Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A teoria motivacional do estabelecimento de metas, descrita por Edwin Locke e Gary Latham, propõe que metas específicas e desafiadoras aumentam a motivação e o desempenho, porém é necessário que sejam aceitas pelos

  • A. superiores para que possam atuar com feedback específico e justo quando da aplicação do sistema de gerenciamento de desempenhos.
  • B. subordinados e que eles recebam feedback para indicar seu progresso em direção à realização.
  • C. sindicatos dos empregados e dos patrões, uma vez que novas metas de trabalho significam a necessidade da realização de novos acordos de trabalho.
  • D. diversos stakeholders visando minimizar possíveis distorções que possam ocorrer durante o período em que as metas serão realizadas.
  • E. diversos escalões organizacionais por meio de consenso, como forma de diminuir efeitos de favoritismo.

A teoria da expectativa é baseada no relacionamento entre o esforço (E) e o desempenho (D) do indivíduo e o desejo pelos resultados (R) associados com o alto desempenho. A expectativa D → R consiste em determinar se o desempenho

  • A. conquistado gerará um resultado positivo para a equipe.
  • B. aplicado resultará em um reforço neutro.
  • C. praticado resultará em um reforço negativo.
  • D. alcançado resultará em um empenho classificado como de alta performance.
  • E. bem-sucedido levará ao resultado desejado.

A teoria de motivação da equidade propõe que as pessoas são motivadas a buscar equidade

  • A. motivacional para com o cumprimento de todas as suas necessidades primárias.
  • B. relacional nas transações emocionais que esperam obter dos outros.
  • C. funcional nas transações do trabalho em troca de remuneração justa.
  • D. social nas recompensas que esperam pelo desempenho.
  • E. laboral para com o cumprimento de necessidades básicas.

Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá-la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de

  • A. crescimento.
  • B. satisfação.
  • C. automotivação.
  • D. realização.
  • E. superação.

A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas

  • A. intergrupais.
  • B. das pessoas.
  • C. transacionais.
  • D. mercadológicas.
  • E. das tarefas.

A extensão na qual a capacidade e a personalidade da pessoa combinam com as exigências da função é chamada de ajuste

  • A. tipo psicológico − trabalho.
  • B. cargo − processo.
  • C. pessoa − função.
  • D. competência − operação.
  • E. recursos − condição.

O indicador de tipo Myers-Briggs (MBTI − Myers Briggs Type Indicator) mede as preferências pessoais por introversão versus extroversão, sensação versus intuição, pensamento versus sentimento e julgamento versus percepção. As várias combinações dessas quatro preferências resultam em

  • A. 18 tipos únicos de personalidade.
  • B. 16 tipos únicos de personalidade.
  • C. 24 tipos únicos de personalidade.
  • D. 22 tipos únicos de personalidade.
  • E. 20 tipos únicos de personalidade.

As redes de comunicação, as redes de aprendizagem no trabalho, as estruturas para intercâmbio da experiência e as comunidades de aprendizagem, são exemplos da vertente teórica da Gestão do Conhecimento que dá ênfase nas

  • A. tecnologias.
  • B. pessoas.
  • C. estruturas.
  • D. espirais do conhecimento.
  • E. informações.

No âmbito da teoria desenvolvida por Vygotsky, o conceito de internalização postula que todos os processos intrapsíquicos, isto é, todas as formas de funcionamento cognitivo no indivíduo são construídos por meio de

  • A. teste de aprendizagem.
  • B. mecanismos de estímulo-resposta.
  • C. transferência paradigmática
  • D. processos interpsíquicos.
  • E. quatro níveis estruturais.

A relação entre coesão e produtividade de um grupo depende

  • A. do tamanho e proximidade física dos membros do grupo.
  • B. das recompensas individuais oferecidas pela empresa.
  • C. do status conquistado por cada um dos membros do grupo.
  • D. da distribuição de papéis determinada pela empresa.
  • E. das normas de desempenho estabelecidas pelo grupo.
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