Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As recompensas organizacionais são oferecidas para reforçar atividades que produzam

  • A. diminuição dos custos fixos com remuneração; incentivo à criação de equipes multidisciplinares de alto desempenho e elaboração de planos de desenvolvimentos individuais e grupais com foco na maximização de resultados financeiros.
  • B. incentivo da concorrência saudável entre membros de uma mesma equipe; aumento da produtividade com baixo custo operacional; e elevação da participação dos indivíduos nos programas de sugestões e de qualidade total.
  • C. aumento dos ganhos financeiros dos funcionários com a aquisição de ações da empresa e pagamento de bônus; elevação da responsabilidade dos gestores no treinamento e desenvolvimento de suas equipes de trabalho; e garantia do ambiente de trabalho focado nas necessidades individuais de crescimento.
  • D. aumento da consciência e responsabilidade do indivíduo e da equipe dentro da organização; ampliação da interdependência do indivíduo para com a equipe e da equipe para com toda a organização; e incentivo das ações que agregam valor à organização, ao cliente e às próprias pessoas.
  • E. diminuição de comportamentos considerados não desejáveis pela organização; garantia do cumprimento das políticas, procedimentos e boas práticas adotadas pelo mercado concorrente e fortalecimento da imagem da empresa junto aos seus funcionários, clientes e fornecedores.

A Teoria da Psicodinâmica do Trabalho coloca que, na relação com a organização do trabalho, para preservar a saúde mental e aliviar o sofrimento, o homem lança mão de estratégias defensivas. Essas estratégias envolvem as defesas

  • A. pulsionais e intelectuais.
  • B. intrínsecas e básicas.
  • C. físicas e emocionais.
  • D. extrínsecas e subjetivas.
  • E. coletivas e individuais.

Para Christophe Dejours (1994), em termos econômicos, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza, o que corresponde a uma

  • A. diminuição da excitação cerebral.
  • B. elevação da carga psíquica do trabalho.
  • C. diminuição da carga psíquica do trabalho.
  • D. elevação da excitação cerebral.
  • E. alteração na utilização do córtex pré-frontal.

Para Daniel Goleman (2012), na preocupação empática eu

  • A. entendo minhas emoções e posso identificar no outro emoções e reações semelhantes.
  • B. sinto como o outro e tenho capacidade para perceber como o outro se sente.
  • C. sei como o outro vê as coisas e posso entender sua perspectiva de pensamento.
  • D. sinto que o outro precisa de alguma ajuda e, espontaneamente, estou pronto a prestá-la.
  • E. sei expressar meus pensamentos e entender como o outro os percebe e reage a eles.

Você pode dizer a si mesmo:

− Ora José, vamos, coragem. Vá conversar com aquela menina.

− Mas será, José, que ela vai concordar?

− Não sei, mas, só de pensar, dá-me um friozinho na barriga.

− Ora, deixe de fitas...

− Acha você que é fita?

O texto acima é exemplo de

  • A. comportamento espontâneo de avaliação do outro.
  • B. estado do EU − criança.
  • C. comunicação intrapessoal.
  • D. avaliação incoerente da realidade.
  • E. forma de adaptação infantil.

Um projeto ergonômico de uma empresa deve levar em conta parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho

  • A. aos processos de prevenção de doenças infectocontagiosas.
  • B. aos programas de medicina do trabalho.
  • C. às necessidades sociais dos trabalhadores.
  • D. aos programas motivacionais implantados.
  • E. às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Enquanto a teoria do equilíbrio lida com a relação entre três cognições, a teoria da dissonância trata da coerência entre dois ou mais elementos. A dissonância comumente ocorre depois de uma decisão ou quando alguém atua de maneira

  • A. coerente com suas crenças.
  • B. incoerente com suas crenças.
  • C. coerente com suas atitudes.
  • D. inconsistente com sua emoção.
  • E. irracional para com o ambiente.

A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais este se depara. Essa síndrome de adaptação manifesta-se em três fases: na

  • A. reação de alarme diante de um agente agressor, na resistência e na exaustão.
  • B. sensação de desconforto, na apatia e na depressão
  • C. apatia, na reação de agressividade inexplicável e na fuga.
  • D. afasia, na perda de apetite e na persecutoriedade.
  • E. agressividade, no comportamento compulsivo e no estresse social.

Ao definir inclusão, Will Schutz (1994) diz que se trata de uma necessidade interpessoal de estabelecer e manter relacionamento satisfatório com as pessoas, tendo em vista sua

  • A. interação e associação.
  • B. motivação e relação.
  • C. maturidade emocional e conhecimento técnico.
  • D. posição social e status no grupo.
  • E. aceitação e reconhecimento intragrupal.

As técnicas de simulação procuram passar do tratamento individual e isolado para o tratamento em grupos, e do método, exclusivamente, verbal ou de execução para

  • A. a aplicação das competências técnicas.
  • B. a análise do desempenho individual.
  • C. a ação social.
  • D. o prognóstico de sucesso na apresentação dos resultados exigidos pela função.
  • E. a aceitação dos modelos de trabalhos presentes.
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