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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
O texto oferece subsídios para compreender a importância da educação para a saúde no trabalho. As atividades que o psicólogo deve desenvolver para alcançar diretamente esse propósito incluem o(a)
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Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta
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Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
De acordo com o texto, destaca-se como causador de adoecimento no trabalho o(a)
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Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.
Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
O funcionário apresenta sintomas de estresse ocupacional que afetam sua saúde.
A situação vivenciada pelo funcionário e por seu superior caracteriza assédio moral na situação de trabalho.
O funcionário apresenta sintomas físicos e psicológicos que justificam tratamento multidisciplinar.
A análise funcional do caso está equivocada porque focaliza questões ambientais e não orgânicas, às quais se referem as queixas do paciente.
É adequado para o psicólogo, em termos técnicos e éticos, procurar o médico que encaminhou o paciente para discutir com ele aspectos médicos e psicológicos que favoreçam a tomada de decisões para o tratamento do paciente.
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Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
a compulsão pelo trabalho é uma doença ocupacional.
o desemprego gera mais doenças do que o emprego ruim.
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Assinale a opção correta no que concerne ao treinamento.
Um sistema instrucional em contextos organizacionais abrange três subsistemas: planejamento, execução e avaliação de treinamento.
Objetivos instrucionais são elementos fundamentais no desenho de situações de aprendizagem. Um objetivo instrucional é composto de condição, desempenho e critério.
Diz-se que uma avaliação de reação de um treinando foi favorável quando ele alcança objetivos instrucionais do treinamento.
Para Gagné, são quatro as categorias de capacidades humanas treináveis: habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.
Transferência de treinamento define-se como aplicação eficaz de novos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes no trabalho e como impacto do treinamento no desempenho organizacional.
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Julgue os itens a seguir, relativos à intervenção do psicólogo nos grupos existentes nas instituições.
I Entre as técnicas mais apropriadas para esse tipo de intervenção, destaca-se o grupo focal.
II A interpretação da fala dos participantes é uma técnica que deve ser usada para compreensão do discurso organizacional.
III O sigilo e a ética são fundamentais para se assegurar um bom rapport com o grupo.
IV A técnica da confrontação deve ser usada apenas em situações de conflito.
A quantidade de itens certos é igual a
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Assinale a opção incorreta quanto a avaliação de desempenho.
As diversas maneiras de se avaliar o desempenho de indivíduos no trabalho não incluem as medidas objetivas, como número de peças produzidas, número de faltas ao trabalho e quantidade de vendas no período, em organizações e trabalho.
Avaliações subjetivas são feitas geralmente por intermédio de escalas.
Escalas ancoradas em comportamentos são aquelas em que há descrições de comportamentos que ilustram vários pontos de uma escala numérica. Nesse caso, o avaliador deve assinalar o ponto da escala cuja descrição do comportamento mais se aproxime do desempenho da pessoa avaliada.
Na avaliação por listas de verificação, o avaliador precisa observar o comportamento do avaliado e assinalar quais dos desempenhos descritos no instrumento o avaliado apresentou, tal como descrito em cada item.
Escalas mistas ou de padrão misto oferecem ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em eficiência. Para cada comportamento, o avaliador deve indicar se o desempenho do avaliado é melhor que o descrito na definição compatível com ele ou pior que ele.
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defender a flexibilização dos processos de trabalho.
demonstrar as contradições que perpassam as relações indivíduo-instituição.
estimular as instituições a buscarem a adaptação como alternativa para o desempenho eficaz no trabalho.
demonstrar que as pessoas devem se adaptar às instituições para não correrem o risco de serem excluídas.
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A psicologia organizacional e do trabalho é uma ciência, pois produz conhecimento sobre fenômenos organizacionais a partir da aplicação do método científico. Além disso, esse campo do saber também é uma área de atuação profissional, que depende da pesquisa para apoiar suas práticas e intervenções em contextos organizacionais e de trabalho. A avaliação da efetividade das intervenções do psicólogo, para ser de qualidade, depende da aplicação do método científico. Para Borges-Andrade e Zanelli (2004), o processo de produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho envolve várias etapas: identificação dos problemas de pesquisa, formulação dos objetivos da pesquisa, escolha da(s) abordagem(ns) metodológica(s), busca de locais de pesquisa, definição de fontes e estruturas de coleta e análise de dados, e seleção de estratégias apropriadas de controle da pesquisa.
Acerca do tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Os problemas de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são oriundos de teorias ou de demandas ou observações feitas por profissionais.
Objetivos instrumentais de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são aqueles voltados para a construção e a validação de instrumentos ou procedimentos de pesquisa, que serão utilizados em outras pesquisas ou em intervenções em organizações e trabalho.
As abordagens metodológicas qualitativas podem fazer uso de medidas. Em alguns casos, utilizam-se medidas nominais e ordinais como instrumentos de coleta e análise de dados.
Considera-se a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas com respostas fechadas, testes e observações com registros sistemáticos uma forma estruturada de obtenção de dados.
Dados de arquivos eletrônicos construídos pela organização, antes da pesquisa, constituem uma fonte primária de dados de pesquisa.
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