Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Artigo 16 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, o psicólogo:
I. Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas grupos, organizações e comunidades envolvidas estimular a cidadania e a participação social.
II. Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica.
III. Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações.
IV. Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
Estão corretos os itens
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A entrevista, em que o entrevistador precisa saber formular as questões, de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida, é denominada
diretiva.
mista.
padronizada nas respostas.
padronizada nas perguntas.
não-diretiva
Assinale a proposição INCORRETA.
A seleção de pessoal é um sistema de comparação e de tomada de decisão; para tanto, necessita usar técnicas que permitam validar esse processo. Qual das técnicas citadas a seguir é passível de utilização no processo seletivo?
As necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia e que envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e consideração são denominadas, para Maslow, necessidades
sociais.
de autorrealização.
de segurança.
de estima.
de autodireção.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A tendência do avaliador a generalizar o desempenho de um empregado num fator para todos os demais fatores investigados, interferindo e distorcendo o resultado do processo é denominada:
efeito empático.
projeção.
efeito dominó.
efeito halo.
indução.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos processos de treinamento, desenvolvimento, educação e avaliação de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A melhor avaliação de desempenho é aquela realizada pelo próprio indivíduo, pois somente ele sabe quais comportamentos exibiu no dia a dia do trabalho.
A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e vitimologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela
dificuldade encontrada pela vítima em se reequilibrar psicossocialmente após o sofrimento de qualquer tipo de crime.
promoção da efetiva participação dos interessados − vítimas e infratores − na solução de cada caso concreto.
obrigatoriedade da submissão do criminoso a técnicas psicoterapêuticas em conjunto com a vítima.
necessidade que a sociedade tem de ver punido criminalmente o criminoso violento.
retirada da relação vítima-criminoso do protagonismo do processo.
O CFP − Conselho Federal de Psicologia realizou campanha para fortalecer as Políticas Públicas em Saúde Mental, com o objetivo de contribuir para a desinstitucionalização psiquiátrica, em prol da Luta Antimanicomial. De modo semelhante, o Ministério da Saúde criou um programa com o objetivo de garantir a assistência, o acompanhamento e a integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (02 anos ou mais de internação ininterruptos). Trata-se do Programa PVC, isto é, Programa
de Volta para Casa.
Valorização e Consideração.
Vida em Comunidade.
Vivendo em Casa.
Vontade e Cooperação.
O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social deste profissional ao longo de décadas, sua atuação em diferentes espaços, a participação na construção de práticas e saberes distintos e sua forma de responder e lidar com pontos delicados como os dilemas éticos. Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo de 2005, é incorreto afirmar:
é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender a evolução do contexto institucional legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes.
foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.
pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
a formulação deste Código de Ética, o quinto da profissão de psicólogo no Brasil, explicita em seus artigos a questão do preconceito racial e sexual, umas das novidades desta edição.
na sua construção, entre outras coisas, buscou-se estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não suas práticas particulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...