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A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes de trabalho: o coeficiente de freqüência (CF) e o coeficiente de gravidade (CG). A esse respeito, é correto afirmar que:
CF é um índice que relaciona o tempo de afastamento em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CF significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG permite fazer comparações sobre o tempo de afastamento com outros tipos e tamanhos de organizações;
a fórmula de cálculo do CF envolve necessariamente número de dias perdidos e número de dias computados.
Sobre a responsabilidade social das organizações, assunto cada vez mais em pauta e discutido no país, é INCORRETO afirmar que:
o balanço social põe em evidência a responsabilidade social da organização;
manifesta-se em atividades de beneficência voltadas apenas para seus funcionários;
diz respeito aos compromissos da organização com a sociedade em geral;
de forma mais intensa, verifica-se nos compromissos assumidos com a sociedade local;
não se limita às relações estabelecidas entre as organizações e seus membros.
Traçando um paralelo entre as atualmente chamadas organizações ômega e organizações alpha e a teoria X e Y que McGregor postulou em 1957, é correto afirmar que:
a teoria Y postula que o trabalho é penoso; as organizações ômega encaram o trabalhador como mão-de-obra braçal;
nas empresas alpha valoriza-se a invenção e criatividade; na teoria X acreditava-se no potencial inovador do ser humano;
segundo a teoria X, o homem é preguiçoso por natureza e, de acordo com as organizações ômega, as pessoas têm liberdade de pensar;
as empresas alpha constituem organizações onde a teoria Y sobre as pessoas é levada em consideração;
afirma-se na teoria X que o ser humano é ocioso e não gosta de trabalhar, enunciado que encontra respaldo no estilo de organização alpha.
A área de RH (recursos humanos) dentro de uma empresa é uma das que mais sofre mudanças, abarcando, inclusive, diversas novas denominações. À capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos dá-se o nome de:
empresabilidade;
vínculo empregatício;
auto-gestão;
empreendedorismo;
empregabilidade.
As questões da promoção de saúde não decorrem somente de fatores meramente individuais, mas também de manifestações em dimensões coletivas. A legislação trabalhista de vários países, do Brasil inclusive, reconhece a relação de causa e efeito entre vários agentes físicos, químicos e biológicos na produção das doenças ditas ocupacionais. A teoria do estresse, a Psicodinâmica do Trabalho e a Medicina Social Latino-Americana destacam a importância de um conceito como constituindo o ponto central do estudo da interação entre saúde mental e trabalho. Trata-se do conceito de:
somatização;
sincronizadores;
organização de trabalho;
alienação;
síndrome neurótica do trabalho.
Um grande número de experiências inovadoras sobre a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) e os sistemas sóciotécnicos enriquecidos têm sido desenvolvido em diversas empresas e locais do mundo com resultados extraordinários. Os sistemas sócio-técnicos de trabalho enriquecido proporcionam um sistema humano e técnico equilibrado que busca um enriquecimento do emprego. Hackman e Oldham identificaram cinco dimensões essenciais que proporcionavam melhorias no trabalho de modo especial. Constituem-se exemplos das dimensões essenciais do trabalho, EXCETO:
autonomia, variedade de tarefas e feedback;
identidade de tarefas, isonomia do trabalho e autonomia;
importância da tarefa, feedback e variedade de tarefas;
variedade, importância e identidade das tarefas;
identidade das tarefas, autonomia e feedback.
Comumente, em consenso com a maioria dos autores que versam sobre o assunto de psicologia e dinâmica de grupos, quando algum membro do grupo tem muita dificuldade de lidar com situações tensas, esse tipo de papel recebe o nome de:
vestal;
radar;
apaziguador;
atuador pelos demais;
porta voz.
Especialistas em Psicologia do Trabalho identificam um quadro que se convencionou chamar Síndrome de Burnout como resposta ao estresse ocupacional crônico. Sobre a Síndrome de Burnout, é INCORRETO afirmar que:
a Síndrome de Burnout é o resultado do estresse emocional desenvolvido na interação com outras pessoas;
falta de realização pessoal e desinteresse pelo trabalho são típicos sintomas emocionais da síndrome;
a Síndrome de Burnout distingue-se do estresse típico pela ausência de manifestações psicossomáticas;
a síndrome pode evoluir para manifestações comportamentais mais graves como alcoolismo e drogadição;
absenteísmo, queda na produtividade e conflitos interpessoais no ambiente de trabalho são freqüentes.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em diversos países desenvolvidos as estatísticas apontam distúrbios mentais relacionados com as condições de trabalho. Sobre a situação de violência no ambiente de trabalho conhecida por Assédio Moral, é correto afirmar que:
o assédio moral consiste na pressão exercida por superiores hierárquicos sobre seus subordinados no sentido do cumprimento de metas e prazos;
conflitos horizontais entre colegas de um mesmo grau na escala hierárquica não caracterizam assédio moral já que não há assimetria de poder;
doenças mentais e ocupacionais e o risco aumentado de acidentes de trabalho predispõem os funcionários ao assédio moral vertical;
relacionamentos afetivos entre superiores hierárquicos e seus subordinados caracterizam o assédio sexual, que é uma forma grave de assédio moral;
a permanência e a intencionalidade da conduta abusiva degradam as condições de trabalho com agravos à saúde física e mental da vítima.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma das técnicas de entrevistas que podem ser usadas no contexto das entrevistas de seleção de pessoal é a
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