Questões de Psicologia do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No recrutamento interno de candidatos, a utilização de candidatos reais ou potenciais da própria empresa pode ser feita através das seguintes técnicas:

1. Movimento vertical: promoção de pessoal.

2. Movimento horizontal: transferência de pessoal.

3. Movimento diagonal: transferência com promoção.

Dessas afirmativas, estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dados da literatura especializada indicam que alguns movimentos estão reconfigurando a prática profissional do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil. Sendo assim, quais são esses movimentos?

1- O primeiro deles ocorre no interior das práticas tradicionais e que constituem o núcleo central da representação do que significa ser psicólogo organizacional. O psicólogo passa a ser visto como um profissional que estritamente exerce a atividade de seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desempenho.

2- O segundo movimento caracteriza-se por um alargamento do cargo, ou seja a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares de recursos humanos.

3- O terceiro movimento destaca transições que estão configurando uma intervenção do psicólogo em âmbitos mais complexos da própria organização. O psicólogo passa a contribuir para as decisões em níveis estratégicos.

Dentre essas afirmativas, estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto aos métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que:

1. as medidas subjetivas do desempenho no trabalho são classificadas por pessoas que têm conhecimento sobre o desempenho dos colaboradores no trabalho.

2. as medidas objetivas de desempenho possuem uma variedade de escalas de classificação tais como; as escalas de classificação ancorada no comportamento e a escala de observação do comportamento.

3. as medidas objetivas do desempenho consistem na contagem do resultado de um trabalho, como a quantidade de vendas efetuadas por um vendedor, ou o número de unidade produzida pelo colaborador de uma fábrica.

Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A análise do trabalho é uma das ferramentas mais utilizadas pelos psicólogos organizacionais. As informações para a análise do trabalho têm diversos objetivos e podem ser utilizadas pelos psicólogos para:

1. desenvolvimento de estratégias para um maior controle das tarefas no trabalho.

2. avaliação de desempenho.

3. seleção e treinamento

4. desenvolvimento de carreira de colaboradores.

5. questões legais, como garantir justiça nas ações dos colaboradores.

Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • B.

    2, 3, 4 e 5,

  • C.

    1, 3 e 4

  • D.

    1, 3 e 5

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os enfoques situacional e contingencial de liderança, é correto afirmar:

1. Liderança é um fenômeno que depende do líder, dos seguidores e da situação.

2. Os estilos de liderança podem ser eficazes em certas situações e não ser eficazes em outras.

3. Existe um modo ótimo de ser um líder, que combina com toda e qualquer situação, mas ele deve ser adequado ao perfil do líder e dos seus seguidores.

4. A teoria líder-membro defende que os líderes, em geral, tratam de maneira igual todos os seus membros, de forma democrática, de modo a motivar a equipe.

Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 2, e 4.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere às características interpessoais que são próprias das equipes de trabalho, é correto afirmar que equipes eficazes:

  • A.

    apresentam constantes trocas de papéis, além de utilizarem meios construtivos para expressar o conflito.

  • B.

    apresentam coesão e confiança entre seus membros, além de constantes trocas de papéis.

  • C.

    manifestam altos níveis de comunicação e utilizam meios construtivos para expressar o conflito.

  • D.

    compartilham igualdade no modo de pensar, agir e sentir e manifestam altos níveis de comunicação.

Como o próprio nome indica, os grupos operativos visam operar em uma determinada tarefa, cobrindo quatro campos: grupos de ensino e aprendizagem, grupos institucionais, grupos comunitários e grupos terapêuticos. Marque a opção que se aplica à caracterização de grupos institucionais

  • A.

    A forma mais utilizada dessa modalidade de grupo é conhecida sob o nome de "grupo de auto-ajuda".

  • B.

    Visa fundamentalmente uma melhoria de alguma situação de doença nos indivíduos, quer no plano do organismo, quer no plano do psiquismo

  • C.

    Os grupos institucionais possibilitam que as pessoas com algum nível de comprometimento assumam e aceitem suas deficiências, de forma menos conflituosa e humilhante.

  • D.

    O grupo institucional é freqüentemente utilizado em escolas, sindicatos, empresas com o objetivo de integrar diferentes escalões, especialmente no que tange às dificuldades de comunicação entre as pessoas.

Considerando a avaliação de desempenho, relacione a coluna da direita com a da esquerda.

I - Técnicas de avaliação A seqüência correta é

II - Aplicação da avaliação

III - Escalas de avaliação

( ) gráfica, comparação de funcionários, lista de verificação e de comportamento

( ) treinamento, colocação, promoção

( ) auto-avaliação, avaliação pelos pares

( ) pesquisa de funcionários, gestão de pessoas

( ) 360 graus, contexto

  • A.

    I - II - II - I - III.

  • B.

    II - I - III - I - II.

  • C.

    I - I - III - I - III.

  • D.

    II - III - III - II - I.

  • E.

    III - II - I - II - I.

Considerando o processo de treinamento, relacione a coluna superior com a inferior.

I - Planejamento e execução

II- Diagnóstico de necessidades

III - Modelo de avaliação

( ) Consideração dos níveis da organização, do trabalho e da pessoa

( ) Reação, aprendizagem, desempenho no cargo e resultados organizacionais

( ) Especificação dos desempenhos esperados pelos objetivos

( ) Explicitação da ação, da condição e do critério pelos objetivos

( ) Momento de definição das estratégias de aprendizagem

A seqüência correta é

  • A.

    III II I III II.

  • B.

    II III III I I

  • C. II III I II I.
  • D.

    I I III II II.

  • E.

    I II II I III.

Considerando a avaliação de desempenho, relacione a primeira coluna com a segunda

I- Aplicações

II - Erros de avaliação

III - Técnicas de avaliação

( ) indivíduos avaliam o desempenho de seus colegas

( ) treinamento, colocação, promoções

( ) múltiplos avaliadores

( ) pesquisa de pessoal, administração de salários

( ) efeito-halo, tolerância, tendência central

A seqüência correta é

  • A.

    I II II III I.

  • B.

    II III I III I.

  • C.

    II I III III I.

  • D.

    III I III I II.

  • E.

    III I II III I.

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