Questões sobre Psicologia Organizacional

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Políticas de gestão com foco no desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão é o grande desafio do gestor de recursos humanos. A partir desse desafio observa-se o caráter estratégico nas organizações, pois indica um gestor com uma visão sistêmica da empresa, incluindo, assim, a consciência voltada para o desenvolvimento de políticas de responsabilidade social. Sobre o papel do gestor de pessoas, na responsabilidade social, é correto afirmar:

  • A.

    A atuação do gestor de recursos humanos deve ser ampliada, pois ele deve, entre outras questões importantes, comprometer os colaboradores com os objetivos da organização.

  • B.

    Os gestores de recursos humanos devem atuar como elaboradores de estratégias, pois as empresas são agentes de troca econômica em um mercado abrangente.

  • C.

    Dentre os múltiplos papéis dos gestores de recursos humanos, o foco nas atividades é fundamental para garantir o resultado do trabalho desenvolvido

  • D.

    A postura da empresa com relação aos colaboradores, no que se refere à valorização destes, não impacta nos desafios relacionados a sua responsabilidade social.

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Os indicadores de desempenho ajudam a medir o desempenho dos processos internos de recursos humanos. Sobre os indicadores de desempenho é correto afirmar:

1- Indicadores que medem o desempenho operacional são também chamados de indicadores de eficácia.

2- Exemplos de indicadores de medição em recursos humanos podem ser: serviços de terceiros por atividades de recursos humanos, número médio de candidatos selecionados, entre outros.

3- Os indicadores ao serem avaliados devem considerar, dentre alguns aspectos, a sua importância para a organização.

4- Referente aos aspectos essenciais de cada indicador o item benefício e custo assegura que, para indicadores cujo conteúdo de informação é similar, deve ser escolhido o de maior custo, pois apresentam chances de maior credibilidade.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4.

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Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Sobre a liderança é correto afirmar:

1- Palavras como influência, adeptos, colaboradores e outras semelhantes implicam uma importante condição para a liderança: consentimento.

2- Liderar e administrar apresentam o mesmo sentido e se o líder é carismático, este traço já substitui a sua capacidade de administração.

3- Das características de um líder, as palavras têm mais força que as ações, pois a capacidade de comunicação é uma das mais fortes habilidades de um líder.

4- Líderes com características diversas podem ser bem sucedidos e muitos métodos de liderança funcionam porque o estilo de liderança é uma variável dependente e o cenário, ou a atribuição, é a variável independente.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 3

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    1 e 4

  • D.

    2 e 3.

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Sobre o planejamento estratégico é correto afirmar:

1- No seu processo sistemático, existe uma seqüência de análises e decisões onde uma das etapas é a análise do ambiente.

2- Ao analisar a situação estratégica, considera-se para uso dos recursos a natureza quantitativa.

3- Quando o plano estratégico é elaborado, os recursos devem ser alocados de forma coerente com a situação futura desejada.

4- Os principais componentes que podem integrar um plano estratégico são: negócios, objetivos, vantagens competitivas e alocação dos recursos.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    1, 3 e 4.

  • D.

    2 e 3.

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O desenvolvimento organizacional apresenta como responsabilidade o planejamento e o acompanhamento do crescimento organizacional. Premissas básicas influenciam diretamente nos cenários do desenvolvimento organizacional, que são:

1- Os objetivos organizacionais, quase sempre, não coincidem com os objetivos dos colaboradores da organização.

2- Quando ocorre um rompimento, mesmo que tácito, no contrato estabelecido entre a organização e o colaborador, ocorre um aumento de punições aos empregados, gerando um alto índice de rotatividade.

3- Uma das formas de diagnosticar falhas ou lacunas é pelo desenvolvimento organizacional, utilizando-se a análise da real situação e assim implementar as mudanças detetadas.

4- Para implantar um programa de Desenvolvimento organizacional, é importante voltar-se ao passado da organização. Dados do passado da organização contribuirão para definir medidas que deverão ser implantadas

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1 e 4, somente.

