Questões sobre Psicologia Organizacional

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Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que

O texto oferece subsídios para compreender a importância da educação para a saúde no trabalho. As atividades que o psicólogo deve desenvolver para alcançar diretamente esse propósito incluem o(a)

  • A. análise de tarefa e de cargos.
  • B. programa de recompensas e benefícios.
  • C. realização de oficinas para capacitação.
  • D. seleção de pessoal.

Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.

Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta

  • A. doença profissional.
  • B. estresse pós-traumático relacionado ao trabalho.
  • C. depressão primária.
  • D. doença psicossomática inespecífica.
  • E. doença osteomuscular relacionada ao trabalho.

Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que

De acordo com o texto, destaca-se como causador de adoecimento no trabalho o(a)

  • A. identidade do trabalhador.
  • B. falta de desenvolvimento profissional.
  • C. centralidade do trabalho.
  • D. emprego estrutural.

Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.

Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O funcionário apresenta sintomas de estresse ocupacional que afetam sua saúde.

  • B.

    A situação vivenciada pelo funcionário e por seu superior caracteriza assédio moral na situação de trabalho.

  • C.

    O funcionário apresenta sintomas físicos e psicológicos que justificam tratamento multidisciplinar.

  • D.

    A análise funcional do caso está equivocada porque focaliza questões ambientais e não orgânicas, às quais se referem as queixas do paciente.

  • E.

    É adequado para o psicólogo, em termos técnicos e éticos, procurar o médico que encaminhou o paciente para discutir com ele aspectos médicos e psicológicos que favoreçam a tomada de decisões para o tratamento do paciente.

Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que

Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que

  • A. o trabalho precário gera adoecimento.
  • B.

    a compulsão pelo trabalho é uma doença ocupacional.

  • C. as doenças do trabalho são coletivas.
  • D.

    o desemprego gera mais doenças do que o emprego ruim.

Assinale a opção correta no que concerne ao treinamento.

  • A.

    Um sistema instrucional em contextos organizacionais abrange três subsistemas: planejamento, execução e avaliação de treinamento.

  • B.

    Objetivos instrucionais são elementos fundamentais no desenho de situações de aprendizagem. Um objetivo instrucional é composto de condição, desempenho e critério.

  • C.

    Diz-se que uma avaliação de reação de um treinando foi favorável quando ele alcança objetivos instrucionais do treinamento.

  • D.

    Para Gagné, são quatro as categorias de capacidades humanas treináveis: habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.

  • E.

    Transferência de treinamento define-se como aplicação eficaz de novos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes no trabalho e como impacto do treinamento no desempenho organizacional.

Julgue os itens a seguir, relativos à intervenção do psicólogo nos grupos existentes nas instituições.

I Entre as técnicas mais apropriadas para esse tipo de intervenção, destaca-se o grupo focal.

II A interpretação da fala dos participantes é uma técnica que deve ser usada para compreensão do discurso organizacional.

III O sigilo e a ética são fundamentais para se assegurar um bom rapport com o grupo.

IV A técnica da confrontação deve ser usada apenas em situações de conflito.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Assinale a opção incorreta quanto a avaliação de desempenho.

  • A.

    As diversas maneiras de se avaliar o desempenho de indivíduos no trabalho não incluem as medidas objetivas, como número de peças produzidas, número de faltas ao trabalho e quantidade de vendas no período, em organizações e trabalho.

  • B.

    Avaliações subjetivas são feitas geralmente por intermédio de escalas.

  • C.

    Escalas ancoradas em comportamentos são aquelas em que há descrições de comportamentos que ilustram vários pontos de uma escala numérica. Nesse caso, o avaliador deve assinalar o ponto da escala cuja descrição do comportamento mais se aproxime do desempenho da pessoa avaliada.

  • D.

    Na avaliação por listas de verificação, o avaliador precisa observar o comportamento do avaliado e assinalar quais dos desempenhos descritos no instrumento o avaliado apresentou, tal como descrito em cada item.

  • E.

    Escalas mistas ou de padrão misto oferecem ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em eficiência. Para cada comportamento, o avaliador deve indicar se o desempenho do avaliado é melhor que o descrito na definição compatível com ele ou pior que ele.

Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.

Um dos objetivos desse texto é

  • A.

    defender a flexibilização dos processos de trabalho.

  • B.

    demonstrar as contradições que perpassam as relações indivíduo-instituição.

  • C.

    estimular as instituições a buscarem a adaptação como alternativa para o desempenho eficaz no trabalho.

  • D.

    demonstrar que as pessoas devem se adaptar às instituições para não correrem o risco de serem excluídas.

A psicologia organizacional e do trabalho é uma ciência, pois produz conhecimento sobre fenômenos organizacionais a partir da aplicação do método científico. Além disso, esse campo do saber também é uma área de atuação profissional, que depende da pesquisa para apoiar suas práticas e intervenções em contextos organizacionais e de trabalho. A avaliação da efetividade das intervenções do psicólogo, para ser de qualidade, depende da aplicação do método científico. Para Borges-Andrade e Zanelli (2004), o processo de produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho envolve várias etapas: identificação dos problemas de pesquisa, formulação dos objetivos da pesquisa, escolha da(s) abordagem(ns) metodológica(s), busca de locais de pesquisa, definição de fontes e estruturas de coleta e análise de dados, e seleção de estratégias apropriadas de controle da pesquisa.

Acerca do tema do texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os problemas de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são oriundos de teorias ou de demandas ou observações feitas por profissionais.

  • B.

    Objetivos instrumentais de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são aqueles voltados para a construção e a validação de instrumentos ou procedimentos de pesquisa, que serão utilizados em outras pesquisas ou em intervenções em organizações e trabalho.

  • C.

    As abordagens metodológicas qualitativas podem fazer uso de medidas. Em alguns casos, utilizam-se medidas nominais e ordinais como instrumentos de coleta e análise de dados.

  • D.

    Considera-se a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas com respostas fechadas, testes e observações com registros sistemáticos uma forma estruturada de obtenção de dados.

  • E.

    Dados de arquivos eletrônicos construídos pela organização, antes da pesquisa, constituem uma fonte primária de dados de pesquisa.

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