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Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Nos últimos anos as grandes empresas investem para reforçar a socialização por meio da disseminação dos valores culturais da organização e treinar o funcionário dentro das necessidades da empresa. Buscam atingir os objetivos da organização através do desenvolvimento de competências específicas voltadas aos objetivos da organização, através de ferramentas como a:
Dinâmica de grupo.
Educação corporativa.
Seleção por competências.
Avaliação de desempenho.
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Quando falamos no sistema motivacional humano, várias teorias são abordadas, entre elas a teoria onde o mais importante para a determinação do comportamento é aquilo que é percebido como determinante, e não os determinantes reais, que é conhecida como:
Teoria da equidade, de Adams.
Teoria da atribuição e posição de controle, de Heider.
Teoria da dissonância cognitiva, de Festinger.
Teoria do intercâmbio, de Homans.
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A afirmação de A. S. Neill: "Acho que eu também conseguiria aprender de cor o Corão, se me espancassem para isso. Haveria um resultado, naturalmente: eu detestaria para sempre o Corão, o espancador e a mim mesmo", em seu livro Liberdade sem medo – Summerhill, caracteriza uma das etapas no processo de aprendizagem, que é a:
Motivação.
Generalização.
Preparação.
Resposta.
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A definição de grupo operativo sendo um conjunto de pessoas com um objetivo comum que procuram abordar trabalhando como equipe, é do iniciador do método:
Didier Anzieu.
J.B.Pontalis.
Georges Lapassade.
J. Pichon-Rivière.
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É muito importante observar o comportamento das pessoas e seus fluxos quando se quer conhecer uma cultura organizacional. Sobre tecnonimia apenas está INCORRETO afirmar que:
Tecnonimia é a técnica que designa quem se reporta a quem, qual seu grau de centralização ou descentralização, quais são os mecanismos usados para a integração e como são as redes formais e informais.
A tecnonimia também ajuda a decifrar como as relações se estabelecem dentro das organizações.
Os termos utilizados em cargos são selecionados em cada empresa de acordo com a sua história.
A tecnonimia provoca mudanças na percepção, por isso tem sido usada para a distribuição de status dentro da organização.
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Atualmente os processos de seleção possuem foco em competências. A gestão por competências possui objetivo primordial de criar um modelo de competências para cada função dentro da organização. Nos processos seletivos se utiliza uma ferramenta fundamental que é a entrevista comportamental com foco em competências. Sobre essa ferramenta apenas é INCORRETO afirmar que:
As perguntas usadas na entrevista comportamental são perguntas abertas específicas, contendo verbos de ação no passado.
A premissa da entrevista comportamental é: comportamento passado prediz o comportamento futuro.
A entrevista comportamental foi criada na década de 70 e popularizada pelo Dr. Paul Green.
Toda a resposta comportamental pode ser desmembrada em três partes conhecidas como CHA, conhecimento, habilidade e atitude.
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As organizações são compostas de grupos e conhecê-los é fundamental para a obtenção de bons resultados. Sobre grupos podemos afirmar que:
Sempre que pessoas estão reunidas em torno de um objetivo comum caracterizamos um grupo.
Nos grupos secundários os elementos se reúnem por meio das afinidades e simpatias entre eles.
Cada grupo apresenta características que são marcantes de acordo com sua atuação. Ele tem uma personalidade própria. A personalidade de um grupo é denominada sintalidade.
Denominamos grupos formais ou primários aqueles formados espontaneamente, por meio de afinidade e simpatias entre os elementos.
Há pelo menos quatro níveis de análise dos problemas de comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico. No nível organizacional estuda-se
o comportamento de cada indivíduo, sua tipologia e estágio de compreensão das metas que lhe foram designadas a serem cumpridas no ambiente de trabalho.
os programas formais de processamento, tradução, distribuição e exibição dos dados que geram zonas cinzentas e de conflito no processo comunicativo no ambiente de trabalho.
as redes de sistemas de dados, informações, fatos que ligam entre si os membros da organização e fornecem os meios por intermédio dos quais a empresa se relaciona com o meio.
o clima, a cultura e os valores preponderantes no ambiente de trabalho e que interferem diretamente nos processos de relacionamentos interpessoais e intrapessoais, dentro e fora da organização.
o processo comunicativo de cada membro da equipe, visando desta forma diagnosticar estilos e a partir daí realizar ajustes nas ferramentas e instrumentos institucionais de comunicação na empresa.
De maneira geral, as teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus colaboradores, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder
sente.
pensa.
valoriza.
faz.
acredita.
As chamadas teorias reducionistas de motivação mostram um modelo mecânico de homeostase, como se o ser humano tendesse sempre
ao equilíbrio e mais nada.
a buscar novos desafios.
a superar metas no ambiente de trabalho.
a satisfazer somente as suas necessidades básicas.
ao desequilíbrio para que pudesse reagir de forma criativa para lidar com necessidades frustradas.
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