Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um psicólogo do TRT da 2a Região foi solicitado a elaborar um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Era necessário apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estivessem interferindo na decisão. Tratava-se, portanto, de uma resposta a uma consulta na área de sua competência. Destacando os aspectos relevantes e opinando a respeito, e considerando os quesitos apontados, o psicólogo, com fundamento em referencial teórico e científico, e respeitando os critérios existentes no Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP no 0007/2003, elaborou um documento composto por 4 (quatro) itens − 1. Identificação; 2. Exposição de motivos; 3. Análise; 4. Conclusão −, denominado

  • A. Relatório psicológico.
  • B. Atestado psicológico.
  • C. Laudo psicológico.
  • D. Parecer psicológico.
  • E. Declaração psicológica.

A Terapia Interpessoal é uma forma de psicoterapia limitada no tempo (breve), foi inicialmente desenvolvida para tratar a fase aguda da depressão unipolar não-psicótica e está estruturada em três fases: inicial, intermediária e final. A fase intermediária é composta por

  • A. 7 a 15 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos passados relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com experiências dolorosas e/ou traumáticas vivenciadas com as figuras significativas da infância.
  • B. 10 a 12 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos atuais relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com o humor atual do paciente.
  • C. 3 a 5 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos futuros relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as ansiedades vividas pelo paciente relacionadas com suas metas futuras.
  • D. 8 a 20 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos traumáticos relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as emoções a eles associados.
  • E. 6 a 18 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos relevantes vivenciados anteriormente e relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com os sintomas depressivos passados do paciente.

A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos, e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças

  • A. distorcidas e substitui-los por outros mais críticos.
  • B. funcionais e substitui-los por outros mais adaptativos.
  • C. imediatistas e substitui-los por outros mais simbólicos.
  • D. concretas e substitui-los por outros mais fantasistas.
  • E. disfuncionais e substitui-los por outros mais realistas.

Para estudar o crescimento e as mudanças que ocorrem ao longo da vida, os psicólogos do desenvolvimento empregam alguns métodos de pesquisa. Há pesquisadores que examinam as mudanças no desenvolvimento observando ou realizando, ao mesmo tempo, testes com pessoas de diferentes faixas etárias, por exemplo. Podem estudar o desenvolvimento do pensamento lógico por meio da realização de testes com um grupo formado por crianças de 6 anos de idade, outro formado por crianças de 9 anos e um terceiro grupo de crianças de 12 anos, e assim buscar diferenças entre os grupos etários. Trata-se de um estudo

  • A. transversal.
  • B. longitudinal.
  • C. biográfico.
  • D. diagonal.
  • E. múltiplo.

As afirmações “Não consigo imaginar que espécie de vida será a minha em dez anos” e “Não espero conseguir o que realmente quero” estão incluídas nas Escalas Beck, no questionário

  • A. do Inventário de Ansiedade Beck − BAI.
  • B. do Inventário de Depressão Beck − BDI.
  • C. da Escala de Desesperança Beck − BHS.
  • D. da Escala de Ideação Suicida Beck − BSI.
  • E. do Inventário de Interesses Beck − IIB.

Segundo o Manual do Teste de Apercepção Temática − TAT, de Henry A. Murray, para o psicólogo trabalhar com o conteúdo das histórias, é recomendado o método de analisar cada evento sucessivo em relação à força ou às forças provenientes do herói; e à força ou às forças provenientes do meio, sendo a força daí originária denominada

  • A. impulsão.
  • B. pressão.
  • C. pressão.
  • D. pulsão.
  • E. liberação.

A psicanálise humanista de Erich Fromm afirma que a separação entre a humanidade e o seu mundo natural produziu sentimentos de solidão e isolamento, uma condição chamada

  • A. paranoia social.
  • B. distenção social.
  • C. neurose moderna.
  • D. excitação social.
  • E. ansiedade básica.

Conforme a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Hipomania (F30.0) é um grau mais leve de mania (F30.1), na qual as anormalidades do humor e do comportamento são por demais persistentes e marcantes para serem incluídas sob

  • A. hipermania (F35.0), e são acompanhadas por alucinações somente.
  • B. mania (F36.1), e são acompanhadas por delírios somente.
  • C. ciclotimia (F34.0), mas não são acompanhadas por alucinações ou delírios.
  • D. transtorno bipolar (F32.1), mas não são acompanhadas por embotamento afetivo.
  • E. episódio depressivo atual (F33.0), e são acompanhadas por embotamento afetivo.

A pessoa pode ampliar o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades sem mudar de cargo ou posição na empresa. Esse processo denomina-se ampliação

  • A. do espaço ocupacional.
  • B. da delegação.
  • C. da influência.
  • D. do poder de posição.
  • E. da posição informal.

A fim de realizar a mudança na prática da mediação de uma orientação de resolução de problema para uma abordagem transformacional, é preciso uma nova compreensão da comunicação, frequentemente, chamada de perspectiva

  • A. da mensagem intermitente.
  • B. do construcionismo social.
  • C. da comunição analítica.
  • D. do enfoque psicanalítico.
  • E. do mediador-partes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...