Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Tendo como base o Código de Ética Profissional do Psicólogo e seus princípios fundamentais, estão previstos elementos que são de aplicação no tocante à atuação com o idoso. São eles:

  • A.

    avaliação de situações de risco, promoção da saúde coletiva e engajamento para a erradicação da pobreza.

  • B.

    atuação em serviços psicossociais e médicos de cunho assistencialista e contribuição para a erradicação da violência sexual.

  • C.

    promoção de debates para o fim do trabalho escravo e redução da taxa de mortalidade infanto-juvenil.

  • D.

    promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

  • E.

    promoção da saúde física e mental de indivíduos e formação de grupos de pesquisa que visem à erradicação do analfabetismo de idosos.

Uma medida muito utilizada para aferir a eficácia do processo seletivo é o quociente de seleção (QS). À medida que o QS diminui,

  • A.

    reduz-se o turn-over.

  • B.

    aumenta a eficiência do processo seletivo.

  • C.

    diminui a eficácia do processo seletivo.

  • D.

    verifica-se a validade dos testes de personalidade utilizados.

  • E.

    verifica-se a qualidade das provas aplicadas.

Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo

  • A.

    entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.

  • B.

    possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.

  • C.

    criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.

  • D.

    evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.

  • E.

    atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.

Em uma negociação há cinco opções gerais de estratégia: competição, evitação, acomodação, compromisso negociado e negociação baseada nos interesses. No compromisso negociado

  • A.

    nenhuma das partes importa-se com a disputa.

  • B.

    os interesses das partes não estão relacionados.

  • C.

    uma das partes não é cooperativa e não está disposta a negociar.

  • D.

    todas as partes desistem de alguns de seus objetivos para atingir outros.

  • E.

    todas as partes sentem que suas necessidades e interesses foram satisfeitos.

O CFP − Conselho Federal de Psicologia considerará falta ética do psicólogo:

  • A.

    informar os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário, considerando a Resolução Nº 002/2004.

  • B.

    a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de pesquisa, considerando a Resolução Nº 002/2003.

  • C.

    estabelecer acordos de prestação de serviços conforme os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia, considerando a Resolução Nº 003/2001.

  • D.

    fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, considerando a Resolução Nº 010/2008.

  • E.

    orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho, considerando a Resolução Nº 008/2006.

Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge

  • A.

    da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.

  • B.

    de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.

  • C.

    em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.

  • D.

    como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.

  • E.

    em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.

Os conflitos emergentes são disputas

  • A.

    em que as partes não são identificadas e ainda existe um esforço para explorar o problema.

  • B.

    onde forças implícitas não foram reveladas e não se chegou a um conflito extremamente polarizado, as partes ainda não se envolveram em uma negociação.

  • C.

    onde as partes não têm consciência da seriedade da discórdia ocorrida e não estão mobilizadas para iniciar um confronto.

  • D.

    em que as partes estão envolvidas em uma disputa ativa e contínua e na negociação ocorreu um impasse.

  • E.

    em que as partes são identificadas, a disputa é reconhecida e muitas questões estão claras, entretanto, não ocorreu uma negociação cooperativa viável ou um processo de resolução de problemas.

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 1º, item d), é dever fundamental do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de

  • A.

    calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.

  • B.

    greve em indústrias e empresas públicas, voluntariamente.

  • C.

    pobreza em praças públicas, oferecendo apoio a ONGs, nestes casos.

  • D.

    dificuldade de aprendizagem em instituições de ensino públicas.

  • E.

    necessidade de acompanhamento de projetos sociais na rede pública.

O conflito disfuncional é aquele que

  • A.

    interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.

  • B.

    causa prejuízos à imagem pública da organização.

  • C.

    dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.

  • D.

    incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.

  • E.

    promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.

A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada

  • A.

    mediação.

  • B.

    resolução.

  • C.

    contenda.

  • D.

    arbitragem.

  • E.

    conciliação.

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