Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em uma organização, um gestor solicitou ao psicólogo do Setor de Recursos Humanos, que averiguasse o que ocorria com seu colaborador, que vinha apresentando comprometimento no funcionamento ocupacional e social na empresa. Ao entrevistar o colaborador, que descreveu estar com uma sensação de “barato”, o psicólogo identificou nele a presença dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, hiperatividade, hipervigilância, loquacidade, inquietação e julgamento prejudicado. O colaborador apresentava ainda sudorese e agitação e mencionou estar com taquicardia. O psicólogo consultou o DSM-IV e concluiu que o colaborador apresentava vários dos sintomas que sugeriam que ele se encontrava em um quadro de intoxicação com

  • A. álcool.
  • B. cafeína.
  • C. cocaína.
  • D. alucinógenos.
  • E. opioides.

As intervenções e os programas preventivos direcionados à Síndrome de Burnout procuram enfocar 3 níveis: programas centrados na resposta do indivíduo; no contexto ocupacional; na interação do contexto ocupacional e o indivíduo. Neste último nível modificam-se as condições ocupacionais, a percepção do trabalhador e a forma de enfrentamento diante da situação de estresse ocupacional, em uma ação

  • A. panorâmica.
  • B. parcial.
  • C. alternada.
  • D. multiplicada.
  • E. integrada.

O trabalho pode ameaçar o bem-estar do trabalhador, gerando uma resposta ao estresse ocupacional crônico, denominada burnout, quadro que inclui exaustão − sensação de esgotamento

  • A. tanto físico como mental.
  • B. somente emocional.
  • C. somente físico.
  • D. especificamente em relação às tarefas encaminhadas por seu gestor.
  • E. no ambiente do lar, dada a sensação do indivíduo de que empreendeu todas as energias no trabalho.

Trata-se de modelo que foi inicialmente denominado de job strain (tensão do trabalho), que concebe o stress do trabalho como as respostas físicas e emocionais prejudiciais que ocorrem quando as exigências do trabalho não estão em equilíbrio com as capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Haveria, então, um “desencontro” entre as condições de trabalho e os trabalhadores individuais. Estes dois eixos sobre os quais repousa o modelo desenvolvido por

  • A. Robert Karasek foram assim denominados: exigência- controle (demand-control).
  • B. Cary Cooper foram assim denominados: satisfaçãoinsatisfação (satisfaction-dissatisfaction).
  • C. Lynn Eaker foram assim denominados: motivaçãofrustração (motivation-frustration).
  • D. Lazarus foram assim denominados: calma-agitação (calm-disturbance).
  • E. Folkman foram assim denominados: sucesso-fracasso (success-failure).

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com

  • A. tudo aquilo que os gestores entendem que é preciso para o exercício das funções dos seus colaboradores sem estressores.
  • B. o plano de carreira estabelecido pelo colaborador e suas capacitações.
  • C. as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
  • D. os bons atributos e competências dos colaboradores e não com suas limitações.
  • E. o que necessitam os empresários para eliminar limitações comportamentais de seus colaboradores.

O estudo do comportamento organizacional que trata da comunicação, liderança, tomada de decisão, estresse, conflito, negociação e poder, está situado no nível da

  • A. microperspectiva.
  • B. perspectiva intermediária.
  • C. macroperspectiva.
  • D. perspectiva individual.
  • E. perspectiva antropológica.

A abordagem que busca identificar as qualidades únicas e os pontos fortes de uma organização, que podem servir de ponto de partida para a melhoria do desempenho, denomina-se

  • A. consultoria de conteúdo.
  • B. desenvolvimento intergrupal.
  • C. consultoria de processo.
  • D. investigação apreciativa.
  • E. levantamento de feedback.

Na aplicação do Método de Rorschach, se por acaso, na fase de associação, o examinando não der resposta alguma a uma determinada prancha ou a mais de uma, devese

  • A. sugerir três respostas, para que o examinando escolha aquela que lhe convier.
  • B. estimular o examinando para que diga o que vê.
  • C. perguntar ao examinando se ele se sentiria melhor se a aplicação, do teste, fosse interrompida.
  • D. passar para a seguinte, sem insistir.
  • E. passar para a fase de inquérito, visando assim atestar a dificuldade encontrada pelo examinando.

A vinculação dos resultados da avaliação de desempenho a incentivos de curto prazo, tais como, remuneração flexível ou sistemas de incentivo, representa a tendência para relacioná-la com a noção de

  • A. competência.
  • B. expectância.
  • C. autoavaliação.
  • D. habilidades.
  • E. integração.

As provas aplicadas em processos de seleção que constam de testes de alternativas simples ou de múltipla escolha são classificadas como provas

  • A. simples.
  • B. diretivas.
  • C. objetivas.
  • D. de baixa complexidade.
  • E. mistas.
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