Questões sobre Psicologia Organizacional

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Julgue os itens abaixo, relativos ao clima organizacional.

I A comunicação clara e objetiva é um dos fatores de clima positivo nas organizações.

II As relações de poder interferem nos modelos de gestão, que são considerados na literatura como um dos principais antecedentes do clima.

III O estilo de liderança autocrático é importante em determinadas situações, quando é positivo para o clima organizacional.

IV A pesquisa de clima organizacional pode permitir ações estratégicas voltadas para reorganização dos processos de trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Quanto aos incentivos ao emprego em mercado normal de trabalho, existe aquele que visa compensar as entidades empregadoras de pessoas deficientes, possibilitando seu acompanhamento e apoio no seu processo de integração socioprofissional, de adaptação ao processo produtivo da empresa e ao posto de trabalho. O subsídio é calculado com base nas despesas realizadas pela entidade empregadora com as ações compreendidas no investimento em pessoas com deficiência, incluindo nesse cálculo as remunerações do pessoal destacado para apoio. Esses incentivos constituem o subsídio de

  • A.

    compensação.

  • B.

    acolhimento personalizado.

  • C.

    eliminação de barreiras arquitetônicas.

  • D.

    adaptação de postos de trabalho.

O Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Hackman e Oldhan afirma que as dimensões do cargo são determinantes para a QVT devido ao fato de oferecerem recompensas intrínsecas que produzem satisfação no cargo. Assinale a alternativa que não corresponde a uma dimensão do cargo:

  • A.

    Variedade de habilidades

  • B.

    Identidade da tarefa

  • C.

    Autonomia

  • D.

    Constitucionalismo

  • E.

    Significado do trabalho

Quanto ao conceito de cultura descrito no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A cultura representa um conjunto de comportamentos visíveis e invisíveis.

  • B.

    A realização profissional é determinada pela cultura organizacional.

  • C. A relação entre cultura e saúde é direta.
  • D.

    É possível mudar o ambiente, mas não os pressupostos da cultura.

As medidas ativas de apoio à integração profissional das pessoas com deficiência incluem

  • A.

    informação, avaliação e orientação profissional, proporcionando a tomada de decisões vocacionais adequadas. Sempre que, para o desempenho da atividade em determinado posto de trabalho, o candidato não tenha a preparação profissional mínima exigida, haverá lugar a um período de estágio não remunerado.

  • B.

    formação profissional, dotando de conhecimentos e capacidades necessários à obtenção de uma qualificação profissional que permita alcançar e manter um emprego e progredir profissionalmente no mercado normal de trabalho, as pessoas deficientes que revelem capacidade suficiente de interpretação e execução das normas exigidas no trabalho.

  • C.

    readaptação ao trabalho, proporcionando condições e processos de adaptação e compensação das suas limitações funcionais que possibilitem um mais fácil desempenho de tarefas a partir do aproveitamento da sua experiência profissional, às pessoas que tenham adquirido deficiência durante a sua vida profissional.

  • D.

    incentivos ao emprego em mercado normal de trabalho, compensando as entidades empregadoras do menor rendimento que as pessoas com deficiência possam apresentar durante o seu processo de adaptação ou readaptação ao trabalho em relação à média dos outros trabalhadores para a mesma categoria, percebendo uma remuneração inferior àquela auferida pelo trabalhador com capacidade normal.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é construída a partir da percepção pelo funcionário de vários fatores. Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que não corresponde a um desses fatores:

  • A.

    A satisfação com o trabalho executado.

  • B.

    O ambiente físico do trabalho

  • C.

    O salário e os benefícios recebidos.

  • D.

    O ambiente psicológico do trabalho.

  • E.

    Não participação nas decisões da organização

Considerando o texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A cultura é reflexo de um modo perverso de produção.

  • B.

    A cultura é uma expressão de significados compartilhados.

  • C.

    A cultura é garantia de melhora no desempenho no trabalho.

  • D.

    O trabalhador constrói sua identidade com base nos padrões simbólicos da cultura.

As atividades de prevenção secundária voltadas para diminuir ou impedir a ocorrência de incapacidades e desvantagens às pessoas com deficiências, não incluem a

  • A.

    eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanas, garantindo acessibilidade nos transportes, nas ruas, no uso de equipamentos públicos, entre outros.

  • B.

    promoção do acesso ao trabalho, às instituições de ensino, saúde, lazer e cultura.

  • C.

    promoção de medidas junto à comunidade que visem à adoção de atitudes não discriminatórias em relação às pessoas com deficiências.

  • D.

    promoção de políticas de seguridade social, organização sindical e redução dos ritmos de produtividade impostos aos trabalhadores com deficiências.

São características do novo paradigma que tem gerado mudanças significativas no mundo do trabalho todas as opções abaixo com exceção de:

  • A.

    O trabalho como algo que traz satisfação e bem–estar para o indivíduo e não somente recompensas financeiras.

  • B.

    Cooperação

  • C.

    Visão sistêmica dos processos organizacionais.

  • D.

    Ausência de preocupação com questões que possam afetar o meio ambiente.

  • E.

    Respeito ao direito dos consumidores.

Acerca dos planos de carreira e de sucessão, assinale a opção correta.

  • A.

    Planos de carreira, no sentido de garantia de promoções ao longo do tempo, com base no desenvolvimento técnico do profissional, hoje em dia, são os mais praticados pelas empresas que investem em seu capital intelectual.

  • B.

    Geralmente, a filosofia de gestão da empresa é conseqüência do estilo pessoal do seu principal executivo. Qualquer iniciativa na área de recursos humanos, no que diz respeito ao plano de sucessão, só prosperará se tiver a participação e aprovação irrestrita desse principal executivo.

  • C.

    O plano de sucessão é o antigo plano de carreira, em que o foco da atenção não é o futuro de cada profissional e, sim, o futuro da organização. O plano de sucessão pode ser considerado o verdadeiro planejamento estratégico de recursos humanos.

  • D.

    Com um plano de sucessão, a empresa oferece oportunidades para as pessoas conforme os talentos especiais de cada uma. Cada cargo na empresa é ocupado por um profissional que tenha talento e competência, mesmo que potencial, para se sair bem na execução das tarefas e responsabilidades do cargo, respeitando a área de origem de cada um.

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