Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A seleção científica envolve o uso de métodos capazes de prever o desempenho em um cargo. O desenvolvimento de um sistema de métodos eficazes e válidos de seleção, compreende etapas que são:
1- elaborar as amostras de trabalho.
2- escolher os critérios de desempenho no trabalho.
3- escolher os potenciais fatores de previsão.
4- identificar habilidades, conhecimentos e aptidões por meio de uma análise de trabalho.
5- fazer a validação cruzada dos fatores de previsão em uma segunda amostragem.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3, 4 e 5.
2, 3, 4 e 5, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 5, apenas.
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Considerando que o recrutamento é uma atividade que não pode ser isolada da estratégia da empresa, é correto afirmar:
1- O desafio principal do recrutamento é agregar valor à organização e às pessoas.
2- O recrutamento é um meio para alavancar o desempenho no cargo.
3- A avaliação dos resultados é importante para aferir se o recrutamento está realmente cumprindo a sua função e a que custo.
Estão corretas as afirmativas:
1 e 2, apenas
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3
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No que se refere ao termo cidadania organizacional, é correto afirmar que ocorre quando ...
1- atos e benefícios à organização são ofertados pelos empregados, de forma espontânea, visando a um posterior reconhecimento institucional.
2- o empregado aplica um esforço extra para resolver situações-problema e/ou imprevistas, que se apresentem em seu escopo de atuação na organização.
3- o empregado percebe a necessidade de oferecer ao seu empregador uma cota extra de trabalho, extrapolando suas obrigações formais.
Dadas as afirmativas, estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
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Na ultima década, com os termos de responsabilidade social, envelhecimento da população e o desenvolvimento sustentável, descortinam-se novos paradigmas para as questões de Qualidade de Vida no Trabalho. Os fatores desencadeadores de ações de Qualidade de Vida no Trabalho, típicos na sociedade pós-moderna, são:
1- Metas empresariais " competitividade, qualidade do produto, velocidade e custos.
2- Pressões organizacionais " novas estruturas de poder, agilidade, remuneração variável e co- responsabilidade.
3- Fatores socioeconômicos "globalização, tecnologia de informação, organização de classe e
desemprego.
4- Fatores sociotécnicos "privatização de serviços públicos, investimento em projetos sociais, imagem corporativa e políticas de governo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1, 2 e 3.
1, 2 e 4.
1 e 2.
3 e 4.
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No processo de influenciar pessoas, a liderança e poder são elementos interligados. Analise e marque as assertivas que contém essa interligação:
1- O poder coercivo é regulador e controlador de comportamentos e atitudes indesejadas em determinado contexto social.
2- O poder de informação está relacionado à posse de dados e informações estratégicas.
3- O poder burocrático é relacionado ao poder formal da empresa, definido pela estrutura organizacional, que é coerente com a cultura da empresa.
4- O poder de referência tradicional é aquele atribuído, geralmente, às pessoas mais velhas na empresa.
O correto está somente em:
1, 2 e 3.
3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 4.
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As estratégias que podem ser utilizadas para prevenir conflitos entre os grupos, nas organizações, são:
1- Manter um controle das atividades dos grupos.
2- Manter uma comunicação intergrupal elevada e freqüente.
3- Evitar situação de vence-perde.
4- Dar ênfase à eficiência da organização.
5- Estimular a rotação de seus membros.
O correto está em:
1, 2, 3, 4 e 5.
1, 3 e 5, somente.
1, 3 e 4, somente.
2, 3, 4 e 5, somente.
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A literatura aponta para a relação entre clima organizacional e estresse no trabalho. Os fatores do clima organizacional mais relevantes na predição do nível de estresse são:
1- A falta de participação no processo decisório, particularmente no relacionado à organização e execução do trabalho.
2- A falta de comunicação entre os diversos níveis organizacionais.
3- Ausência de formalidade existente na execução do trabalho.
4- O estilo de liderança gerencial.
5- A presença do suporte social aos colaboradores.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3, 4 e 5.
2, 3, 4 e 5, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
1, 3 e 5, apenas.
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Uma organização congrega fatores estruturais e dinâmicos. São fatores estruturais:
1- as relações de poder e autoridade nos respectivos níveis hierárquicos.
2- o funcionamento dos subsistemas e o processamento de informações.
3- a especificação das atividades e uma cadeia de ligação entre as pessoas e o trabalho.
O correto está em:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
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A palavra ergonomia designa uma ciência do trabalho e seu objetivo é definir as regras do trabalho. Sobre a ergonomia é correto afirmar:
1- Nos processo de seleção, contratação e formação do pessoal, os responsáveis pelo órgão de recursos humanos consideram que é adequado adaptar os meios, ou como o trabalhador desenvolverá a atividade, às características técnicas do sistema de produção.
2- Deve ser preocupação do ergonomista considerar o trabalho em seus aspectos técnicos, da mesma forma que deve privilegiar unilateralmente os aspectos econômicos, sociológicos ou biológicos.
3- No caso de operações inadequadas, cujas conseqüências são graves para o trabalhador, a tendência é atribuir a responsabilidade ao erro humano.
4- Após a elaboração do plano do processo de produção, o que, entre outras questões, determina em grande parte como o trabalho será realizado, é adequado considerar quais as capacidades disponíveis do trabalhador e de que forma apresentam relação com as necessidades criadas.
Estão corretas somente as afirmativas:
2 e 4.
1 e 2
2 e 3
1 e 4.
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As práticas de recursos humanos afetam o desempenho da empresa. No campo estratégico, o trabalho pode ser dividido em partes como a formulação e a implementação de estratégia. Sobre ações estratégicas dos profissionais de recursos humanos é correto afirmar que estes devem:
1- criar parceria estratégica, ou atuar como parceiro estratégico, o que influenciará na criação de unidades estratégicas.
2- atuar como agentes de mudança, no entanto, considerar que nem sempre os projetos para os sistemas de recursos humanos vão ser coerentes com a mudança.
3- atuar como defensor dos funcionários, pois um dos papéis dos profissionais de recursos humanos, de organizações competitivas do futuro, é estabelecer parcerias que contribuirão para os processos das mudanças.
4- considerar que o capital intelectual requer tanto competência como comprometimento, que podem ser avaliados de acordo com a empresa, unidade ou pessoa.
Estão corretas as afirmativas:
1, 3 e 4, somente.
1, 2 e 3, somente
2, 3 e 4, somente.
1, 2, 3 e 4
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