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Tendo como base o Código de Ética Profissional do Psicólogo e seus princípios fundamentais, estão previstos elementos que são de aplicação no tocante à atuação com o idoso. São eles:
avaliação de situações de risco, promoção da saúde coletiva e engajamento para a erradicação da pobreza.
atuação em serviços psicossociais e médicos de cunho assistencialista e contribuição para a erradicação da violência sexual.
promoção de debates para o fim do trabalho escravo e redução da taxa de mortalidade infanto-juvenil.
promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
promoção da saúde física e mental de indivíduos e formação de grupos de pesquisa que visem à erradicação do analfabetismo de idosos.
Uma medida muito utilizada para aferir a eficácia do processo seletivo é o quociente de seleção (QS). À medida que o QS diminui,
reduz-se o turn-over.
aumenta a eficiência do processo seletivo.
diminui a eficácia do processo seletivo.
verifica-se a validade dos testes de personalidade utilizados.
verifica-se a qualidade das provas aplicadas.
Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo
entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.
possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.
criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.
evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.
atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.
Em uma negociação há cinco opções gerais de estratégia: competição, evitação, acomodação, compromisso negociado e negociação baseada nos interesses. No compromisso negociado
nenhuma das partes importa-se com a disputa.
os interesses das partes não estão relacionados.
uma das partes não é cooperativa e não está disposta a negociar.
todas as partes desistem de alguns de seus objetivos para atingir outros.
todas as partes sentem que suas necessidades e interesses foram satisfeitos.
O CFP − Conselho Federal de Psicologia considerará falta ética do psicólogo:
informar os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário, considerando a Resolução Nº 002/2004.
a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de pesquisa, considerando a Resolução Nº 002/2003.
estabelecer acordos de prestação de serviços conforme os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia, considerando a Resolução Nº 003/2001.
fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, considerando a Resolução Nº 010/2008.
orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho, considerando a Resolução Nº 008/2006.
Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge
da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.
de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.
em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.
como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.
em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.
Os conflitos emergentes são disputas
em que as partes não são identificadas e ainda existe um esforço para explorar o problema.
onde forças implícitas não foram reveladas e não se chegou a um conflito extremamente polarizado, as partes ainda não se envolveram em uma negociação.
onde as partes não têm consciência da seriedade da discórdia ocorrida e não estão mobilizadas para iniciar um confronto.
em que as partes estão envolvidas em uma disputa ativa e contínua e na negociação ocorreu um impasse.
em que as partes são identificadas, a disputa é reconhecida e muitas questões estão claras, entretanto, não ocorreu uma negociação cooperativa viável ou um processo de resolução de problemas.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 1º, item d), é dever fundamental do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de
calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.
greve em indústrias e empresas públicas, voluntariamente.
pobreza em praças públicas, oferecendo apoio a ONGs, nestes casos.
dificuldade de aprendizagem em instituições de ensino públicas.
necessidade de acompanhamento de projetos sociais na rede pública.
O conflito disfuncional é aquele que
interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.
causa prejuízos à imagem pública da organização.
dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.
incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.
promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.
A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada
mediação.
resolução.
contenda.
arbitragem.
conciliação.
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