Lista completa de Questões sobre Psicologia Jurídica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Exames de corpo de delito, de esperma, de insanidade mental, entre outros procedimentos são atribuições do psicólogo jurídico atuante no (a)
Vitimologia.
Direito Cível.
Psicologia Penitenciária (fase de execução).
Psicologia Policial e das Forças Armadas.
Direito Penal (fase processual).
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Na Psicologia Jurídica e o Menor o psicólogo atua, designado pelo juiz, como
mediador.
assistente técnico.
aconselhador.
psicoterapeuta.
perito oficial.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Considerando a subdivisão da Psicologia Jurídica, leia os itens relacionados abaixo e assinale a alternativa
I - Psicologia Jurídica e o Direito de Família: separação, disputa de guarda, regulamentação
de visitas, destituição do pátrio poder.
II - Psicologia Jurídica e Direito Cível: casos de interdição, indenizações, entre outras
ocorrências cíveis.
III - Psicologia Jurídica do Trabalho: acidentes de trabalho, indenizações.
Os itens I e III são falsos.
Os itens I, II e III são verdadeiros.
Os itens I, II e III são falsos.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas o item II é falso.
No que se refere às temáticas de violência e maus tratos, julgue os itens a seguir.
A violência contra crianças é um problema grave, com sequelas imediatas e a longo prazo. Os maus-tratos estão relacionados diretamente com as práticas de cuidado infantil consideradas impróprias por determinada cultura e em um período histórico específico. Os abusos físicos, sexual e emocional e a negligência são alguns exemplos incluídos nesta categoria.
Assinale a alternativa incorreta.
Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do pátrio poder.
Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta.
O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura à criança a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
Aos pais cabe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores.
A mediação é geralmente definida como a interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão
ilimitado e voluntário em que as pessoas em conflito solicitam a ajuda de uma terceira parte imparcial e neutra para tomar uma decisão por elas, com relação a questões contestadas.
limitado ou não autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo, mutuamente aceitável, com relação às questões em disputa.
arbitral, no qual as partes podem quase sempre escolher seu próprio árbitro ou conselho de árbitros, o que lhes dá mais controle sobre a decisão do que se a terceira parte fosse indicada por uma autoridade ou agência externas.
ilimitado, em função da abordagem legislativa da resolução de disputas como meio público de resolução de um conflito por intermédio de recurso à lei.
circunstancial, em abordagem extralegal, incluindo procedimentos privados que as partes usam isoladamente ou com a ajuda de uma terceira parte para negociar um acordo não voluntário ou com a decisão de uma terceira parte, sancionada de modo privado ou público.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação visa à restauração do diálogo e da comunicação, em um procedimento protegido pela confidencialidade, que assegura a dignidade da pessoa, dando-lhe a oportunidade de exercer a experiência humana da inclusão social.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
Em uma sessão de mediação, proporciona-se às partes uma vivência de escuta qualificada, oferecendo subsídios para cada um formar seu julgamento, em que, enquanto um exerce a fala, o mediador e a outra parte escutam e, assim, todos falam e se escutam.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação nos conflitos familiares toma da psicanálise alguns aportes, como sua contribuição específica da escuta e a concepção da singularidade de cada caso, porém não outorga ao mediador a função de interpretação da escuta e da palavra.
Um meio de resolução de controvérsias, referentes a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção para decidir por elas, sendo sua decisão equivalente a uma sentença judicial é denominado de
Mediação.
Arbitragem.
Conciliação.
Audiência.
Avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...