Lista completa de Questões sobre Psicologia Jurídica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que o processo de mediação ocorra sem grandes oscilações, algumas normas devem ser estabelecidas, como: intimidade, confidencialidade, liberdade de expressão, compromisso com o diálogo e imparcialidade. Assinale a alternativa que apresenta esclarecimento correto a respeito de uma dessas normas.
Intimidade: o mediador compromete-se, diante das pessoas às quais presta ajuda, a guardar sigilo sobre o conteúdo das conversações.
Confidencialidade: os protagonistas do conflito não serão forçados a falar mais do que considerarem parte de sua intimidade.
Liberdade de expressão: os protagonistas comprometem-se a expressar-se com liberdade, mas assumindo que, nos diálogos, estão proibidos os insultos e os ataques verbais, físicos ou psicológicos.
Compromisso de diálogo: o mediador compromete-se a não tomar partido de nenhuma das partes em conflito.
Imparcialidade: os protagonistas devem comprometer-se a falar de suas dificuldades e conflitos nas sessões de trabalho.
Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue os itens que se seguem.
Os programas dedicados aos primeiros anos de vida da criança devem contemplar o apoio à família e respeitar um modelo uniforme, assegurando, para toda criança, independentemente do local onde vive, as condições para seu desenvolvimento.
Cláudia procurou o serviço de saúde do órgão público em que trabalha, com queixas de náuseas constantes, insônia e sono agitado com pesadelos, dores de cabeça e no peito, além de muita impaciência e irritabilidade. O médico que a atendeu constatou pressão arterial elevada, assumiu seu tratamento, marcou retorno e a encaminhou para o serviço de psicologia com um relatório e pedido de parecer psicológico. O psicólogo identificou sintomas de depressão e ansiedade e colheu relatos de abuso psicológico frequentes por parte do marido, com 10 ou 12 episódios de agressão física ocorridos ao longo de cinco anos de casamento. O tratamento psicoterápico foi iniciado de imediato e os dois profissionais mantiveram discussões periódicas sobre o caso durante o período em que ambos assistiram essa paciente, tomando decisões conjuntas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
As queixas apresentadas pela paciente são típicas de mulheres que vivem em situação de violência doméstica, em que a relação e o contexto familiar se tornam estímulos condicionados sinalizadores de abuso iminente, com efeitos sobre a saúde física da vítima.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quem é o cliente do psicólogo quando ele atua no campo do jurídico?
A instituição judiciária.
O juiz.
O promotor.
O sujeito.
O advogado.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Da justiça terapêutica podemos afirmar que:
Constitui novo modelo de enfrentamento da violência e da criminalidade relacionado direta e indiretamente ao uso, abuso e dependência de drogas.
Apresenta-se como um novo tipo de tratamento clínico para os usuários de álcool e de outras drogas.
Paradigma clássico do Direito para aplicar leis a infratores que usam da violência para com suas vítimas.
É uma prática discriminatória e que termina por favorecer a perserguição dos infratores que, em seus delitos, estavam sob o uso de álcool e de outras drogas.
É a maneira que o Estado tem de interferir, visando à cura, na vida privada e na escolha do indíviduo em fazer uso de substâncias psicoativas que causam dependências.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Com relação às penas alternativas, podemos afirmar que:
seu objetivo termina por constranger a liberdade de ir e vir do cidadão.
por serem restritivas de direito, são aplicadas diretamente, quando o crime é considerado de média gravidade.
levam sempre o infrator ao Sistema Carcerário.
seu objetivo essencial não é reduzir a incidência da pena detentiva.
são medidas aplicadas quando o crime é considerado de menor gravidade – os chamados crimes de menor potencial ofensivo.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Penas alternativas são medidas:
Aplicadas ao infrator reincidente.
De caráter substitutivo.
Aplicadas a adolescentes.
De privação da liberdade.
De caráter não substitutivo.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Medidas de Proteção:
I. São aplicadas de maneira isolada ou cumulativamente, bem como, podem ser substituídas a qualquer tempo.
II. Quando são aplicadas, não consideram as necessidades pedagógicas.
III. Podem ser aplicadas sem preocupações com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pois está recluso em instituição educacional.
IV. Aplicam-se apenas à criança de zero a 12 anos.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II, III e IV.
Todas.
I.
II e III.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Verificada a prática de ato infracional, as medidas sócio-educativas que a autoridade competente pode aplicar são:
Advertência, notificação, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, pagamento de taxas financeiras ao Estado, prestação de serviços à comunidade, prisão.
Notificação, restrição dos direitos de sair de casa sozinho, internação em regime de semiliberdade, internação em sistema prisional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As medidas sócio-educativas são restritivas de direitos e aplicadas, apenas, por ordem judicial, a pessoas que tenham cometido ato infracional. Assim, aplicam-se:
Às crianças que estão na primeira infância.
Às crianças que estão na segunda infância.
Às pessoas que infracionam pela primeira vez. Os chamados reús primários.
Quando a pessoa é maior de 21 anos.
Nenhuma das questões anteriores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...