Questões sobre Psicologia Organizacional

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A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes de trabalho: o coeficiente de freqüência (CF) e o coeficiente de gravidade (CG). A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    CF é um índice que relaciona o tempo de afastamento em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • B.

    CG significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • C.

    CF significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • D.

    CG permite fazer comparações sobre o tempo de afastamento com outros tipos e tamanhos de organizações;

  • E.

    a fórmula de cálculo do CF envolve necessariamente número de dias perdidos e número de dias computados.

Sobre a responsabilidade social das organizações, assunto cada vez mais em pauta e discutido no país, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o balanço social põe em evidência a responsabilidade social da organização;

  • B.

    manifesta-se em atividades de beneficência voltadas apenas para seus funcionários;

  • C.

    diz respeito aos compromissos da organização com a sociedade em geral;

  • D.

    de forma mais intensa, verifica-se nos compromissos assumidos com a sociedade local;

  • E.

    não se limita às relações estabelecidas entre as organizações e seus membros.

Traçando um paralelo entre as atualmente chamadas organizações ômega e organizações alpha e a teoria X e Y que McGregor postulou em 1957, é correto afirmar que:

  • A.

    a teoria Y postula que o trabalho é penoso; as organizações ômega encaram o trabalhador como mão-de-obra braçal;

  • B.

    nas empresas alpha valoriza-se a invenção e criatividade; na teoria X acreditava-se no potencial inovador do ser humano;

  • C.

    segundo a teoria X, o homem é preguiçoso por natureza e, de acordo com as organizações ômega, as pessoas têm liberdade de pensar;

  • D.

    as empresas alpha constituem organizações onde a teoria Y sobre as pessoas é levada em consideração;

  • E.

    afirma-se na teoria X que o ser humano é ocioso e não gosta de trabalhar, enunciado que encontra respaldo no estilo de organização alpha.

A área de RH (recursos humanos) dentro de uma empresa é uma das que mais sofre mudanças, abarcando, inclusive, diversas novas denominações. À capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos dá-se o nome de:

  • A.

    empresabilidade;

  • B.

    vínculo empregatício;

  • C.

    auto-gestão;

  • D.

    empreendedorismo;

  • E.

    empregabilidade.

As questões da promoção de saúde não decorrem somente de fatores meramente individuais, mas também de manifestações em dimensões coletivas. A legislação trabalhista de vários países, do Brasil inclusive, reconhece a relação de causa e efeito entre vários agentes físicos, químicos e biológicos na produção das doenças ditas ocupacionais. A teoria do estresse, a Psicodinâmica do Trabalho e a Medicina Social Latino-Americana destacam a importância de um conceito como constituindo o ponto central do estudo da interação entre saúde mental e trabalho. Trata-se do conceito de:

  • A.

    somatização;

  • B.

    sincronizadores;

  • C.

    organização de trabalho;

  • D.

    alienação;

  • E.

    síndrome neurótica do trabalho.

Um grande número de experiências inovadoras sobre a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) e os sistemas sóciotécnicos enriquecidos têm sido desenvolvido em diversas empresas e locais do mundo com resultados extraordinários. Os sistemas sócio-técnicos de trabalho enriquecido proporcionam um sistema humano e técnico equilibrado que busca um enriquecimento do emprego. Hackman e Oldham identificaram cinco dimensões essenciais que proporcionavam melhorias no trabalho de modo especial. Constituem-se exemplos das dimensões essenciais do trabalho, EXCETO:

  • A.

    autonomia, variedade de tarefas e feedback;

  • B.

    identidade de tarefas, isonomia do trabalho e autonomia;

  • C.

    importância da tarefa, feedback e variedade de tarefas;

  • D.

    variedade, importância e identidade das tarefas;

  • E.

    identidade das tarefas, autonomia e feedback.

Comumente, em consenso com a maioria dos autores que versam sobre o assunto de psicologia e dinâmica de grupos, quando algum membro do grupo tem muita dificuldade de lidar com situações tensas, esse tipo de papel recebe o nome de:

  • A.

    vestal;

  • B.

    radar;

  • C.

    apaziguador;

  • D.

    atuador pelos demais;

  • E.

    porta voz.

Especialistas em Psicologia do Trabalho identificam um quadro que se convencionou chamar Síndrome de Burnout como resposta ao estresse ocupacional crônico. Sobre a Síndrome de Burnout, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a Síndrome de Burnout é o resultado do estresse emocional desenvolvido na interação com outras pessoas;

  • B.

    falta de realização pessoal e desinteresse pelo trabalho são típicos sintomas emocionais da síndrome;

  • C.

    a Síndrome de Burnout distingue-se do estresse típico pela ausência de manifestações psicossomáticas;

  • D.

    a síndrome pode evoluir para manifestações comportamentais mais graves como alcoolismo e drogadição;

  • E.

    absenteísmo, queda na produtividade e conflitos interpessoais no ambiente de trabalho são freqüentes.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em diversos países desenvolvidos as estatísticas apontam distúrbios mentais relacionados com as condições de trabalho. Sobre a situação de violência no ambiente de trabalho conhecida por Assédio Moral, é correto afirmar que:

  • A.

    o assédio moral consiste na pressão exercida por superiores hierárquicos sobre seus subordinados no sentido do cumprimento de metas e prazos;

  • B.

    conflitos horizontais entre colegas de um mesmo grau na escala hierárquica não caracterizam assédio moral já que não há assimetria de poder;

  • C.

    doenças mentais e ocupacionais e o risco aumentado de acidentes de trabalho predispõem os funcionários ao assédio moral vertical;

  • D.

    relacionamentos afetivos entre superiores hierárquicos e seus subordinados caracterizam o assédio sexual, que é uma forma grave de assédio moral;

  • E.

    a permanência e a intencionalidade da conduta abusiva degradam as condições de trabalho com agravos à saúde física e mental da vítima.

Uma das técnicas de entrevistas que podem ser usadas no contexto das entrevistas de seleção de pessoal é a

  • A. deflexão.
  • B. interpretação.
  • C. confrontação.
  • D. associação livre de idéias.
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