feedback do processo seletivo somente ao candidato avaliado.

Na perspectiva construtivista, como destaca Coll (Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, 2004, p.121), as atividades escolares diferenciam-se de outros tipos de atividades educacionais porque são atividades

  • A.

    com caráter espontâneo e assistemático, pois visam à socialização.

  • B.

    que reproduzem e impõem as estruturas sociais dominantes.

  • C.

    pensadas, planejadas e executadas com uma intencionalidade educacional.

  • D.

    baseadas em regras fixas e imutáveis que impedem a criatividade.

  • E.

    que estimulam a indisciplina e desestimulam o pensamento crítico.

A cuidadosa avaliação da qualidade de vida de pacientes em estado avançado de doença é um dos elementos fundamentais para o bom funcionamento de programas de cuidados paliativos. Os critérios para a escolha de uma boa medida de qualidade de vida deve contemplar os seguintes pontos: definição clara do que está sendo medido; itens específicos para a doença do paciente; e clareza e precisão dos enunciados. Nesse sentido, as escalas devem contemplar aspectos imediatos e efeitos a longo prazo do tratamento. Qual é a escala que atende a esses critérios e que pode ser utilizada em pacientes terminais?

  • A.

    Escala de Hamilton.

  • B.

    Escala de sintomas de estresse.

  • C.

    Escala de Coping de Lázarus.

  • D.

    Escala de Endinburgo.

  • E.

    Escala Roterdã de Sintomas.

Segundo a concepção de Vigotsky (A formação social da mente 2007, p. 166), as estruturas

  • A.

    mentais são universais e eternas.

  • B.

    mentais são determinadas por fatores genéticos.

  • C.

    sociais não podem ser alteradas pelos indivíduos.

  • D.

    sociais são determinadas intrapsiquicamente.

  • E.

    sociais e as estruturas mentais têm raízes históricas.

Na população geriátrica, a depressão talvez seja o exemplo mais comum de uma doença com apresentação clínica inespecífica e atípica. Os sinais e sintomas de depressão podem ser causados por várias doenças físicas tratáveis, ou representar as manifestações clínicas iniciais de um episódio de depressão maior ou menor. Em muitos pacientes a depressão coexiste com doença(s) física(s). Dado esse contexto, considere os fatores que predispõem os indivíduos idosos à depressão:

I. Perda de memória e demência.

II. Perda de função física.

III. Perda de familiares e amigos.

IV. Aposentadoria.

 V. História familiar (predisposição genética).

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as opções I, II, III e IV.

  • B.

    Somente as opções I, II, III e V.

  • C.

    Somente as opções I, III, IV e V.

  • D.

    Somente as opções II, III, IV e V.

  • E.

    Todas as opções.

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