  • B.

    1 e 2, somente

  • C.

    2, 3 e 4, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4

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O absenteísmo é considerado um indicador demográfico. Os indicadores demográficos objetivam contribuir para a compreensão da força de trabalho ou capital humano disponível. Sobre o absenteísmo é correto afirmar:

1- Os gráficos de barra demonstram, de forma clara, o índice de absenteísmo na empresa.

2- Para o cálculo do absenteísmo precisa-se saber o número de dias úteis que pretendemos calcular.

3- Independente do motivo que leva o empregado ao absenteísmo, não existe interferência subjetiva do superior hierárquico no caso de regime de trabalho de horista ou mensalista, no que se refere às punições impostas pela lei.

4- O absenteísmo pode estar relacionado ao nível de satisfação dos empregados, no que envolve relacionamentos com seus superiores hierárquicos.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    2 e 4

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O turnover é um dos indicadores mais importantes aplicados à gestão de recursos humanos. Sobre o turnover é correto afirmar:

  • A.

    O turnover é a média dos indicadores de entrada (admissão) e de saída (desligamentos).

  • B.

    Pode ser calculado pelo número de admissões e saídas de empregados no mês de cálculo.

  • C.

    Pode ser demonstrado através do gráfico de colunas, com a vantagem de melhor explicitar as flutuações, pois este gráfico não apresenta base.

  • D.

    Uma demissão em função de uma vaga (posição ou cargo) extinta deve ser contabilizada como rotatividade, mesmo que não envolva substituição.

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Todas as empresas, no decorrer do tempo, passaram a ter consciência de sua responsabilidade social com seus colaboradores, sendo uma das formas mais expressivas através dos benefícios. Podemos considerar que os benefícios oferecidos pelas empresas apresentam como objetivo:

1- Cumprir acordos sindicais por meio das convenções coletivas.

2- Considerar que os candidatos a emprego e que estão em disponibilidade no mercado, sejam atraídos, em grande número, para recrutamento e seleção de pessoas para a empresa.

3- Os benefícios flexíveis permitem acesso a um maior número de empregados e estes podem escolher a totalidade, ou parte de um conjunto de benefícios, de acordo com as alternativas oferecidas pela empresa.

4- Nos parâmetros estabelecidos, considerar as características psicofisiológicas dos trabalhadores, adaptando-as às condições do ambiente, com intuito de proporcionar maior conforto e segurança.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1, 2 e 3.

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Na motivação organizacional, é importante descobrir com o que os colaboradores estão comprometidos. Sobre a motivação é correto afirmar:

1- A remuneração salarial é o maior fator de motivação para todos os colaboradores.

2- Existem mecanismos para motivar corretamente os colaboradores com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade de vida no trabalho, mas nem sempre essas medidas influenciam no comportamento destes.

3- A motivação e o comprometimento devem somar-se no processo de gestão de pessoas, estando sempre uma ao lado da outra.

4- Diferentes colaboradores buscam diferentes motivações e demonstram comprometimento com diferentes anseios.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1 e 2, somente.

  • B.

    2, 3 e 4, somente.

  • C.

    3 e 4, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

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No mundo contemporâneo, a gestão de pessoas assume um papel cada vez mais decisivo e participativo na gestão das organizações e na deliberação de políticas internas, com o objetivo de cumprir os preceitos erradicados através da responsabilidade social. Sobre os indicadores de desenvolvimento social é correto afirmar:

  • A.

    Os gestores podem definir as medidas de desempenho sem precisar analisar os cenários de determinada situação.

  • B.

    O desenvolvimento social pode ser mensurado através de indicadores, como a expectativa de vida.

  • C.

    Todo e qualquer indicador, mesmo que sem propiciar mensuração, pode ser considerado medida de desempenho.

  • D.

    É importante, independente do porte do órgão, escolher sempre uma gama de indicadores.

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