Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No recrutamento interno de candidatos, a utilização de candidatos reais ou potenciais da própria empresa pode ser feita através das seguintes técnicas:
1. Movimento vertical: promoção de pessoal.
2. Movimento horizontal: transferência de pessoal.
3. Movimento diagonal: transferência com promoção.
Dessas afirmativas, estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dados da literatura especializada indicam que alguns movimentos estão reconfigurando a prática profissional do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil. Sendo assim, quais são esses movimentos?
1- O primeiro deles ocorre no interior das práticas tradicionais e que constituem o núcleo central da representação do que significa ser psicólogo organizacional. O psicólogo passa a ser visto como um profissional que estritamente exerce a atividade de seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desempenho.
2- O segundo movimento caracteriza-se por um alargamento do cargo, ou seja a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares de recursos humanos.
3- O terceiro movimento destaca transições que estão configurando uma intervenção do psicólogo em âmbitos mais complexos da própria organização. O psicólogo passa a contribuir para as decisões em níveis estratégicos.
Dentre essas afirmativas, estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto aos métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que:
1. as medidas subjetivas do desempenho no trabalho são classificadas por pessoas que têm conhecimento sobre o desempenho dos colaboradores no trabalho.
2. as medidas objetivas de desempenho possuem uma variedade de escalas de classificação tais como; as escalas de classificação ancorada no comportamento e a escala de observação do comportamento.
3. as medidas objetivas do desempenho consistem na contagem do resultado de um trabalho, como a quantidade de vendas efetuadas por um vendedor, ou o número de unidade produzida pelo colaborador de uma fábrica.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A análise do trabalho é uma das ferramentas mais utilizadas pelos psicólogos organizacionais. As informações para a análise do trabalho têm diversos objetivos e podem ser utilizadas pelos psicólogos para:
1. desenvolvimento de estratégias para um maior controle das tarefas no trabalho.
2. avaliação de desempenho.
3. seleção e treinamento
4. desenvolvimento de carreira de colaboradores.
5. questões legais, como garantir justiça nas ações dos colaboradores.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2, 3, 4 e 5
2, 3, 4 e 5,
1, 3 e 4
1, 3 e 5
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os enfoques situacional e contingencial de liderança, é correto afirmar:
1. Liderança é um fenômeno que depende do líder, dos seguidores e da situação.
2. Os estilos de liderança podem ser eficazes em certas situações e não ser eficazes em outras.
3. Existe um modo ótimo de ser um líder, que combina com toda e qualquer situação, mas ele deve ser adequado ao perfil do líder e dos seus seguidores.
4. A teoria líder-membro defende que os líderes, em geral, tratam de maneira igual todos os seus membros, de forma democrática, de modo a motivar a equipe.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2 e 3.
1, 2, e 4.
1 e 2.
3 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere às características interpessoais que são próprias das equipes de trabalho, é correto afirmar que equipes eficazes:
apresentam constantes trocas de papéis, além de utilizarem meios construtivos para expressar o conflito.
apresentam coesão e confiança entre seus membros, além de constantes trocas de papéis.
manifestam altos níveis de comunicação e utilizam meios construtivos para expressar o conflito.
compartilham igualdade no modo de pensar, agir e sentir e manifestam altos níveis de comunicação.
Como o próprio nome indica, os grupos operativos visam operar em uma determinada tarefa, cobrindo quatro campos: grupos de ensino e aprendizagem, grupos institucionais, grupos comunitários e grupos terapêuticos. Marque a opção que se aplica à caracterização de grupos institucionais
A forma mais utilizada dessa modalidade de grupo é conhecida sob o nome de "grupo de auto-ajuda".
Visa fundamentalmente uma melhoria de alguma situação de doença nos indivíduos, quer no plano do organismo, quer no plano do psiquismo
Os grupos institucionais possibilitam que as pessoas com algum nível de comprometimento assumam e aceitem suas deficiências, de forma menos conflituosa e humilhante.
O grupo institucional é freqüentemente utilizado em escolas, sindicatos, empresas com o objetivo de integrar diferentes escalões, especialmente no que tange às dificuldades de comunicação entre as pessoas.
Considerando a avaliação de desempenho, relacione a coluna da direita com a da esquerda.
I - Técnicas de avaliação A seqüência correta é
II - Aplicação da avaliação
III - Escalas de avaliação
( ) gráfica, comparação de funcionários, lista de verificação e de comportamento
( ) treinamento, colocação, promoção
( ) auto-avaliação, avaliação pelos pares
( ) pesquisa de funcionários, gestão de pessoas
( ) 360 graus, contexto
I - II - II - I - III.
II - I - III - I - II.
I - I - III - I - III.
II - III - III - II - I.
III - II - I - II - I.
Considerando o processo de treinamento, relacione a coluna superior com a inferior.
I - Planejamento e execução
II- Diagnóstico de necessidades
III - Modelo de avaliação
( ) Consideração dos níveis da organização, do trabalho e da pessoa
( ) Reação, aprendizagem, desempenho no cargo e resultados organizacionais
( ) Especificação dos desempenhos esperados pelos objetivos
( ) Explicitação da ação, da condição e do critério pelos objetivos
( ) Momento de definição das estratégias de aprendizagem
A seqüência correta é
III II I III II.
II III III I I
I I III II II.
I II II I III.
Considerando a avaliação de desempenho, relacione a primeira coluna com a segunda
I- Aplicações
II - Erros de avaliação
III - Técnicas de avaliação
( ) indivíduos avaliam o desempenho de seus colegas
( ) treinamento, colocação, promoções
( ) múltiplos avaliadores
( ) pesquisa de pessoal, administração de salários
( ) efeito-halo, tolerância, tendência central
A seqüência correta é
I II II III I.
II III I III I.
II I III III I.
III I III I II.
III I II III I.
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