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Leia as proposições a seguir:
I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;
II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;
III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;
IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.
Assinale a opção CORRETA.
Quanto ao processo de seleção de pessoal, analise.
I. A seleção é uma comparação e uma escolha de candidatos.
II. O processo de seleção envolve uma função de staff e uma responsabilidade de linha.
III. O órgão de staff procede à escolha final dos candidatos.
IV. As técnicas de seleção são aplicadas pela gerência requisitante.
Assinale
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos processos de treinamento, desenvolvimento, educação e avaliação de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Uma das principais críticas à avaliação de desempenho é o fato de esta ocorrer em dia determinado, apenas uma vez por ano.
Nos casos em que há algum tipo de psicopatologia envolvida no ato criminoso, a legislação penal determina que o indivíduo seja internado em Hospital específico para tratamento. Transcorrido um tempo do tratamento, essa desinternação só é possível por
realização de um novo julgamento.
pedido dos familiares.
realização de júri popular.
liberação da vítima ou de seus familiares.
determinação judicial.
Possibilidade de diminuir danos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar prejuízos. Valoriza e põe em ação estratégias de proteção, cuidado e auto-cuidado, possibilitando mudança de atitude frente a situações de vulnerabilidade. Constitui uma estratégia de abordagem dos problemas com as drogas, que não parte do princípio que deve haver uma imediata e obrigatória extinção do uso de drogas no âmbito da sociedade, ou no caso de cada indivíduo, mas que formula práticas que diminuem as perdas para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem. Corresponde à Política de
Proteção ao Próximo.
Fortalecimento da Vida.
Cooperação em Saúde.
Redução de Danos.
Bem-estar Social.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 002/87, de 15 de agosto de 1987, que aprova o Código de Ética Profissional do psicólogo, é regida por princípios fundamentais. Qual opção abaixo diz respeito a estes princípios?
Igualdade e fraternidade.
Integralidade e universalidade.
Dignidade e integridade.
Respeito à ordem nacional e a cultura.
Responsabilidade econômica.
Técnica de observação na qual são registradas manifestações favoráveis ou desfavoráveis da variável investigada, para fins de avaliação:
entrevista.
diário
incidente crítico.
amostragem de tempo.
gravação
Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:
(I) Teoria Psicogenética de Piaget
(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky
( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por ferramentas criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".
( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.
( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.
( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.
Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
É correto afirmar que o recrutamento externo é vantajoso por ser um processo
Para Pichon-Rivière, as finalidades e propósitos dos grupos operativos podem ser resumidos no fato de que a atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança (ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior e ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança), sendo que o coordenador, com sua técnica, em uma situação triangular, favorece o vínculo entre o grupo e
o campo de sua tarefa.
cada membro individualmente.
a cultura individual.
o âmbito ideológico interpessoal.
as regras sociais.
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