Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em uma negociação entre companhias telefônicas, uma comissão de empresas de serviço público e grupos de consumidores sobre o preço das ligações interestaduais, todas as partes concordam que o serviço telefônico universal deve ser mantido. Esse acordo tornou-se a base para um item da agenda em que os negociadores discutiriam como o serviço universal poderia ser financiado. Esse é um exemplo de abordagem para o desenvolvimento de uma agenda de negociações, denominada

  • A. agenda simples.
  • B. ordenação por importância.
  • C. alternância das questões.
  • D. agenda baseada em princípios.
  • E. agenda independente.

A Teoria Cognitivista, ao estudar os grupos, enfatiza a importância de compreender como os indivíduos

  • A. acionam os mecanismos de defesa nas relações com o grupo e desenvolvem os processos de identificação e de regressão.
  • B. se comportam como consequência de seu espaço vital ou campo psicológico e acionam os outros membros do grupo.
  • C. recebem e integram as informações sobre o mundo social e como essa informação influi em seu comportamento.
  • D. compartilham suas experiências pessoais subjetivas e como se relacionam diante de conflitos grupais.
  • E. acionam uma rede de atração pessoal e como essa rede influi na formação e extinção dos grupos.

A empresa X criou uma equipe composta por funcionários das áreas de produção, planejamento, qualidade, ferramentaria, engenharia de projeto e sistemas de informação para automatizar o programa Y da empresa. Esse é um exemplo que ilustra o conceito de equipe

  • A. multifuncional.
  • B. virtual.
  • C. autogerenciada.
  • D. flexível.
  • E. estrutural.

Viés in-group refere-se ao processo pelo qual membros de um grupo

  • A. reforçam e valorizam o desempenho destacado, excluídos do grupo membros com desempenho visto como mediano.
  • B. favorecem ou tratam membros de outro grupo com preferência sobre seu próprio grupo.
  • C. criam e reforçam comportamentos comuns a todos os membros do grupo, discriminando os membros que não agem em consonância com as regras.
  • D. estimulam a individualidade de cada membro do grupo, valorizando a diversidade entre seus membros.
  • E. favorecem ou tratam membros de seu próprio grupo com preferência sobre os outros.

Ram Charan define seis passagens na carreira profissional ou no pipeline de liderança. Cada passagem requer mudanças que envolvem grande alteração nos requisitos do cargo, e que, segundo o autor, demandam novas

  • A. visões, posturas e comportamentos.
  • B. habilidades, aplicações de tempo e valores profissionais.
  • C. atitudes, conhecimentos e posições.
  • D. abordagens, experiências e aquisições.
  • E. atuações, estratégias e estilos.

A teoria da contigência de Fiedler afirma que a liderança é uma função da

  • A. equipe e da relação de poder.
  • B. organização e do cargo.
  • C. direção e do liderado.
  • D. interação humana e da função.
  • E. pessoa e da situação.

Yukl (1989) ressaltou os três meios pelos quais o poder político é alcançado e mantido dentro da organização que são:

  • A. aplicação de recompensas, legitimidade do cargo e coerção pela autoridade (autoritarismo).
  • B. possibilidade de punição, status do cargo e conhecimento aplicado (competência).
  • C. obtenção de controle sobre os processos decisórios, formação de coalizões e coopção pela oposição (cooptação).
  • D. troca de favores, aceitação do líder pelos subordinados e alçada de decisão determinada pela organização (controle).
  • E. capacidade de criar uma visão comum, nível do cargo ocupado e domínio das informações (conhecimento).

De acordo com Mischkinde Meltzeri Sirota (2005), são três os fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo:

  • A. comunicação, altos salários e estrutura funcional.
  • B. equidade, realização e companherismo.
  • C. objetividade, direção e competência.
  • D. segurança, políticas e desenvolvimento.
  • E. carreira, tomada de decisão e planejamento.

Peter Senge (1990) propõe cinco disciplinas de aprendizagem nas organizações:

  • A. domínio do mercado, pensamento lateral, aprendizagem prática, modelos emocionais e processamento de informações.
  • B. vivência racional, relato de experiências, processamento, generalização da aprendizagem e aplicação prática.
  • C. desenvolvimento de novas competências, aquisição de novos insights, visão horizontal, prática de habilidades e avaliação de resultados.
  • D. domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem de equipes e pensamento sistêmico.
  • E. aprendizagem afetiva, modelos de relacionamento, visão sistêmica, modelo empreendedor e renovação.

Um planejamento de pesquisa “Tipo Survey” utiliza

  • A. uma série de questões compiladas para estudar uma ou mais variáveis de interesse.
  • B. uma ou mais variáveis independentes e uma ou mais variáveis dependentes.
  • C. a observação dos funcionários em seu ambiente organizacional.
  • D. a observação do comportamento e o registro das observações de forma narrativa.
  • E. repetidas observações de uma variável em um mesmo sujeito.
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